Apresentações



JPedroMR

Cirrus
Registo
13 Out 2009
Mensagens
33
Local
Lisboa
Boa Noite!

Sou o Pedro, tenho 18 anos e moro em Lisboa.

Desde puto que as tempestades me fascinam. Os meus pais fartam-se de contar histórias de quando iamos em viagem com mau tempo (para mim bom tempo! :lol:) eu ficava todo contente e andava a saltar de um lado para o outro do carro a ver a chuva a cair. O que é certo é que essa minha pancada que tenho desde sempre, se manteve até aos dias de hoje. Ver aquelas brutas cargas de água a cair põe-me sempre um sorriso nos lábios e dá-me imensa alegria (pior é as consequências...).

Há dias descobri este forúm porque andava à procura de informações sobre os meses de Outubro de anos anteriores, isto porque estou a achar que este ano o mês de Outubro está a ser bastante quente. Uma coisa leva a outra e encontrei muita informação útil e fiquei cada vez mais curioso com isto tudo.

Já andei a ver estações e os preços e encontrei duas bastante interessantes. Uma delas é a Davis Wireless Weather Station 6152 Vantage Pro2 e a outra é a Oregon Scientific WMR200. O grande problema que tenho, para além dos €€€, é morar num apartamento. Devido a isso exclui logo a Davis, porque tem o sensor de temperatura e pluviometro juntos o que faz com que seja mais dificil encontrar o sitio ideal (pelo menos no meu caso).

Em relação à Oregon gostei muito dela, mas a questão agora é onde colocar todos os sensores. Cá no prédio não tenho hipóteses de colocar nada no telhado. Colocar tudo na varanda também não é uma opção, porque iria influenciar muito os valores principalmente da velocidade e direção do vento. O mesmo se passaria com o pluviometro. Resumindo e concluindo, tenho sitio ideal para o sensor de temperatura e humidade do ar. De resto, nada...

Peço desculpa pelo testamento. Espero que me possam ajudar.

Cumps.

Ps: Amanha colocarei fotos das frentes da minha casa.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Boa Noite!

Sou o Pedro, tenho 18 anos e moro em Lisboa.

Desde puto que as tempestades me fascinam. Os meus pais fartam-se de contar histórias de quando iamos em viagem com mau tempo (para mim bom tempo! :lol:) eu ficava todo contente e andava a saltar de um lado para o outro do carro a ver a chuva a cair. O que é certo é que essa minha pancada que tenho desde sempre, se manteve até aos dias de hoje. Ver aquelas brutas cargas de água a cair põe-me sempre um sorriso nos lábios e dá-me imensa alegria (pior é as consequências...).

Há dias descobri este forúm porque andava à procura de informações sobre os meses de Outubro de anos anteriores, isto porque estou a achar que este ano o mês de Outubro está a ser bastante quente. Uma coisa leva a outra e encontrei muita informação útil e fiquei cada vez mais curioso com isto tudo.

Já andei a ver estações e os preços e encontrei duas bastante interessantes. Uma delas é a Davis Wireless Weather Station 6152 Vantage Pro2 e a outra é a Oregon Scientific WMR200. O grande problema que tenho, para além dos €€€, é morar num apartamento. Devido a isso exclui logo a Davis, porque tem o sensor de temperatura e pluviometro juntos o que faz com que seja mais dificil encontrar o sitio ideal (pelo menos no meu caso).

Em relação à Oregon gostei muito dela, mas a questão agora é onde colocar todos os sensores. Cá no prédio não tenho hipóteses de colocar nada no telhado. Colocar tudo na varanda também não é uma opção, porque iria influenciar muito os valores principalmente da velocidade e direção do vento. O mesmo se passaria com o pluviometro. Resumindo e concluindo, tenho sitio ideal para o sensor de temperatura e humidade do ar. De resto, nada...

Peço desculpa pelo testamento. Espero que me possam ajudar.

Cumps.

Ps: Amanha colocarei fotos das frentes da minha casa.

Antes de mais bem vindo ao fórum! Disfruta ao máximo desta tua/nossa casa. Não sendo critério de aceitação para o fórum, porque todos os entusiastas são bem vindos, o facto de por ti próprio quereres uma estação meteorológica é de louvar e verifico desde já que tens já uma óptima noção das estações disponíveis e, mais importante ainda, dos critérios mínimos para algum rigor nas medições efectuadas. O último ponto é para mim muito importante.
Existem algumas soluções ditas "engenhosas", para colocação de estações em locais mais complicados, mas sem dúvida que certos parâmetros não podem ser medidos com máximo rigor em condições de bloqueio, em prédios, varandas e outros espaços mais apertados. Uma possível solução que posso te dar enquanto não tens acessos a melhor condições é, por exemplo, a colocação de uma estação low cost (por exemplo LIDL) para aquisição de temperaturas e humidades, parâmetros que podem ser mais facilmente ajustados em condições de pouco espaço, desde que os sensores fiquem em locais representativos. Mais tarde poderias com outras condições efectuar outros registos. Dando um exemplo, de pouco servirá teres um ferrari para andares no meio de engarrafamentos numa cidade, para isso mais vale comprar um utilitário :D

MAs acima de tudo espero que te divirtas e contribuas da melhor forma aqui no MeteoPT! Muito bem vindo!
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Boa Noite!

Sou o Pedro, tenho 18 anos e moro em Lisboa.

Desde puto que as tempestades me fascinam. Os meus pais fartam-se de contar histórias de quando iamos em viagem com mau tempo (para mim bom tempo! :lol:) eu ficava todo contente e andava a saltar de um lado para o outro do carro a ver a chuva a cair. O que é certo é que essa minha pancada que tenho desde sempre, se manteve até aos dias de hoje. Ver aquelas brutas cargas de água a cair põe-me sempre um sorriso nos lábios e dá-me imensa alegria (pior é as consequências...).

Há dias descobri este forúm porque andava à procura de informações sobre os meses de Outubro de anos anteriores, isto porque estou a achar que este ano o mês de Outubro está a ser bastante quente. Uma coisa leva a outra e encontrei muita informação útil e fiquei cada vez mais curioso com isto tudo.

Já andei a ver estações e os preços e encontrei duas bastante interessantes. Uma delas é a Davis Wireless Weather Station 6152 Vantage Pro2 e a outra é a Oregon Scientific WMR200. O grande problema que tenho, para além dos €€€, é morar num apartamento. Devido a isso exclui logo a Davis, porque tem o sensor de temperatura e pluviometro juntos o que faz com que seja mais dificil encontrar o sitio ideal (pelo menos no meu caso).

Em relação à Oregon gostei muito dela, mas a questão agora é onde colocar todos os sensores. Cá no prédio não tenho hipóteses de colocar nada no telhado. Colocar tudo na varanda também não é uma opção, porque iria influenciar muito os valores principalmente da velocidade e direção do vento. O mesmo se passaria com o pluviometro. Resumindo e concluindo, tenho sitio ideal para o sensor de temperatura e humidade do ar. De resto, nada...

Peço desculpa pelo testamento. Espero que me possam ajudar.

Cumps.

Ps: Amanha colocarei fotos das frentes da minha casa.

Bem-vindo ao forum!
O problema que colocaste com a estação é exactamente o mesmo que o meu.
Optei por uma Oregon, para melhor dispersar os sensores...
O anemómetro é mesmo para esquecer, todas as minhas medições de vento são a olhómetro.
Quanto ao pluviómetro, um pouco de imaginação e bricolage e consegui expô-lo minimamente...
Mesmo com limitações, avança, senão o bichinho vai-te corroendo aos poucos...:D
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Desde puto que as tempestades me fascinam. Os meus pais fartam-se de contar histórias de quando iamos em viagem com mau tempo (para mim bom tempo! :lol:) eu ficava todo contente e andava a saltar de um lado para o outro do carro a ver a chuva a cair. O que é certo é que essa minha pancada que tenho desde sempre, se manteve até aos dias de hoje. Ver aquelas brutas cargas de água a cair põe-me sempre um sorriso nos lábios e dá-me imensa alegria (pior é as consequências...).

Ena pá bela descrição do sentimento de qualquer meteolouco :thumbsup:

Muito bem-vindo ao nosso fórum contamos com a tua participação :hehe:
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Em relação à Oregon gostei muito dela, mas a questão agora é onde colocar todos os sensores. Cá no prédio não tenho hipóteses de colocar nada no telhado. Colocar tudo na varanda também não é uma opção, porque iria influenciar muito os valores principalmente da velocidade e direção do vento. O mesmo se passaria com o pluviometro. Resumindo e concluindo, tenho sitio ideal para o sensor de temperatura e humidade do ar. De resto, nada...

O meu problema é semelhante, também habito um apartamento, sem acesso ao telhado:(.

Optei por um aparelho muito simples, com um sensor de temperatura exterior, dá-me a máxima e a mínima, pressão atmosférica e humidade relativa.

Nestas condições, não se pode pensar em mais...
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
As boas vindas ao JPedroMR.

Mais um jovem nestas andanças. :p

Saudações. ;)
 

sielwolf

Cumulus
Registo
18 Out 2009
Mensagens
260
Local
portimão
Boa tarde.
Chamo-me Carlos Ferreira e sou professor de Ciências Físico-Químicas na Escola EB 2,3 de Monchique.
O tema meteorologia faz parte do programa do 8º ano de escolaridade na disciplina de físico-química. Por isso elaborei um projecto para a instalação de uma estação meteorológica .
Essa estação já está a funcionar há cerca de 2 anos.
Para quem quiser em tempo real as condições atmosféricas em Monchique deixo-vos aqui o link:
http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IUNDEFIN39
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Boa tarde.
Chamo-me Carlos Ferreira e sou professor de Ciências Físico-Químicas na Escola EB 2,3 de Monchique.
O tema meteorologia faz parte do programa do 8º ano de escolaridade na disciplina de físico-química. Por isso elaborei um projecto para a instalação de uma estação meteorológica .
Essa estação já está a funcionar há cerca de 2 anos.
Para quem quiser em tempo real as condições atmosféricas em Monchique deixo-vos aqui o link:
http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IUNDEFIN39

Quem me dera que pudesse fazer eu o mesmo na minha esola...

Ma para além da minha pessoa, interessados não há mais.

Será que em pode disponibilizar o projecto?:D