Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.


Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
Haverá razoes p a Proteçao Civil começar a indicar algum alerta?

Ainda estamos na fase do "tira e pôe" dos modelos! Só a curto prazo (lá para domingo) é que as certezas são evidentes! Para já a semelhança dos modelos é um bom indicio! Principalmente o europeu e americano sendo este ultimo mais generoso!
:thumbsup:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Quanto à frente de terça e o pós-frontal e isso tudo, bem que eu gostava de ter mais uma madrugada com inundações aqui... Parece estar cada vez mais perto essa possibilidade. :rolleyes:


Inundações....?? Aos afectados normalmente só trazem problemas, destruição de bens, e por vezes fatalidades...como se pode desejar que ocorram inundações?:disgust:

Uma coisa é querer que chova e acumule bem, outra coisa é desejar que chova de tal maneira ao ponto de provocar inundações...e consequentemente estragos...:disgust:

há coisas mais importantes do que os extremos....nomeadamente preservar os bens e sobertudo a integridade física das pessoas...

Quanto à frente de terça feira, julgo serem possíveis boas quantidades de precipitação, e sobertudo bem repartidas pelo País...no pós frontal e com a descida de temperatura não me surpreeendia se caíssem os primeiros flocos de Outono na Serra da Estrela ( Torre)...mas vamos aguardar...até lá muito vai mudar ou ser ajustado...:thumbsup: E como já referiram alertas ( a existirem) só mesmo em cima do evento.
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Ainda vem ela vigorosa e formosa :D

brack4.gif


tudo indica que vai ser rega de norte a sul
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Quanto à frente de terça e o pós-frontal e isso tudo, bem que eu gostava de ter mais uma madrugada com inundações aqui... Parece estar cada vez mais perto essa possibilidade. :rolleyes:



Quantas vezes, eu e outros membros do forum repetimos vezes sem conta, que esta afirmação que está em acima, e que eu citei são estupidas:disgust:, é de imaginar no sofrimento das pessoas quando perdem bens!!
Há que ter consciencia de quando se escreve o que foi escrito!!!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Inundações....?? Aos afectados normalmente só trazem problemas, destruição de bens, e por vezes fatalidades...como se pode desejar que ocorram inundações?:disgust:

Uma coisa é querer que chova e acumule bem, outra coisa é desejar que chova de tal maneira ao ponto de provocar inundações...e consequentemente estragos...:disgust:

há coisas mais importantes do que os extremos....nomeadamente preservar os bens e sobertudo a integridade física das pessoas...

Quanto à frente de terça feira, julgo serem possíveis boas quantidades de precipitação, e sobertudo bem repartidas pelo País...no pós frontal e com a descida de temperatura não me surpreeendia se caíssem os primeiros flocos de Outono na Serra da Estrela ( Torre)...mas vamos aguardar...até lá muito vai mudar ou ser ajustado...:thumbsup: E como já referiram alertas ( a existirem) só mesmo em cima do evento.

Pois ás vezes é dificil entender as pessoas ... eu apesar do meu desejo incessante que chova abundamente este Outono e Inverno e todos os Invernos, contudo as perdas humanas e prejuizos materiais são sempre tristes, se bem que por vezes podiam evitar muitos dos problemas se houvesse prevenção que é aquilo que não há !!

Agora dizer que desejam ver inundações em Corroios que é uma urbanização, ou seja, se há inundações logo entra água em casa das pessoas e perdem tudo é uma tremenda estupidez !!!

Em vermos de estarmos constantemente aqui no Forum a lamentar a falta de chuva, ou rejubilar com os dias de chuva intensa, não seria tb interessante sensibilizar as pessoas que não ligam nada á meteorologia, excepto quando vêem os estragos materiais causados pelo excesso de chuva, ou quando precisam de água e não têm por falta de chuva.

Que tal as pessoas em vez de rejubilarem que ainda poderem por o rabo ao sol em Outubro, e o desejo que seja sol o ano inteiro, preocuparem-se um pouco mais com as questões ambientais, nomeadamente com a limpeza de sarjetas, ribeiras, ribeiros, limpezas das linhas de escoamento de águas.

