Seguimento Litoral Norte - Outubro 2009



Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Penico?! Não...talvez aí por Guimarães, porque aqui foi absolutamente normal.

Parou agora mesmo mais um aguaceiro que me acrescentou 5 mm de precipitação ao total do dia - 19,5 mm

21.05h: mais 4 mm de precipitação em mais um aguaceiro.
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Queria prestar aqui um testemunho que neste Evento, meia dúzia de quilómetros fazem toda a diferença:).

Saí do meu trabalho, em Rio Tinto, mais tarde do que o normal, por volta das 20 horas. Até essa hora, a tarde tinha sido calma, sem nada de especial a relatar.

Eis que se levanta um temporal, vento forte e chuva diluviana, em questão de minutos as ruas pareciam rios.

O fenómeno acompanhou-me, com maior ou menor intensidade, até cerca do Estádio do Dragão, na VCI.

Para minha surpresa, esta encontrava-se apenas ligeiramente molhada e quando cinco minutos mais tarde cheguei à zona da Boavista/Aviz, constatei que nem uma gota de chuva tinha por aí caído, o pavimento encontrava-se completamente seco:shocking:.

Em resumo, numa distância de dez quilómetros, passei de uma zona de tempestade para uma zona de tranquilidade atmosférica.

Por vezes duvidamos de testemunhos que relatam eventos tormentosos, enquanto outros afirmam nada se ter passado nas proximidades:huh:.

Hoje posso afirmar que acredito plenamente nessa realidade, tive a prova pessoal desse facto.

No fundo, a uma escala maior, terá sido o que aconteceu noutros pontos do país, fenómenos extremos muito localizados, de curta duração e eventualmente perigosos, coexistem com outras áreas de relativa calma.

Quem conseguirá prever este tipo de situações? Penso que ninguém, por isso se tornam tão perigosas:mad:.
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Boa noite

Volta a chover forte:D, com esta é que já não contava.
Mais 4.6mm a juntar ao restante, num espaço de 10 minutos.

Temp. actual: 19.3ºC
Precipitação total desde as 00h: 36.7 mm
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Boa noite...

Tal como o Veterano referiu este evento foi extremamente diferente de local para local. Onde choveu parece que o fez com violência noutros foi a calmia total. A diferença entre Braga e Guimarães também foi notória onde nesta última cidade houve registo de inundações.

Entretanto por Braga apesar do tempo algo revolto, com chuva e algum vento mas nada que se compare com o que sucedeu por esse país fora.

Neste momento registo 18.6ºC
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Boa noite

Volta a chover forte:D, com esta é que já não contava.
Mais 4.6mm a juntar ao restante, num espaço de 10 minutos.

Temp. actual: 19.3ºC
Precipitação total desde as 00h: 36.7 mm

Boa noite a todos os membros do Fórum,

Apenas para informar que na minha freguesia (Braga Sul - 4 Km de Celeirós) voltou a chover forte de forma intermitente com início as 22H45.

O radar da Coruña (ES) actualmente confirma a presença de algumas células interessantes na zona de Braga-Guimarães.

Cps.

ELJICUATRO
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas noites,

Dados actuais:

Temp:18.7ºc( máxima de 22.8 ºc)

Vento: WSW:13Km/h ( rajada máxima de 64 Km/h às 13:12 h de SW)

Humidade:93 %

Pressão:1013.7 hpa

Precipitação acumulada desde as 00 horas: 11.9 mm

Como já referiram e bem isto foi um evento muito selectivo ao nivel da precipitação..:thumbsup:
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia

:unsure::unsure::unsure:
O pessoal perdeu o pio? Ninguém? Até parece que vem aí o papão (o AA).
Falaram desse nosso grande e inseparável companheiro e o povo escondeu-se...:p
Mais uma noite de chuva moderada com um acumulado aparentemente superior a 10 mm (depois confirmo) de precipitação.
Neste momento sem queda de chuva desde há 10 minutos. Céu encoberto e vento fraco.
Tmín: 13,5ºC
Tactual: 15,0ºC
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
O sol já começa a dar um ar da sua graça. Céu muito nublado mas a começar a apresentar abertas.

Tactual: 17,0ºC

A precipitação acumulada esta noite até cerca das 8.30h, quando parou de chover, foi de 13 mm

Voltemos à pasmaceira meteorológica...ZZZZZzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz:D
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas tardes!

Dados actuais:

Temp:20.2 º c (mínima de 17.2 ºc) ( máxima de 22.5 ºc)

Vento:WNW: 13 Km/h

Humidade:74%

Pressão:1018.2 hpa

Os aguaceiros da madrugada ainda renderam 2.3 mm
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
De facto a noite hoje está bem mais fresca, chegando a formar-se algum orvalho sobre os carros estacionados. Registo neste momento 16ºC

Estou sem comunicação com a estação de Melgaço pois a trovoada deu mandou o router desta para melhor...