Seguimento Praias 2009 (Temperatura água, ondulação, vento, etc)

MNeves

Cirrus
Registo
13 Jan 2007
Mensagens
29
Local
Porto
Aqui vão umas quantas fotos que tirei hoje na Costa Vicentina :D

Vila Nova de Milfontes:

20ppi5z.jpg


4r464x.jpg


Almograve:

28vcaqp.jpg


2mzdxkw.jpg



Alguém me pode dizer quando é que vai haver mais "acção" :D Quarta ou Quinta?
 


Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Caro MNeves,

O mar, tal como já tinha dito, hoje ainda estava longe da sua máxima força, como se vê pelas fotos. Apesar disso, não deixam de ser muito bonitas, pois essa zona é espectacular. A minha família é de Aljezur e portanto conheço-a bem. Amanhã à tarde será a melhor altura para tirar umas fotos ao mar, embora na Quinta ainda esteja o mar grande. Se for, agradecia que postasse aqui as mesmas, penso que vai valer a pena! ;)
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Devo referir que a ondulação não dará nada de expcional pois a area de geração, e seu espectro não é muito grande, e a velocidade de deslocamento da depressão não foi muito grande.
Volto a escrever novamente o windguru baseia-se muito no GFS, e ele tem muitas falhas nas previsões ao nivel de ondulação.

O IM seu modelo matemático baseia-se muito na velocidade do vento, e falta modelar a ondulação que existente no mar na altura em que é baseada a previsão(é muito bom quando uma frente está 12 horas a atravessar o continente) mas no mar de fundo às vezes falha.


Devo salientar se há previsão muito dificil de fazer é a ondulação são N variaveis, teria de haver uma grelha de sensores no oceano para modelar a ondulação existente ao longo de trajecto tanto da depressão como a area de geração a ela associado.
 

MNeves

Cirrus
Registo
13 Jan 2007
Mensagens
29
Local
Porto
Caro MNeves,

O mar, tal como já tinha dito, hoje ainda estava longe da sua máxima força, como se vê pelas fotos. Apesar disso, não deixam de ser muito bonitas, pois essa zona é espectacular. A minha família é de Aljezur e portanto conheço-a bem. Amanhã à tarde será a melhor altura para tirar umas fotos ao mar, embora na Quinta ainda esteja o mar grande. Se for, agradecia que postasse aqui as mesmas, penso que vai valer a pena! ;)

Estou a pensar em ir amanhã a Porto Côvo e Ilha do Pessegueiro e na Quinta talvez à Zambujeira e Cabo Sardão :D
E claro que irei tirar fotos :thumbsup:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Boas fotos :thumbsup:

O principal ainda está a caminho, como se vê nestas animações:


18z hoje até 12z Quinta-feira

wave.gif


wave2o.gif


Boiá de Leixões:

111eb.gif
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Devo referir que a ondulação não dará nada de expcional pois a area de geração, e seu espectro não é muito grande, e a velocidade de deslocamento da depressão não foi muito grande.
Volto a escrever novamente o windguru baseia-se muito no GFS, e ele tem muitas falhas nas previsões ao nivel de ondulação.

Não posso discutir acerca das falhas dos modelos de previsão da ondulação, pois não estou a par de como funcionam realmente. Mas estou convencido que, sem ser excepcional (ondulações destas e maiores acontecem algumas vezes por Inverno), a ondulação será bastante grande. São muitos sites que conheço que modelam esta ondulação a rondar os 6 metros, e ainda para mais com um período a rondar os 15 segundos, não apenas um.

Mais uma vez sem entrar em detalhes técnicos, em termos experimentais não noto que o Windguru tenha muitas falhas, desde que quem o utiliza saiba interpretar e adaptar os dados fornecidos ao local. Sim, porque se nos formos fiar exactamente no que ele nos diz, podemos cair em grandes asneiras, não o nego. Sesimbra não vai apanhar obviamente ondulação de 6 metros, nem carcavelos e Costa da Caparica terão a mesma ondulação que o Guincho ou Ericeira! Assim como Carrapateira (Aljezur) não terá a mesma ondulação que Lagos! Mas tomando um local de referência e utilizando sempre esse mesmo local, consigo prever bem a força do swell e ,olhando a sua direcção, período, intensidade do vento, tenho conseguido quase sempre "acertar" o estado do mar.

ps: A bóia de Leixões já indica ondulação de 2,5/3,5 com grande tendência a subir. Amanhã de manhã, aposto que serão registadas na bóia ondulação média de 4/5 metros e algumas ondas podem chegar a 7/8/9 metros.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Mau tempo fecha cinco barras marítimas

A forte ondulação do mar e o mau tempo levaram ao fecho de cinco barras marítimas esta quarta-feira.

