Calor no Outono - quando acaba?

RMO

Cirrus
Registo
27 Out 2009
Mensagens
22
Local
Lisboa
Sobre Outubro quente, confirmam-se os "grandes" desvios positivos:

"O mês de Outubro caracterizou-se como um mês quente com os valores da temperatura ar a registarem valores médios da máxima, mínima e média do ar muito superiores ao valor médio 1971-2000, com anomalias de +2.7ºC, +1.5ºC e +2.1ºC respectivamente."
:shocking:

Fonte: www.meteo.pt
 


Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
As normais deveriam ser efectuadas sempre até ao ano anterior do que está a decorrer. Assim praticamente qualquer comparação com uma teórica normal, irá ser anormal. Qualquer dia estamos no ano 2100 a comparar as temperaturas com as normais 71-00.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
As normais deveriam ser efectuadas sempre até ao ano anterior do que está a decorrer. Assim praticamente qualquer comparação com uma teórica normal, irá ser anormal. Qualquer dia estamos no ano 2100 a comparar as temperaturas com as normais 71-00.


As normais de 30 anos foram uma forma de se homogeneizar a nível global os dados meteorológicos para efeitos de clima, para evitar que cada país fizesse as coisas de forma diferente e não se pudessem comparar. São standards portanto.

De qualquer forma em 2100 não estaríamos a comparar à de 1971-2100 mas à de 2060-2091. As normais são feitas cada década com os 30 anos anteriores. Há ainda as normais ditas de referência, que são de 30 anos mas apenas feitas nos trinta anos seguintes novamente. No caso português, são a 1931-1960, 1961-1990 e a futura 1991-2020
Aparentemente até ao ano passado o IM usava normais de referência (1961-1990) e passou a usar a mais recente (1971-2000), parece-me que acertadamente, e as razões disso provavelmente até tem a ver com o que tu estás a dizer.

Quanto à tua ideia, normais de 30 anos "móveis" actualizadas todos os anos. É apenas mais uma forma de tratar estatisticamente dados, até poderia ser interessante para comparar. Simplesmente não lhe chamaríamos normais mas outra coisa qualquer. O que se passaria era que mostrariam outros dados e esconderiam também outros. Havendo um standard, usa-se esse standard. A mim esta forma (30 anos até à década anterior) parece-me adequado para detectar tendências no clima, de ano para ano provavelmente tendências climáticas seriam mais escamoteadas e o objectivo das normais é precisamente o de detectar e acompanhar as tendências do clima.

Mas em relação às normais, como qualquer processo estatístico, o que elas revelam não significam literalmente o clima de um local. O clima é dinâmico, e como em qualquer representação estatística baseada em médias a mesma pode esconder até muitos pormenores e variabilidade desse clima. Em climas dado a muitas variações extremas por exemplo, pode até dar-se o caso de por exemplo num mês quase nenhum registo que deu origem à normal ocorrer nesse mês na realidade, ou por exemplo, apenas 10% das temperaturas desse mês estarem efectivamente próximas da normal e 90% das restantes serem bastante diferentes mas a média dita um valor que acaba por não ser representativo. Isto é uma coisa que se nota mais com a precipitação por exemplo em zonas com forte variabilidade.

Nunca há formas perfeitas de estatisticamente representarmos o clima, e é sempre preciso perceber o que de facto essa representação significa e as suas limitações.
 

RMO

Cirrus
Registo
27 Out 2009
Mensagens
22
Local
Lisboa
Agora que um Outubro marcadamente mais quente que o normal passou, que estão a achar destes primeiros dias de Novembro? Quer-me parecer que apesar de já correr uma brisa fresca, o frio está mesmo muito tímido este ano... (pelo menos aqui por Lisboa) :angry:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Agora que um Outubro marcadamente mais quente que o normal passou, que estão a achar destes primeiros dias de Novembro? Quer-me parecer que apesar de já correr uma brisa fresca, o frio está mesmo muito tímido este ano... (pelo menos aqui por Lisboa) :angry:

Parece-me a mim que Novembro está a entrar dentro da normalidade... (Ver por exemplo: http://wxmaps.org/pix/temp4.html).

O que acontece, é que a nossa memória meteorológica pode ser por vezes traiçoeira... Antevejo que isso aconteça muito durante este Inverno, depois de termos sido "mal habituados" pelo Inverno 2008/2009 cheio de eventos onde o elemento frio dominou.
São coisas normais, no final faremos contas, mas é certo que muitas vezes a meteorologia é feita das nossas melhores memórias e das nossas maiores expectativas :) Daí algumas sensações que temos que, por vezes, não são bem reais :)
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Parece-me a mim que Novembro está a entrar dentro da normalidade...

O que acontece, é que a nossa memória meteorológica pode ser por vezes traiçoeira... Antevejo que isso aconteça muito durante este Inverno, depois de termos sido "mal habituados" pelo Inverno 2008/2009 cheio de eventos onde o elemento frio dominou.
São coisas normais, no final faremos contas, mas é certo que muitas vezes a meteorologia é feita das nossas melhores memórias e das nossas maiores expectativas :) Daí algumas sensações que temos que, por vezes, não são bem reais :)

É verdade, tem-se notado que alguns estados de ânimo vão nesse sentido, muitas vezes sujeitos a uma percepção (ainda que involuntária) algo distorcida da realidade e até parece que temos memória curta! :D

Confesso que por vezes sinto uma certa tendência em pensar da mesma forma, em boa parte devido ao desejo de que o estado do tempo permaneça dentro dos padrões normais para cada época em questão.

Se assistimos mesmo que gradualmente a irregularidades que conduzem a determinado tipo de fenómenos, uma parte de nós pode ter essa percepção mas existe um processo de adaptação que não podemos ignorar e há que lhe dar seguimento, o que pode não acompanhar ao mesmo ritmo sobre o que assistimos. Um forte exemplo disso é o facto de assistirmos a características que denominamos de irregulares ou que fogem dos padrões normais nas estações, estando sempre presente o factor comparação face ao que assistíamos há alguns anos!

Mesmo passados vários anos desde o tempo em que tudo nos parecia estar devidamente encaixado, ainda nos custa a aceitar tais mudanças, que ao que tudo indica, vieram e se nos apresentam como um desafio quase diário!:rolleyes:
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Agora que um Outubro marcadamente mais quente que o normal passou, que estão a achar destes primeiros dias de Novembro? Quer-me parecer que apesar de já correr uma brisa fresca, o frio está mesmo muito tímido este ano... (pelo menos aqui por Lisboa) :angry:

Nem todos os Novembros podem ser os 6ºs mais frios...
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Penso que de toda esta maluqueira até temos alguns sinais positivos.

1- Penso que este Outono tem estado a ser algo húmido em relação aos anteriores, não temos tido episódios de grande precipitação, mas a nível de dias de chuva penso que já temos mais que o ano passado na região norte e centro.

2 - Na mesma linha de pensamento que a anterior, penso, que este ano não temos tido pressões tão altas durante tanto tempo, logo é um claro sinal que o AA não tem estado tão em cima de nós.

3 - Com o consequente afastamento do AA penso que temos tido muitos dias de céu muito nublado, muitos mais que o Outono passado, porque se bem me lembro o ano passado tínhamos fortes aguaceiros e no dia seguinte estava céu limpo e assim se mantinha 3 ou 4 dias, este ano mal tem estado céu limpo pelo menos aqui (litoral centro) desde meio de Outubro.

4 - Os dias de nevoeiro já são muitos mais que o ano passado, para além de não ficaram não só pelo litoral ou interior estendem-se a todo a quase todo território.

Agora é esperar que o Outono se instale bem nas latitudes mais a norte para que possamos ter um resto de Outono e Inverno animados :D
 

RMO

Cirrus
Registo
27 Out 2009
Mensagens
22
Local
Lisboa
Não sei, talvez seja isso. Quando penso em Novembro penso, globalmente, em dias de chuva, céu nublado e temperaturas médias de cerca de 18ºC. Este ano estou a ver muitas previsões de máximas para os 20-21ºC... Talvez seja isso. No ano passado Novembro foi mais frio em relação ao normal, mas também já houve mais quentes. Talvez este ano a tendência de Outubro se esteja a prolongar Outono a dentro... Veremos.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Não sei, talvez seja isso. Quando penso em Novembro penso, globalmente, em dias de chuva, céu nublado e temperaturas médias de cerca de 18ºC. Este ano estou a ver muitas previsões de máximas para os 20-21ºC... Talvez seja isso. No ano passado Novembro foi mais frio em relação ao normal, mas também já houve mais quentes. Talvez este ano a tendência de Outubro se esteja a prolongar Outono a dentro... Veremos.

Nisto de "médias" temos que ser pacientes... :)

Por exemplo durante este fim de semana, viram-se cenários já interessantes de máximas relativamente baixas em certos pontos do país. Mínimas talvez um pouco ainda acima do normal, mas não tenho aqui dados que me confirmem na opinião. Mas relativamente a Novembro, a procissão vai no adro. Relembro algo recente: Novembro de 2008 também teve uma repentina mudança na sua parte final. Nesta altura as oscilações são frequentes e por vezes violentas! Certamente que o padrão irá mudar :)
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Nesta altura as oscilações são frequentes e por vezes violentas! Certamente que o padrão irá mudar :)

Mesmo sem apontar datas, certamente se lembram de outros anos que para além de outros períodos de transição nas outras estações, neste em particular, muitas vezes levamos com o efeito surpresa, não me refiro ao desconhecimento das previsões mas à percepção física em que pode de um dia para o outro surgir uma considerável amplitude nas temperaturas num espaço apenas 2 dias.

O exemplo de um dia para o outro usarmos apenas uma das nossas T-shirt's e ao 2º dia um casaco bem grosso :hehe: / :cold: é um grande balde de água fria!