Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas



Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Olá, ptuga. ;)

É normal na Oregon, isto porque o windchill normalmente só é calculado a partir de valores iguais ou inferiores a 10 ºC. Até se atingir esses valores da temperatura do ar, o windchill não tem efeito, ...

...

Apenas na Davis o windchill é sempre calculado, independentemente da temperatura do ar, mas quando esta é relativamente elevada, por muito vento que esteja o windchill irá sempre corresponder à temperatura do ar, de forma que não tem utilidade o cálculo desse índice e, por isso, na Oregon só mesmo com valores iguais ou inferiores aos 10 ºC.


A WMR200 não apresenta o valor do Chill na consola...mas, por exemplo, no Dashboard do Meteohub está sempre o valor da temperatura actual (como referias sobre a Davis) quando não existe valor para Chill pelos motivos indicados ;)


dashboardw.jpg
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Onde será então que posso conseguir uma estação meteo com 0.1mm de resolução'

Algumas LaCrosse WS3600 tinham!:sad:
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
A WMR200 não apresenta o valor do Chill na consola...mas, por exemplo, no Dashboard do Meteohub está sempre o valor da temperatura actual (como referias sobre a Davis) quando não existe valor para Chill pelos motivos indicados ;)

Exacto, no software mostrará sempre, procurei foi apenas referir-me à consola. ;)
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Onde será então que posso conseguir uma estação meteo com 0.1mm de resolução'

Algumas LaCrosse WS3600 tinham!:sad:

Isso é engano proveniente de alguns sites, mas a La Crosse nunca teve modelos com 0,1 mm de resolução. A série WS3600 (toda a gama) tem, por exemplo, uma resolução de 0,5 mm, mesmo sendo as estações de topo da La Crosse. O que acontece é que o pluviómetro trabalha com base em unidades inglesas, e vai arredondando. Por exemplo: 0,5 mm (0,508 mm). Em 5 mm acumulados já irá mostrar 5,1 mm, por causa dos erros de arredondamento, que não são erros, na realidade, mas sim bases em unidades inglesas, resultando nestas imperfeições. Mas não é só com as La Crosse que isso acontece.

Se queres melhor, tens a Davis, com pluviómetro de resolução a 0,2 mm.

Melhor que isso: Texas, Columbia, Vaisala. Soluções maioritariamente acima dos 3000 €, e Vaisala não me parece ser muito apetecível para muitos, sendo uma completa como as do IM numa gama que começa pelos 15.000 €.

Soluções mais adequadas para amadores e como tu, que ainda querem começar mais a sério, não ficam mal com uma resolução de 0,5 mm da La Crosse. Relembra-te das Oregon e da resolução de 1,0 mm.

Mas também podes adaptar um funil para melhorar a resolução de qualquer estação, calibrando a partir do diâmetro de captação.
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Isso é engano proveniente de alguns sites, mas a La Crosse nunca teve modelos com 0,1 mm de resolução. A série WS3600 (toda a gama) tem, por exemplo, uma resolução de 0,5 mm, mesmo sendo as estações de topo da La Crosse. O que acontece é que o pluviómetro trabalha com base em unidades inglesas, e vai arredondando. Por exemplo: 0,5 mm (0,508 mm). Em 5 mm acumulados já irá mostrar 5,1 mm, por causa dos erros de arredondamento, que não são erros, na realidade, mas sim bases em unidades inglesas, resultando nestas imperfeições. Mas não é só com as La Crosse que isso acontece.

Se queres melhor, tens a Davis, com pluviómetro de resolução a 0,2 mm.

Melhor que isso: Texas, Columbia, Vaisala. Soluções maioritariamente acima dos 3000 €, e Vaisala não me parece ser muito apetecível para muitos, sendo uma completa como as do IM numa gama que começa pelos 15.000 €.

Soluções mais adequadas para amadores e como tu, que ainda querem começar mais a sério, não ficam mal com uma resolução de 0,5 mm da La Crosse. Relembra-te das Oregon e da resolução de 1,0 mm.

Mas também podes adaptar um funil para melhorar a resolução de qualquer estação, calibrando a partir do diâmetro de captação.


Acho que realmente vou optar pela LaCrosse WS3600, a que está à venda aqui no Fórum.
Obrigado pela ajuda!:thumbsup:
 

migmor

Cirrus
Registo
30 Out 2008
Mensagens
54
Local
Lordelo-Paredes
Bom dia a todos.

Sou como todos vós um apaixonado pela meteorologia e afins...