Segundo dados do Comando Naval, as barras em questão são as do Douro, Caminha, Póvoa do Varzim, Vila Praia de Âncora e São Martinho do Porto.

Com condicionamentos estão as barras da Figueira da Foz, encerrada a embarcações com menos de onze metros, a de Aveiro, que não permite a entrada de barcos com menos de 35 metros, e a da Nazaré, que só permite barcos com calado superior a quatro metros.

A costa de Portugal Continental encontra-se esta quarta-feira sob aviso amarelo.

Correio da Manhã
 

MNeves

Cirrus
Registo
13 Jan 2007
Mensagens
29
Local
Porto
Como prometido, aí vão umas fotos de Porto Côvo e Ilha do Pessegueiro hoje à tarde :D

Porto Côvo :

14y7ukn.jpg


21o816t.jpg


zxu1xd.jpg


205xsud.jpg


2zfvh8g.jpg



Ilha do Pessegueiro:

es5lqd.jpg


w9wchg.jpg


103tl50.jpg
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
belas fotos dessa tua linda terra, que tambem é minha....na lagoa da santo andre os temporais atlanticos sempre foram algo de magico de se ver....as ondas gigantescas, o vento....infelizmente só posso ir lá nos fim de semanas, devido á escola:(
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Barra S. Martinho do Porto encerrada

A barra de São Martinho do Porto, distrito de Leiria, está encerrada desde as 09:30 de hoje, devido às condições meteorológicas adversas, disse à Lusa fonte da Marinha.


Segundo a mesma fonte, há duas barras com acesso condicionado, a de Aveiro - encerrada a embarcações de comprimento inferior a 15 metros - e a da Figueira da Foz - fechada a barcos de comprimento inferior a 11 metros.

Quase todo o território continental português está hoje sob aviso amarelo devido a previsões de agitação marítima e vento forte, segundo o Instituto de Meteorologia (IM).

Ondas de 4 metros, aumentando para 5 e 6,5 metros, caracterizarão o aspecto do mar junto ao litoral dos distritos do norte e centro do país, de Viana do Castelo até Leiria, e de 4 metros aumentando para 5 metros nas costas dos distritos de Lisboa até Faro.

O aviso "Amarelo" é o segundo menos grave de uma escala de quatro e mantém-se para as costas das referidas regiões até quinta-feira.
Destak


Além do alerta amarelo devido à agitação marítima, o IM lançou também alertas referentes ao vento que nas terras altas do norte e centro, poderá atingir rajadas na ordem dos 75km/h.


 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Mais uma incursão a Angeiras para comprar peixinho fresco
e ver o mar. Dois coelhos com uma cajadada.
E surpresa das surpresas não esperava encontrar o
mar tão revolto.
E como a beleza não reside só nos céus e nos meteoros
lembrei-me hoje do vasto Oceano que nos abraça:

despedidadacmara2131.jpg
[/URL][/IMG]

despedidadacmara2132.jpg
[/URL][/IMG]

despedidadacmara2116.jpg
[/URL][/IMG]

Que ventos fortes a Ocidente provocam tal agitação.
É que hoje , à hora em que foram tiradas estas fotos,
nem uma aragem.
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Que ventos fortes a Ocidente provocam tal agitação.
É que hoje , à hora em que foram tiradas estas fotos,
nem uma aragem.

É bem verdade, nimboestrato, hoje pelas 8,00 horas, no meu trajecto diário para Rio Tinto, também reparei na altura e força anormal fas ondas em Matosinhos, sem vento aparente que o justificasse:huh:.

De tal forma, que nem um surfista se atrevia a desafiá-las, coisa rara...:p

Será que nas profundezas do oceano, algo se cozinha?;)