Não me venham dizer que é porque chove demais porque 80% das vezes as inundações era evitadas se houvesse prevenção. Inundações apenas porque chove 30 mm em duas horas ou 40 mm em 6horas, em que muitos dos casos não passam disso, e existissem inundações como se tivesse chovido 300 mm em 6 horas, como acontece nos países com esse tipo de clima!!

Eu sei que falar é fácil, mas certamente com o apoio de todos construia-se um ambiente melhor. Olhem um exemplo: Albufeiura desde que houve o Polis, qualquer chuvinha da treta e toma inundações e porquê?
Simplesmente porque cortaram a linha de águas, se isto é agora assim em Albufeira queria ver como tinha sido no Outono de 1989, Dezembro de 92, Outono de 95, Outono de 87 e 88 !!
Um exemplo que vejo muitas vezes ... uma rua com desnível e no fim da rua, portas de casa ao mesmo nível da estrada .... muito giro sem dúvida !!!

Mas andamos aqui a brincar ou que ??
Tivemos aqui no Algarve depressões que causaram chuvas torrenciais em 4/5 dias seguidos ... com 300/400 mm, em algumas regiões nesses dias !! (vejam tópico das Efemérides - tenho os registos lá )
Ai sim é normal, porque os terrenos saturam, as barragens encham, as ribeiras transbordam !!
Muitas das inundações urbanas são nesta altura do ano e está longe de ser a altura do ano que chove mais ...

Completamente off-topic, mas as pessoas esquecem-se que tempo não é apenas sol e o resto é paisagem !!

No que respeita a mim, antes das chuvas preocupo-me em limpar a varanda, isolar as fendas causadas pela insolação, limpar as linhas de água e impor barreiras ou desviar as linhas de água, quando sei que a chuva é muita !! Ás vezes tenho que andar de Botas de água e enchada na mão !!
 

Chuvento

Cirrus
Registo
14 Jan 2007
Mensagens
18
Local
Entroncamento
Boa tarde,
É certo que ainda faltam muitas horas e os modelos podem alterar substancialmente :mad: no entanto penso não ser despropositado ir tirando a "passadeira vermelha" da naftalina para poder receber condignamente a minha adorada :rain: e se vier acompanhada pelo meu caro amigo :cold: então será apoteótico :thumbsup:
 

cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
Eu aposto num alerta vermelho por parte do IM se estas previsões se confirmarem para a semana que vem!!!!

O site accuweather.com alerta para muito vento e muita chuva dia 20 em vfxira....

vamos ver se acerta
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Eu aposto num alerta vermelho por parte do IM se estas previsões se confirmarem para a semana que vem!!!!

O site accuweather.com alerta para muito vento e muita chuva dia 20 em vfxira....

vamos ver se acerta

Se apostas assim no jogo estás tramado. Para, pensa e depois diz mas não digas novamente barbaridades dessas.

Red:
The weather is very dangerous. Exceptionally intense meteorological phenomena have been forecast. Major damage and accidents are likely, in many cases with threat to life and limb, over a wide area. Keep frequently informed about detailed expected meteorological conditions and risks. Follow orders and any advice given by your authorities under all circumstances, be prepared for extraordinary measures.


fonte: http://www.meteoalarm.eu/

queres que traduza?
 

DRC

Nimbostratus
Registo
15 Set 2008
Mensagens
1,743
Local
Póvoa de Santa Iria
Eu aposto num alerta vermelho por parte do IM se estas previsões se confirmarem para a semana que vem!!!!

Não é necessário exagerar, teremos alguma chuva (isto se os modelos não se alterarem repentinamente), chuva essa que poderá ser por vezes moderada/forte em alguns locais. Se as previsões dos modelos se confirmarem teremos também a chegada do frio, apesar de se fazer sentir já em alguns locais, como por exemplo na região do Sabugal, tendo a estação meteorológica amadora do Soito registado uma mínima de 2,5ºC, ás 07h46 de hoje. Podem ver aqui: www.soito.net


O MEU SITE - - http://povoadesantairia.webnode.com
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
contudo as perdas humanas e prejuizos materiais são sempre tristes, se bem que por vezes podiam evitar muitos dos problemas se houvesse prevenção que é aquilo que não há !!