Decidi comprar uma estação meteorologica +- pelo preço de 150€

Estava inclinado pela La Crosse WS-1516U-IT ou similar

O que me aconselham para um orçamento de +-150€?

Sou da zona do grande Porto e gostaria de a comprar numa loja fisica. Há lojas da especialidade nesta zona? E se avariar algum componente da estação, há quem se dedique á reparação das mesmas?

Agradecia a ajuda de todo e obrigado pelo excelente forum que faz as delicias de muitos, incluindo eu.

Obrigado
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Bom dia a todos.

Sou como todos vós um apaixonado pela meteorologia e afins...

Decidi comprar uma estação meteorologica +- pelo preço de 150€

Estava inclinado pela La Crosse WS-1516U-IT ou similar

O que me aconselham para um orçamento de +-150€?

Sou da zona do grande Porto e gostaria de a comprar numa loja fisica. Há lojas da especialidade nesta zona? E se avariar algum componente da estação, há quem se dedique á reparação das mesmas?

Agradecia a ajuda de todo e obrigado pelo excelente forum que faz as delicias de muitos, incluindo eu.

Obrigado

Olá e bem-vindo.

Se arranjas essa La Crosse numa loja física, talvez compense, mas se não for, arranja antes uma Oregon WMR100N ou uma PCE-FWS20, são ambas relativamente acessíveis e permitem ligação ao PC. Contudo é mais conhecida a Oregon WMR100N e tenho mais segurança para a defender.

Em qualquer dessas estações terás conexão ao PC, mas terás de arranjar posteriormente um abrigo para o termo-higrómetro, que será o passo seguinte. O importante agora é decidires-te na escolha.

A Oregon enunciada pode ser encontrada na Media Markt, mas alguém da zona do Porto disse que ela estava demasiado cara, a cerca de 240 €. Se a arrajares a 160 €, que é o preço normal em Lisboa - ou pelo menos era - aproveita. Caso contrário, podes comprar pelo www.ebay.de, mandando vir da Alemanha. Os portes são relativamente baratos, cerca de 20 €, e não pagas alfândega. Vinda da Alemanha facilmente acabará nos 120 €.

É certo que seria melhor arranjá-la numa loja física para o caso de uma possível reparação, mas dados os preços...

Toma uma decisão e vamos a isso. ;)
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Olá e bem-vindo.

...

A Oregon enunciada pode ser encontrada na Media Markt, mas alguém da zona do Porto disse que ela estava demasiado cara, a cerca de 240 €. Se a arrajares a 160 €, que é o preço normal em Lisboa - ou pelo menos era - aproveita. Caso contrário, podes comprar pelo www.ebay.de, mandando vir da Alemanha. Os portes são relativamente baratos, cerca de 20 €, e não pagas alfândega. Vinda da Alemanha facilmente acabará nos 120 €.

É certo que seria melhor arranjá-la numa loja física para o caso de uma possível reparação, mas dados os preços...

Toma uma decisão e vamos a isso. ;)



Daniel, desculpa lá discordar, mas acho que tu ao dares estes valores estás a iludir a malta :p

Nunca consegui ver a WMR100N (kit completo) ser vendida a esses valores :confused:

Na verdade, se algum HiperSuperMercado a vendeu a 160€...ou foi alguma promoção "doida" ou estaria certamente mal "marcada"


A WMR100N custará no melhor preço cerca de 200€/220€, isso sim!
:thumbsup:
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Na verdade, se algum HiperSuperMercado a vendeu a 160€...ou foi alguma promoção "doida" ou estaria certamente mal "marcada"


A WMR100N custará no melhor preço cerca de 200€/220€, isso sim!
:thumbsup:

Lembro-me que quando ela saiu custava 149 € na Media Markt da Luz, e depois passou para 160 €.

Se não se mantém, obrigado pela informação. ;)

Eles gostam de ir actualizando os preços com frequência. :lol:
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Uma pergunta: um amigo meu quer comprar uma estação por um preço á volta de 100€. Só que pretende que meça velocidade e direcção do vento, humidade, temperatura de bolbo seco e radiação solar e que registe as medições, isto para além da temperatura e pressão atmosférica. Medições de precipitação não são importantes para ele (para mim seriam). Será para a zona da Assafora, Sintra.
Se por este preço for possível arranjar tal máquina e alguém tiver conhecimento disso, agradeço.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Uma pergunta: um amigo meu quer comprar uma estação por um preço á volta de 100€. Só que pretende que meça velocidade e direcção do vento, humidade, temperatura de bolbo seco e radiação solar e que registe as medições, isto para além da temperatura e pressão atmosférica. Medições de precipitação não são importantes para ele (para mim seriam). Será para a zona da Assafora, Sintra.
Se por este preço for possível arranjar tal máquina e alguém tiver conhecimento disso, agradeço.

