São Paulo: registros e tempo agora!

Fábio Luiz

Cumulus
Registo
16 Nov 2006
Mensagens
294
Local
São Paulo (761m), Brasil
Hoje tivemos um dia de sol forte e céu limpo em São Paulo, surgiram apenas algumas poucas nuvens, que eram minúsculas. A mínima foi de exatos 18°C e a máxima foi de 29,6°C no meu bairro. Agora, céu limpo e 20,8°C, agradável. Amanhã devemos ir aos 30°C e no domingo e na segunda-feira deve chover bem por aqui (principalmente segunda), de acordo com vários modelos e previsões de vários sites de meteorologia.
 


Fábio Luiz

Cumulus
Registo
16 Nov 2006
Mensagens
294
Local
São Paulo (761m), Brasil
Tive 33,3ºC de maxima hoje em São Paulo....foi um inferno :hehe: , a previsão é domingo dê uma refrescada na chegada de uma nova frente fria...vamos ver.....:)

Hoje foi muito quente mesmo, apenas a madrugada foi agradável com 16,9°C, durante a tarde a temperatura chegou aos 32,8°C na zona leste de São Paulo (bairro da Vila Carrão, a 761m), no período da tarde algumas nuvens até passavam em frente ao sol, mesmo assim foi um forno, horrível. Amanhã ainda acima dos 30°C, mas domingo refrescará mesmo :D No momento faz 23,9°C, um pouco quente.
Hoje o que me surpreendeu foi a elevadíssima amplitude térmica no aeroporto de Guarulhos, com mínima de 13°C e máxima de 32°C, amplitude de 19°C :surprise:
 
Última edição:

Fábio Luiz

Cumulus
Registo
16 Nov 2006
Mensagens
294
Local
São Paulo (761m), Brasil
Durante a madrugada de hoje fez calor, mas tivemos pancadas de chuva moderada que acumularam 7mm, e elevam o acumulado do mês para 89mm no meu bairro, na zona leste. Mas agora faz bastante calor, pior que ontem, temos no momento 28,8°C às 10:25 (mas é o sol das 9:25, devido ao horário de verão), e ventos moderados vindos de norte, que aumentam ainda mais o calor.
 

Fábio Luiz

Cumulus
Registo
16 Nov 2006
Mensagens
294
Local
São Paulo (761m), Brasil
FORTE TEMPORAL, COM RAIOS, TROVOADAS E VENTANIA EM SÃO PAULO

Relato grande, mas vale a pena ler!! Ontem a noite estava um pouco quente em São Paulo, mas como o tempo nublou completamente durante a madrugada a temperatura parou de cair, ficando acima dos 23°C no meu bairro (Vila Carrão, a 761m de altitude) durante a primeira metade da madrugada. Por volta das 3h30, pancadas de chuva moderadas começaram a ocorrer em boa parte da cidade, aqui na zona leste elas acumularam 7mm e no INMET pouco mais de 10mm, e apesar de ter acumulado pouco, a chuva provocou 10 pontos de alagamento, segundo o CGE, o Centro de Gerenciamento de Emergências. Devido à chuva, a temperatura caiu um pouco, mas ainda assim ficou acima dos 21°C no restante da madrugada. Com o amanhecer a temperatura entrou em rápida ascensão, já fazia mais de 27°C às 9h e mais de 29°C às 10h30 no meu bairro, com fortes rajadas de vento vindas de norte, a temperatura seguiu subindo e a máxima foi de 31°C nos três aeroportos da Grande São Paulo, fez 32,1°C no Mirante de Santana e 32,8°C aqui na zona leste (mesma máxima que ontem). No fim da tarde o tempo nublou, pensei que choveria apenas moderadamente, mas nuvens carregadas começaram a surgir na capital paulista, as imagens de radar indicavam chuva forte na zona sul e temporal vindo do norte da Grande São Paulo. Este temporal veio avançando, atingiu Guarulhos, depois a região da Penha, até que às 18h25 chegou à Vila Carrão. Foi um forte temporal, com dezenas e mais dezenas de fortes raios que caíam perto daqui, com fortes trovoadas, além de rajadas de vento que sem dúvida passaram dos 60km/h no meu bairro, em cerca de 35 minutos choveu 40mm por aqui, um forte temporal que fez o CGE declarar estado de atenção em toda a cidade, tivemos mais 35 pontos de alagamentos, sendo que muitos deles intransitáveis, como no Aricanduva (como sempre), bairro vizinho ao meu aqui na zona leste da cidade, onde a situação ficou complicada, um Deus nos acuda, realmente a chuva foi bem forte aqui na zona leste, que foi a parte da cidade mais atingida. A chuva de hoje foi uma das mais fortes do ano, e o acumulado do dia foi o terceiro maior do ano de 2006, perdendo apenas para 77mm no dia 29 de março e 63mm em 8 de fevereiro. Durante a chuva a temperatura despencou para 20,4°C, nova mínima de hoje! Depois do temporal, a chuva tornou-se moderada até que parou totalmente a poucos minutos atrás, no total da chuva desta noite tivemos 52mm, que somados aos 7mm da madrugada, deixa o acumulado deste sábado em 59mm e eleva o acumulado deste mês para 141mm, portanto já estamos dentro da média (esperava abaixo da média, me surpreendi positivamente). Agora temos tempo nublado, a temperatura atual é de 20,7°C. Acredito que não choverá mais hoje, porém amanhã volta a chover, prevejo chuva moderada, principalmente à tarde e à noite, e a semana também deve começar com chuvas, além do volume pluviométrico muito elevado de hoje, devemos ter bons volumes de chuva nos próximos dias também aqui em São Paulo.
 

