Seguimento Interior Norte e Centro - Novembro 2009



AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Trás-os-Montes, terra de contrastes.
E às 11h tínhamos um grande contraste até relativamente perto.

Mogadouro seguia com a temperatura mais alta do continente: 18,6ºC. (Humidade relativa: 100%)
A nordeste Miranda do Douro, com a temperatura mais fria do país: 3,9ºC (Humidade relativa: 39%)

123wz.jpg
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Trás-os-Montes, terra de contrastes.
E às 11h tínhamos um grande contraste até relativamente perto.

Mogadouro seguia com a temperatura mais alta do continente: 18,6ºC. (Humidade relativa: 100%)
A nordeste Miranda do Douro, com a temperatura mais fria do país: 3,9ºC (Humidade relativa: 39%)

Custa a acreditar em tamanha discrepância, deve ter a ver com o nevoeiro existente nos outros locais.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Custa a acreditar em tamanha discrepância, deve ter a ver com o nevoeiro existente nos outros locais.

Exacto!

Parte da região ainda está a esta hora envolvida em nevoeiro.
A outra parte, mais alta, está com sol e no caso de Mogadouro, com a humidade relativa até bastante baixa - a mais baixa registada no país àquela hora.

 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Exacto!

Parte da região ainda está a esta hora envolvida em nevoeiro.
A outra parte, mais alta, está com sol e no caso de Mogadouro, com a humidade relativa até bastante baixa - a mais baixa registada no país àquela hora.

Interessante imagem, André, e no oceano já se vislumbram umas formações de nuvens com bom aspecto, a caminho aparentemente da PI!;)
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Aqui em Bragança tivemos uma manhã de nevoeiro, a minha mínima desceu até aos 3.6ºC.
Neste momento a minha estação marca 8.9ºC, o nevoeiro já dissipou e o céu apresenta algumas (poucas) nuvens.

Contrastes interessantes em terras Transmontanas;)
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Custa a acreditar em tamanha discrepância, deve ter a ver com o nevoeiro existente nos outros locais.

De facto uma discrepância enorme, provavelmente há algo de errado com a estação de Mogadouro uma vez que segundo o IM já vai nos 22 graus às 12 horas, enquanto as terras à volta nem aos 10 chegam...:huh:

Certo que o nevoeiro persistente não deixa a temperatura subir...mas 22 graus para aquela localização e mesmo com a humidade de 33 % ( o ar mais seco facilita o aquecimento) parece-me exagerado...nem no Algarve está tão "quente"...

meteo.png


:huh:
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Também me parece estranho realmente.. Parece quase impossível :shocking:
Pode ser um problema na estação..

Bom, mas estando ainda a debitar dados no site, e fazendo o pressuposto (que pode ser errado!!) que os dados estão bem.. Só me ocorre uma coisa, vendo a escalada da temperatura, queda da humidade, e direcção do vento (NE).. Se estiver nevoeiro numa zona a NE de Mogadouro, havendo alguma elevação importante pelo meio, esse nevoeiro ao ser levado em direcção a essa elevação poderia deixar aí toda a humidade quase (precipitando qualquer coisa até), e depois descer para Mogadouro ar muito mais seco, que assim aquece imenso, um verdadeiro efeito Fohen à séria.. É a única hipótese se os dados tiverem bem..

Mas eu não conheço a orografia da região.. Se será o caso..


Mas é realmente uma discrepância enorme... :intrigante:
 

Serrano

Cumulonimbus
Registo
9 Nov 2005
Mensagens
2,100
Local
Covilhã - 775m
Céu limpo na Covilhã, com 14 graus na zona baixa da cidade. A mínima cifrou-se em 4.5 graus no meu ponto de observação, porque às 09:30h o termómetro do carro chegou a marcar 3.5 graus junto ao acesso Covilhã Norte à A23 e ainda persistia o nevoeiro nessa área.
 

GARFEL

Cumulus
Registo
5 Set 2008
Mensagens
344
Local
Tomar - http://carpaxion.blogspot.com
Pode acontecer... Bragança ainda se encontra num ponto relativamente alto. Em dias de inversão térmica o ar frio acumula-se em locais de menor altitude. Tomar é um sítio (entre outros) privilegiado para a observação destes fenómenos. :)

pois
realmente pode acontecer
eu só postei porque não é comum
e a estação deve estar prá i a 70/80m altitude
apenas :sad:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Também me parece estranho realmente.. Parece quase impossível :shocking:
Pode ser um problema na estação..

Bom, mas estando ainda a debitar dados no site, e fazendo o pressuposto (que pode ser errado!!) que os dados estão bem.. Só me ocorre uma coisa, vendo a escalada da temperatura, queda da humidade, e direcção do vento (NE).. Se estiver nevoeiro numa zona a NE de Mogadouro, havendo alguma elevação importante pelo meio, esse nevoeiro ao ser levado em direcção a essa elevação poderia deixar aí toda a humidade quase (precipitando qualquer coisa até), e depois descer para Mogadouro ar muito mais seco, que assim aquece imenso, um verdadeiro efeito Fohen à séria.. É a única hipótese se os dados tiverem bem..

Mas eu não conheço a orografia da região.. Se será o caso..


Mas é realmente uma discrepância enorme... :intrigante:

Em dias de vento, essa estação é sempre aquela que em Trás-os-Montes apresenta os valores médios de velociadade de vento mais elevados.
Facilmente ultrapassa dos 60km/h de velocidade média de vento.
Por isso, suponho que a estação deve estar situada num lugar elevado.