Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Diferenças significativas a fazerem-se notar a partir das 144H em ambos os modelos GFS na RUN das 18 e ECMWF na Run das 12H. O ECMWF parece-me mais "optimista" com uma depressão que entraria pelo Noroeste do Continente e traria frio,precipitação e quem sabe em forma de neve a cotas razoáveis. Esperemos e como dizem os mestres, que o ECMW seja mais eficiente em previsões de médio-longo prazo!
 


Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Era bom, não era?:cold:

gfs2216.png
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Não tencionava comentar enquanto não visse nada de jeito nas 120 horas mas estou a ver que assim ficava sem comentar até ao Natal !!

Ora bem o que se pode ver é que as coisas estão mais ou menos definidas até ás 180h, com chuva moderada alternando periodos de sol a Norte e Centro, e no sul ... bastante sol alternando com chuviscos !!
Após as 180 horas neste momento parece existir uma mudança de padrão, quer modelado pelo GFS quer pelo ECM, que mostram uma provável entrada cujo AA ainda bem presente a Oeste da PI poderá para não variar, atirá-la para Espanha conforme mostrou o GFS nesta run das 06h.

Como dizia após a 180h parece exisitir ventos predominantes de NO com precipitação sob a forma de aguaceiros a norte e centro e algum chuvisco a sul !!

Resumindo, se há dois dias atrás aqui no sul parecia que finalmente se veria alguma coisa de jeito no final do mês ou inicio de Dezembro está cada vez mais distante que isso possa acontecer com o predominio do AA a Oeste !!

Mais uma vez um adiar constante das situações de instabilidade mais a sul !!

Veremos o que acontece pra 2ª semana de Dezembro, se existe uma inversão do AA ou se fica eternamente colado ao sul de Portugal !!

Embora que uma mudança de padrão na 1ª semana de Dezembro não seja de descurar ainda ....
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
vamos ver se mantem a tendencia.
Se mantiver acho que é uma situação a acompanhar.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Ela ainda lá continua, e agora ainda alarga ao Atlântico e Alentejo.
:lol:

Que estupidez...:lmao:


Decerto será, mas como disse um colega, pela manhã, comparei as temperaturas, e não me parece fiável.

Resumindo, é acima de 180h, portanto, no comment.;)

Além de ser para lá das 180h, a escala também é diferente. Muito menos pormenorizada.
Se forem ver a temperatura aos 850hPa e a ISO 0, vêem quem não é caso para nevar nem no litoral nem no Atlântico. A ISO 0 anda nos 1200m. Suficiente para nevar nas terras altas.
Devido à menor resolução do segundo painel, o sinal de neve das terras altas é um gigante quadrado branco que abarca o litoral e o atlântico.
 

cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
Boas,

Pelo que vejo nas Runs para os 1ºs dias de Dezembro é provável nevar nas terras altas, certo?

e até nas baixas ..... coisa que também não seria de admirar... até porque ainda em janeiro deste ano nevou bem em beja e até no algarve....

mas pronto.... são previsões a muito longo prazo que dificilmente se concretizarão
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
Boas,

Pelo que vejo nas Runs para os 1ºs dias de Dezembro é provável nevar nas terras altas, certo?

Se se mantiver esta tendência tudo indica que poderá nevar a cotas médias no interior Norte e Centro, mas a esta distancia temporal os modelos alteram os cenários constantemente, o que hoje é um nevão amanha pode ser um dia de sol;)

Só acredito neste cenário se continuar a estar presente nas runs dos proximos dias:)

Será que podemos vir a ter neve aqui por Bragança? Só daqui a uns dias saberemos a resposta :)
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
Um bem haja a todos!
Chegando a minha estaçao favorita cá estou eu novamente! :D

O que posso dizer é que como tudo indica iremos ter neve a cotas medias para a semana que vem, mas nunca a cotas baixas.

AEMET e wunderground ja colocam neve para bragança e para aquela regiao.

Uma situaçao a acompanhar com atençao. ;)
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Até Quarta vamos ver as mínimas a caírem e a formação de nevoeiros e de geada, a partir de quarta e até sexta temos a possibilidade de chuva moderada pontualmente forte em especial no Centro e Sul que vai saber bem aos Algarvios... Depois ai sim vejo a possibilidade de uma entrada fria de NW para os últimos dois dias deste mês (29 e 30) com neve a cotas médias e altas ;)
 
M

Membro excluído 274

Boa saída do GFS! :D

gfs-2-90_wtu5.png


Mantém a tendência de entrada fria para o início de Dezembro!

gfs-2-174_ubf3.png


gfs-0-180_tkk8.png


Está pelo menos a passar para o 1º Painel!

gfs-1-180_ljs4.png


Esperemos pelos ensembles!:thumbsup:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.