Algo de estranho

cloud9

Cirrus
Registo
13 Set 2007
Mensagens
56
Local
Lisboa
Bem pessoal, nao sei se alguém deu conta, mas enquanto estava na janela a olhar para este, reparei num genero de nevoa a vir de sudeste. comforme se foi aproximando de mim reaparei que tinha um centro mais brilhante de cor azul. a unica coisa que em vem a cabeça e ser um meteoro/asteroide. mas fiz uma pequena pesquisa e nao encontrei nada a confirmar. alguem aqui do forum deu conta? isto foi as 20:18 do dia 18/10
 


Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Bem pessoal, nao sei se alguém deu conta, mas enquanto estava na janela a olhar para este, reparei num genero de nevoa a vir de sudeste. comforme se foi aproximando de mim reaparei que tinha um centro mais brilhante de cor azul. a unica coisa que em vem a cabeça e ser um meteoro/asteroide. mas fiz uma pequena pesquisa e nao encontrei nada a confirmar. alguem aqui do forum deu conta? isto foi as 20:18 do dia 18/10

E o q aconteceu a seguir? Desapareceu? Transformou-se?
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Fui investigar, falaste de sudeste e imaginei que a webcam dos meteocaisdosodré podia apanhar algo, e apanhou algo estranho:

webcam24h1915.jpg

webcam24h1916.jpg

webcam24h1917.jpg

webcam24h1918.jpg


O ponto brilhante que aparece perto do Cristo-Rei não é estranho, ou mais estranho é andar a passear 4 minutos por ali.

Aparecem muitas luzes naquela zona, de aviões a chegarem à Portela, mas isto é demais.

Um mistério para nos distrairmos :D
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Fui investigar, falaste de sudeste e imaginei que a webcam dos meteocaisdosodré podia apanhar algo, e apanhou algo estranho:
Aparecem muitas luzes naquela zona, de aviões a chegarem à Portela, mas isto é demais.
Um mistério para nos distrairmos :D


Desse ângulo da webcam é constante a aproximação de aeronaves com separação de poucos minutos, penso que 3 ou 4 minutos conforme as normas (que tem a ver com o tamanho da aeronave devido à wake turbulence) , são normalmente uns atrás dos outras. Em Julho, Agosto e Setembro é normal verem-se ao fim da tarde/incício da noite até 3 ou 4 pontos ou mesmo 5 pontos de luz alinhados em simultâneo, o que de resto acontece em qualquer outro aeroporto movimentado. É a principal rota de aproximação ao aeroporto de Lisboa. Sobre isso não há mistério para nos distrairmos.
 

cloud9

Cirrus
Registo
13 Set 2007
Mensagens
56
Local
Lisboa
Mais estranho sao essas 3 imagens, nas fotos que colocas-te posso te garantir que nao são aviões civis e altamente improvavel que sejam aviões militares, isto porque estariam na aproximação a pista de lisboa. mas aquilo que vi tb nao é, porque a intensidade de luz desse objecto e superior ao que vi.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Curioso!
(E não tem nada a ver com a cena da webcam e das luzes "estranhas") eheheh :p
Mas sim com o post inicial!

Na passada 4ª estava num jantar num terraço na Venda Nova, portanto ali ao pé da Amadora, e a alguma distância (poucos km's) para o lado de Alfragide, mas antes, portanto algures no meio, estava exactamente essa névoa azul! :huh:
Até ficamos a olhar meio parvos.
Pelo que entendi não foi nesse dia o relato que aqui está não é?
Portanto deverá ser recorrente..

Na altura pareceu-me ver nuvens baixas ali naquele monte junto a Alfragide, então pensei que fossem essas nuvens ou neblina a ser iluminada por alguma luz azulada ali no sítio..
Assim sendo não deverá ter sido exactamente isso, pode é ser fumo ou vapor de alguma fábrica que haja por ali, em junção com alguma iluminação artificial!

Mas é curioso o encaixe dos relatos! :D
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,932
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Deixem-me adensar o mistério...ou talvez não.

Ontem, mais ou menos pela hora que o cloud9 referiu, fui ao quintal e olhei para o céu na direcção ESE e vi um halo claro - tinha uma forma muito peculiar quase em forma de avião tipo concorde (não estou a inventar pois parecia ter uma zona central azulada e como que 2 asas - ao jeito dos aviões de papel que todos fazemos...). à sua frente reparei num avião com as suas luzes a piscar. Iria acima dos 5000 metros de certeza absoluta pois tinha o mesmo aspecto\dimensão de aviões que voam a velocidades de cruzeiro.

Este halo começou lentamente a atrasar-se em relação ao dito avião mas manteve as mesma características durante cerca de 5 minutos. Atrás do avião formou-se outro halo mais pequeno e sem forma definida como o 1º.
O avião continuou o seu rumo para NNO e deixei de o ver mas o 1º halo ainda ficou mais um tempo - depois fui para dentro de casa e não olhei mais para o céu.
Nunca vi um halo daqueles de noite, muito menos com uma forma tão peculiar - o mais estranho para mim foi ele apresentar a cor azulada no seu centro.
Não sei se a composição da atmosfera foi a causa - a essa hora já se viam nuvens altas a chegar.

Aceitam-se palpites: e apostas - é só enviar oque depois eu decido se vence a casa!:lmao:
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
Eu cá acho que era o Alf ( alguém se lembra desta série? ) que se perdeu com a sua nave espacial e foi ter a Lisboa. :lmao:
 

npedrogao

Cirrus
Registo
20 Out 2009
Mensagens
1
Local
Santarém
Boas,

Penso que estamos a falar do mesmo...

Por volta dessa hora recebo um telefonema do meu irmão que estava em Proença-a-Nova a dizer para eu (estava em Santarém) ir á janela e olhar para norte que estava a acontecer uma coisa estranha no céu e assim fiz o que vi foi o seguinte:
"uma espécie de nuvem clara mais ou menos do tamanho relativo da lua na direcção NE ai a uns 30 a 45 º da linha do horizonte, mais à frente seguia na direcção sul norte um ponto brilhante com a luminosidade aparente de uma estrela envolto também numa espécie de névoa mas mais pequena que a primeira que descrevi esses dois objectos seguiam na mesma direcção o da frente mais depressa que o de tráz, no local onde me encontrava havia muita poluição luminosa... ", o meu irmão estava no local mais escuro e disse que a rodear estes dois objectos estava uma espécie de auréola que ocupava grande parte do céu, de referir que se descartou a hipótese "avião", tanto eu como o meu irmão estamos ligados à aviação, sendo ele piloto dos referidos, e sabemos reconhecer uma coisa dessas :) ... pelo menos uma coisa dessas normal ...

Penso que tenha sido um fenómeno astronómico qualquer, visto que estando eu e o meu irmão a uma distancia de mais de 100 km o ângulo de visualização foi sensivelmente o mesmo...

já procurei por toda a parte, nasa, esa, etc, para ver se houve alguma coisa relacionada com meteoritos nessa noite mas nada...