VII

Cirrus
Registo
14 Jun 2006
Mensagens
33
Local
Costa de Caparica
Caro Fábio Luiz.
Estava a reparar na tua assinatura e vejo que tens a máxima e mínima do ano no mesmo mês!
Um diferença de 30ºC em 10 dias.
Isso foi mesmo assim, ou tem erro?
 

Fábio Luiz

Cumulus
Registo
16 Nov 2006
Mensagens
294
Local
São Paulo (761m), Brasil
Caro Fábio Luiz.
Estava a reparar na tua assinatura e vejo que tens a máxima e mínima do ano no mesmo mês!
Um diferença de 30ºC em 10 dias.
Isso foi mesmo assim, ou tem erro?

Aqui no Brasil as estações do ano não são definidas, podem ocorrer períodos de temperatura amena no verão e sempre ocorrem ''veranicos'' no inverno, isto é, alguns dias com temperaturas bastante elevadas e forte calor. No dia 4 de setembro uma intensa onda de frio chegou à minha cidade (São Paulo), com isso a temperatura caiu muito, sendo a menor em três anos, mínima de 5,2°C. Depois tivemos um período de ausência de frentes frias, com isso uma massa de ar quente começou a ganhar força, e ainda tivemos um aquecimento pré-frontal (aquecimento antes da chegada da frente fria), com isso a temperatura subiu aos 35,9°C no dia 15, sendo a maior do ano no meu bairro (já no instituto que mede as temperaturas oficiais da cidade, a maior temperatura foi em janeiro). Bom, é isso, espero ter esclarecido a dúvida, mas se ainda há alguma dúvida, pode perguntar! :thumbsup:
 

Fábio Luiz

Cumulus
Registo
16 Nov 2006
Mensagens
294
Local
São Paulo (761m), Brasil
Hoje tivemos um dia nublado e agardável, choveu moderado de madrugada e choveu fraco á tarde, com algumas trovoadas, a mínima foi de 19,6°C, máxima 24,3°C e no momento faz 21,3°C.
 

Fábio Luiz

Cumulus
Registo
16 Nov 2006
Mensagens
294
Local
São Paulo (761m), Brasil
Balanço da semana de 20 a 26/11 em São Paulo

MÍNIMA: 15,4°C
MÍNIMA MAIS ALTA: 20,0°C
MÍNIMA MÉDIA: 17,9°C
DESVIO DA MÉDIA: + 1,3°C

MÁXIMA: 32,8°C
MÁXIMA MAIS BAIXA: 21,3°C
MÁXIMA MÉDIA: 28,1°C
DESVIO DA MÉDIA: + 2,2°C

MÉDIA DA SEMANA: 23,0°C
DESVIO DA MÉDIA: + 1,8°C

PRECIPITAÇÃO ACUMULADA: 76mm
 

Fábio Luiz

Cumulus
Registo
16 Nov 2006
Mensagens
294
Local
São Paulo (761m), Brasil
Ok
Está explicado.;)
Mas estou impressionado com essa amplitude térmica em 10 dias.:surprise:

Pois é, eu também!! :surprise: Não me lembro de ter tido uma amplitude tão grande em tão pouco tempo aqui antes disso!
 

Fábio Luiz

Cumulus
Registo
16 Nov 2006
Mensagens
294
Local
São Paulo (761m), Brasil
Hoje tivemos uma manhã e início de tarde com aberturas de sol aqui em São Paulo, mas antes do meio da tarde choveu forte durante cerca de uma hora, e depois seguiu chovendo fraco. O CGE decretou estado de atenção em toda a cidade, e registrou 30 pontos de alagamento, sendo 5 intransitáveis. Ao todo choveu 41mm no meu bairro, elevando o mês para 199mm. Já a temperatura esteve agradável, mínima 20,2°C, máxima 25,4°C e agora faz 21,0°C. Fui a Araçoiaba da Serra e também tivemos sol entre muitas nuvens lá, no caminho, houve uma pancada de chuva muito rápida na cidade de São Roque.
 

Fábio Luiz

Cumulus
Registo
16 Nov 2006
Mensagens
294
Local
São Paulo (761m), Brasil
Ontem (terça-feira, dia 28) tivemos uma manhã com sol entre muita nebulosidade em São Paulo, no período da tarde também ocorreram algumas aberturas de sol, que elevaram a máxima para 25,5°C no meu bairro (já a mínima foi 19,9°C), nuvens carregadas surgiram no fim da tarde e tivemos 4mm em 15 minutos (acumulado do mês, até ontem, 203mm), mas chvoeu forte a até muito forte em outros locais da Grande SP, a região mais atingida foi o ABC paulista, com alagamentos intransitáveis, um deles foi na rodovia Anchieta. O CGE decretou estado de atenção em toda a cidade ontem, e registrou 13 pontos de alagamento.