Que tal as pessoas em vez de rejubilarem que ainda poderem por o rabo ao sol em Outubro, e o desejo que seja sol o ano inteiro, preocuparem-se um pouco mais com as questões ambientais, nomeadamente com a limpeza de sarjetas, ribeiras, ribeiros, limpezas das linhas de escoamento de águas.

Desculpem o off-topic mas também tenho que referir aqui uma coisa: o meu site alerta para tal (que está sublinhado a negrito) as entidades competentes, Juntas de Freguesia e Câmaras municipais para fazerem com regularidade a limpeza das zonas mais problemáticas e principalmente das sarjetas e isso tudo.

Dou-te toda a razão nisso, as pessoas deixam passar e deixam passar e não fazem nada (ou se fazem, são muito poucas...). Depois não se queixem (falando nas pessoas em geral) que a ribeira x transbordou porque estava entupida e ninguém a limpou, ou que "a água entrou em minha casa porque a sarjeta estava entupida e ninguém a limpou" por aí fora....

Quanto ao meu desejo, das inundações, eu quero que elas aconteçam sim, mas não comecem a exagerar também, eu também não quero ver tudo ir por água abaixo nem quero ver estragos.

Existem certos tipos de inundações que não provocam estragos... Por exemplo na última chuvada do dia 07 apenas as estradas aqui ficaram inundadas e a água arrastou bastante lixo, mas não passou disso. Tudo bem que em santa marta do pinhal as coisas foram bem mais difíceis, mas a culpa é das obras que foram lá mal feitas, a culpa não é de ter chovido "bastante num curto espaço de tempo".

Voltando ao assunto do tópico, e respondendo ao cardu, acho um alerta vermelho um bocado exagerado para esta situação...

:thumbsup:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Neste tópico passa-se rapidamente duma seca bíblica para o diluvio de Noé. Vamos a ter alguma calma e aguardar com serenidade algo que ainda está a bastantes horas e dependente do mergulho do Jet tão a sul.

13227.gif


Ainda é tudo modelagem, nada se formou, o cavado só na 2ªf se começaria a formar e de forma bastante rápida o que requer cautelas adicionais.
Para já está modelada uma frente interessante e democrática dado o longo cavado criado pelo jet tão para sul e um pós frontal interessante com convecção no mar e litoral oeste cujos aguaceiros se conseguirem chegar às terras mais altas poderiam trazer as primeiras neves devido aos baixos geopotenciais e bolsa de ar frio em altitude, embora para o interior não pareça fácil lá chegarem.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
mais uma saida boa a do GFS das 12z...uma boa frente no bordo leste do cavado que deixará muita agua em todo o pais e tambem convecção associada a valores de CAPE/LI razoaveis especialmente no litoral oeste a sul de aveiro.
o pós frontal tambem apresenta bons valores de CAPE/LI e bastante precipitação convectiva no litoral mas nula ou fraca no interior ( cota de neve acima dos 1400-1600mts devido a T850 na ordem nos 2-5º no norte e 5-7º no sul).
entretanto nos açores forma-se uma area de instabilidade com movimento para E que se vai intensificando e atingirá o centro e sul do pais na 5f continuando pelo sul da PI antes de se tornar numa depressao no mediterraneo.
portanto entre as 00 de 3f e as 18 de 3f passará a frente acompanhada de vento forte e trovoada, entre as 18 de 3f e as 12 de 4f estaremos sobre a influencia do pos-frontal com aguaceiros e trovoada no litoral, finalmente, entre as 12 de 4f e as 06 de 5f passará a area de instabilidade/ciclogenese no centro e sul causando chuva ou aguaceiros fortes e vento moderado.
após 5f ainda ha muita inconsistencia portanto nao vale a pena antecipar:thumbsup:
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
após 5f ainda ha muita inconsistencia portanto nao vale a pena antecipar:thumbsup:

Antecipações na minha opinião só lá para Domingo! Ainda está bastante "verde" a modelagem do cavado! Apesar da consonancia dos modelos o jet stream terá a ultima palavra a dizer! Esperemos então que ele mergulhe bem a sul, que o nosso amigo AA fique bem longe e que modele o cavado numa posição favoravel para nós... Até lá seguiremos os modelos em que tudo pode acontecer ainda (para melhor ou pior)
 
Estado
Fechado para novas mensagens.