Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Enquanto falam sobre o que irá resultar durante o fim-de-semana, eu fiquei muito triste de verificar que os modelos colocam um bloqueio após esse período.

Até mesmo o ECMWF...

ecm1168.gif
 


rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Achas que amanhã já estará tudo definido, rozzo? Ou até à véspera serão de esperar alterações, neste caso concreto?

Como disse o Vince, de véspera portanto 6ª também já me parece que estará a situação bem mais definida, e claro.. Amanhã certamente mais que hoje! A não ser que apareçam aí umas saídas muito incoerentes! Seja como for, até ver, esta do GFS das 12h foi a mais "fora" em termos de localização das maiores precipitações.. De resto até aqui, apesar de algumas oscilações, e tendo em conta só este modelo, penso que temos visto que tem andado sempre algures entre a Galiza e o Centro/Norte de Portugal..

Mas dada a incerteza que parece haver entre modelos e diferentes saídas do mesmo modelo.. Vai na volta.. Até no Sábado ainda está indefinido! :D
Aqui estou a brincar e exagerar um pouco.. Mas relembrando aquilo que disse o Chingula, em caso limite, se essa ciclogénese do pequeno núcleo aparte da frente vindo dos Açores surpreender, este "exagero" de nem no Sábado estar tudo bem definido, poderia ser em parte verdade!
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Boas noites,

A animação está de regresso...:rain::rain::rain:

Bem, mas que ENORME saída! Prolonga o show até 3ª... pelo menos :D

Cumprimentos e vivá chuva :)
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Ò pessoal desculpem lá mas tenho mesmo que dizer isto:

Existem centenas, senão mesmo milhares de pessoas a ver este fórum... Quem vos vir dizer isto até vai pensar que vem aí um dilúvio igual ao da arca de Noé, de novo... :dry:

Tenham cuidado com o que escrevem. Apesar de concordar convosco e também estar contente do GFS ter quase "duplicado" a precipitação não é nada de espectacular, tendo em conta que ainda falta tempo e falta saírem mais RUN's.

Esperemos para ver se tudo se realiza mesmo ou se à última da hora é tudo tirado. Não me espantava nada.

E peço desculpa aos outros por este off-topic. Eu próprio já caí neste erro.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,173
Local
Setúbal
Posso me enganar mas a região de Lisboa e Setúbal podem ver tanta ou mais precipitação que o Norte :) espero que durante o dia todo de amanha isso fique mais claro :thumbsup:

 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Acho que em termos de análise sinóptica já foi tudo dito, com os dados até agora modelados. E, assim sendo, a não ser que aquele fluxo subtropical vindo dos Açores cave bastante ao aproximar-se da PI (não me parece provável, para além de nao ter muita força, vai limitar-se a ser absorvido pela frente), a única e remota hipótese que o sotavento algarvio tem de ver alguma chuva é a partir do final do dia de segunda, caso se forme a cutoff aqui na zona. Esta ultima saída do GFS mostrou qualquer coisa nesse sentido, mas falta tanto tempo que nem vale a pena entrar muito por aí. Quanto ao evento do fim de semana, parece cada vez mais óbvio não pingar nada aqui :(
 

ibmail

Cirrus
Registo
17 Abr 2008
Mensagens
17
Local
Cascais
Caros amigos, e excelentíssimos experts da meteorologia.

Antes de mais um bem aja a todos e votos de continuação do excelente trabalho que têm vindo a fazer neste site.

Gostaria de vos colocar a seguinte questão, se bem que sei que não terá uma resposta fácil e objectiva, mas cá vai.

Qual a vossa previsão quanto ao tempo que irá fazer na 1ª semana de Dezembro? Existirá alguma probabilidade de queda de neve na Serra da Estrela?

Grato pela atenção e um grande abraço a todos... :):)
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,173
Local
Setúbal
Caros amigos, e excelentíssimos experts da meteorologia.

Antes de mais um bem aja a todos e votos de continuação do excelente trabalho que têm vindo a fazer neste site.

Gostaria de vos colocar a seguinte questão, se bem que sei que não terá uma resposta fácil e objectiva, mas cá vai.

Qual a vossa previsão quanto ao tempo que irá fazer na 1ª semana de Dezembro? Existirá alguma probabilidade de queda de neve na Serra da Estrela?

Grato pela atenção e um grande abraço a todos... :):)

Falta muito tempo ainda é praticamente impossível de saber a esta distancia...mas sei que este mês até mais perto do fim vai ser muito difícil nevar o que não quer dizer que em Dezembro não neve logo na primeira semana.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Caros amigos, e excelentíssimos experts da meteorologia.

Antes de mais um bem aja a todos e votos de continuação do excelente trabalho que têm vindo a fazer neste site.

Gostaria de vos colocar a seguinte questão, se bem que sei que não terá uma resposta fácil e objectiva, mas cá vai.

Qual a vossa previsão quanto ao tempo que irá fazer na 1ª semana de Dezembro? Existirá alguma probabilidade de queda de neve na Serra da Estrela?

Grato pela atenção e um grande abraço a todos... :):)

em dezembro e normal teres mais frio na atmosfera que em inicios de novembro...na minha opiniao é possivel que neve mas para nevar ha que haver precipitaçao e é impossivel fazer uma previsao para um mes....
em termos climaticos a serra reune condiçoes medias favoraveis a queda de neve desde finais de nov. até março;)
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Previsão um pouco "estranha" do IM para o Norte, para o dia de sábado.

78153316.png

Trovoada seca? :confused: Há muito que não via previsões destas:Trovoada seca e vento forte (para o litoral norte, um pouquinho mais à esquerda, não para onde o cursor está...), que combinação perfeita... :p :confused:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.