Por 100 € ? Nem pensar. :lol:

Isso só uma Oregon WMR100N + sensor UV ou qualquer série Oregon com sensor UV à parte e não fica nesse preço.

Preços actualizados em Portugal para a série WMR100N da Oregon. Subiram bastante. Agora rondam os 230 € em lojas físicas. No eBay alemão cerca de 120 €. Acrescem os portes, mas são baratos e não há pagamento de alfândegas dentro da UE.

A somar aos preços referidos, o sensor UV para a Oregon custa cerca de 60 € ou costuma rondar tal valor.


Portanto, para uma loja física em Portugal:

230 € (estação base)
60 € (+/-) (sensor UV, penso que tens de importar este sensor ou então tenta informar-te numa loja)
---
290 €


Importar pelo eBay alemão:

120 € (estação base)
60 € (+/-) (sensor UV, importado do estrangeiro, aconselhável da Alemanha)
30 € (+/-) (portes de todo o material)
---
210 €


Preços obviamente a incluir o sensor UV da Oregon, senão seriam mais baratos pelo menos 60 €. Os próprios portes podem ser ligeiramente mais baratos se não comprares o sensor UV, por ser menos material embalado, e assim o preço ainda seria menor.

Ainda assim uma qualquer Oregon com um sensor UV incluído, seja a série WMR100N ou não, aproxima-se mais do preço que pretendes.

Uma Davis com sensor UV (versão plus) já será bem mais cara e está longe de cumprir o patamar de preços que estipulaste.

A correspondente a esses requisitios será a Davis Vantage Pro2 Plus Wireless, versão 6162 ou então a versão 6163, ambas incluem os sensor UV e solar. A diferença entre as versões é a existência, na segunda, de um ventilador de 24h no RS.

---

Para a Davis, preços normalmente praticados:

6152 (versão base Vantage Pro2)
6153 (inclui Fan-Aspirated Radiation Shield [FARS 24h])
6162 (o que o modelo 6152 traz de série + sensor UV + sensor solar)
6163 (o que o modelo 6152 traz de série + FARS 24h + sensor UV + sensor solar)


Se comprares pelo ebay alemão ou americano (este último aparentemente mais barato, mas depois está sujeito a taxas alfandegárias e outros direitos aduaneiros) estes serão os preços, falando por alto (os preços baixaram):

6152 (cerca de 550 €)
6153 (cerca de 760 €)
6162 (cerca de 900 €)
6163 (cerca de 1180 €)



As que pretendes estão a negrito. Nestes casos da Davis estou a dar-te o preço final delas com portes e alfândega na chegada a Portugal, caso venham dos EUA. Preços normalmente praticados mais as despesas inerentes. Se encomendares da Alemanha o preço base será mais caro mas já não pagarás alfândega. Sairá mais ou menos nos mesmos preços para todas as versões.

Atenção que estes preços não incluem o datalogger, que é necessário para conectar a estação ao PC e enviar dados para a internet. Se o encomendares separadamente sairá mais caro, pois terás de pagar novos portes para esse material, vindo separadamente.

O preço unitário dele ronda normalmente os 120 € + 30 € (portes) + alfândega (20 % do preço base + portes + taxas mínimas).

Encomendado separadamente fica num preço final na casa dos 160 €.

Se o encomendares junto com a estação ficará normalmente pelos 120 € por não acrescerem portes nem alfândegas separadamente ao preço.
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Caro Daniel, obrigado pelo trabalho:):. Aqui o meu colega não quer saber o indice de UV pelo que o sensor UV não sei se será o que ele precisa. Ele quer medir a radiação solar perpendicular que se mede geralmente em Watt/m2. Parece que o instrumento que mede isso se chama Piranómetro (coisa de que eu nunca ouvi falar). Se esse Piranómetro se pode ligar a uma estação meteorológica também não sei...

O objectivo é medir durante cerca de um ano as condições meteorológicas locais para obter dados suficientes para fazer uma simulação dinâmica de uma vivenda com um bom comportamento térmico, a projectar futuramente.

Pelo que percebi, 100€ não dão para o que quer, talvez o dobro e mesmo assim...:lol: