Previsões segundo os Modelos - Novembro 2006

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Boas,

Seringador qual é a tua previsão de queda de neve para o próximo fim de semana de 1 a 3 Dezembro;)

abraços:thumbsup:

Boas Pedro,

Antes demais este fds SÁBADO PARA DOMINGO, a cota poderá ser de 1500m, mas efémera...:(

Contudo para esse FDS e como as coias estão a desenrolar no ECM, poderá ser de 800/900m mas ainda falta e tudo pode mudar para....;) :rolleyes:
Com a iso 0º a 850hPa e menos 25 já neva entre os 800 1000m, com possibilidade de variação local devido ao frio em altitude , ventos e tipo de formações...:rolleyes: :D
 


Zico

Cirrus
Registo
28 Out 2005
Mensagens
21
Local
Alfragide
Bem,
Tinha-me esquecido de falar da precipitação apontada pelo ECM e de facto está excelente para nós "Weathernuts", mas, muito complicado para as populações e suas actividades.
Assim, espera-se que desta vez para quem gere as barragens, deverá de fazê-lo de forma a que pense primeiro nas pessoas e depois nos lucros (sei que isso é difícil, pq é sempre mais fácil deitar as culpas no alheio:disgust: )
O INAG, Auraequias que pertençam a bacias hidrográficas de risco e populkações deverão de fazer pressão junto de quem de direito para que seja mais eficaz do que deixar acumular até atingir o máximo.
Fiquem sabemdo que a barragem da Aguieira esteve a 1cm de atingir o colapso em 2000/2001, se forem ver a diferença de nível e ângulo naquelas juntas até se passam...

Apesar de no dia 26 ter tirado vento a chuva vai ser intensa neste período (23-27) cerca de 200m:surprise:
Depois a nortada e com muita boa precipitação e algum frio que para as terras altas do Norte e Centro serão de Neve e a Serra da Estrela vai ter boa cobertura...
:rain: :rain: :cold: ;)
http://www.ecmwf.int/samples/d/anim...!msl!pop!od!oper!w_mslrain!2006112300!!!step/

Bom dia,

Seringador, por isso no meu post dizia que era importante avisar-mos algumas entidades para eventos extremos como aqueles que vamos viver. Tal como dizes, era importante que as autarquias estivessem bastante sensibilizadas (para lá daquela informação que recebem do SNBPC e IM) para o que aí vem, e aí todos podíamos desempenhar um papel mais interventivo. Quem sabe se assim este forum passasse a ser visto com outros olhos por alguns organismos...
Até já.
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Bom dia,

Seringador, por isso no meu post dizia que era importante avisar-mos algumas entidades para eventos extremos como aqueles que vamos viver. Tal como dizes, era importante que as autarquias estivessem bastante sensibilizadas (para lá daquela informação que recebem do SNBPC e IM) para o que aí vem, e aí todos podíamos desempenhar um papel mais interventivo. Quem sabe se assim este forum passasse a ser visto com outros olhos por alguns organismos...
Até já.

Boas ZICO,
Isso é verdade mas elas não querem saber...:( :disgust:
Exemplo, ontem andaram a corta uns rancos de árvores junto da VCI na curva da Av. da Boavista, (sendo que fiquei satisfeito por essa acção)e hoje ao passar lá, as sarjetas estavam toda entupidas, pq não reiraram os detritos dos cortes... apenas cortaram, o que eu quero dizer é que muitas das vezes não são s´´o as autarquias, são tambéma as empresas que efectuam esse tipo de serviços, mas no caso do Porto nsão funcionários municipais....
 

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
Ora viva,

No Funchal disseram-me que está um dia de Verão :huh: , na costa de Sintra que o mar está a ficar revolto e encorpado e que o swell vai levantar para 3 a 7 mt (logo à tarde vou arrancar para lá , se puder e conseguir) :rolleyes: e, entretanto, vi no "Climaat centre" estas imagens:

0001.jpg


0002.jpg


Por cá , em Lisboa, o céu continua nublado desde ontem à noite, o vento de SW, sem chuviscos e estão 18 ºC.
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Bons dias!!

Mais uma vez em acçao!! Aqui apesar de ter chuvido em periodos muito pequenos, sao visiveis formaçoes no mar com caracteristicas 'pesadas' ate ao ponto de se formar trombas dágua!!!:thumbsup: mas ainda nao apanhei nenhuma:angry:

De 0 a 3 para a formaçao de trombas de agua daria um 2!! e como esta aqui o tempo!!

tenho 22Cº!!

Mas o que nos vai bater á porta é bem grande!! e estou ansioso!!

Como em Sintra o mar aqui ja mexe tambem com uma ondulaçao puxada a vento de 1metrao!! Ontem nem 0,5m chegava!!

O tempo esta esquisito, doente!!

A minha previsao em termos de precipitaçao por aqui é de 45mm a 60mm:thumbsup:
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Bem meus amigos,

Temo um Monstro daqueles de 10 em 10 anos...
Vai desde o paralelo -40W até -10, ou seja 3330km... a precipitação já parece intensa mas, amanhã vão adequiri cores mais escuras e se compararem com as formações tropicais nas caraíbas não existe muita diferença ou existe:rolleyes: :( :eek:
Para não esquecer a ondulação...e o vento....