Bólide sobre Lisboa?

Oriolus

Cirrus
Registo
8 Nov 2008
Mensagens
6
Local
Loures
Ontem pelas 20h50 encontrava-me na conduzir na rua Actor Vale em Lisboa, e estava voltado para sul. Subitamente apareceu no céu, justamente do lado sul, o que me pareceu ser um enorme meteoro de cor esverdeada, com magnitude -6 ou talvez mais brilhante. Era muito rápido e quase não deixou rasto. Dirigia-se para SSW.

Devido à presença de prédios, o horizonte não se encontrava totalmente desimpedido e por isso só vi a parte final do suposto meteoro.

Gostava de saber se mais alguém testemunhou esta ocorrência e pode dar elementos adicionais.

Obrigado.
Oriolus
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
eu ja varias vezes vi a ISS a cruzar o ceu movendo-se para E/SE....o brilho costuma ser mais forte que o de vénus e de uma cor amarelada ou avermelhada consoante as poeiras atmosfericas;)
pelo que me dizes nao deve ser a ISS mas outra coisa qualquer......
 

Oriolus

Cirrus
Registo
8 Nov 2008
Mensagens
6
Local
Loures
eu ja varias vezes vi a ISS a cruzar o ceu movendo-se para E/SE....o brilho costuma ser mais forte que o de vénus e de uma cor amarelada ou avermelhada consoante as poeiras atmosfericas;)
pelo que me dizes nao deve ser a ISS mas outra coisa qualquer......

não era seguramente a ISS. Já vi a ISS em diferentes ocasiões e é muito diferente: a ISS demora 5 minutos a atravessar o céu e este fenómeno durou 1 ou 2 segundos; além disso a ISS dirige-se invariavelmente para nordeste ou sueste e nunca para sul ou sudoeste.

Também não podia ser um Iridium, pois estes satélites seguem uma linha norte-sul e deslocam-se mais lentamente.