Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.


Pedro André

Cirrus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
48
Local
Lisboa
É verdade que as cotas estão boas para nos dar alegrias, mas... a falta de precipitação a horas certas é sempre um problema e parece que desta vez não será excepção! :unsure: Pois de nada servem sem precipitação!:(

Cá para mim as cotas serão:

Domingo: 800m (ao final do dia) com pouca precipitação.
2ª Feira: 700m (de manhã) precipitação quase nula.

A maiores altitudes (Montalegre, Castro Daire e zonas de Montanha) aí sim poderão ver boas acumulações!:cold:

Olá, boa noite! Eu sou de Castro Daire e tenho bastante interesse por meteorologia, e por isso venho frequentemente ao vosso forum, principalmente nesta altura de Inverno em que os fenómenos mais excepcionais estão no seu "auge".

E não resisti a responder a essa observação.
Acha mesmo que no dia 29 poderemos contar com uma boa acumulaçao de neve em Castro Daire?
Fiquem bem.
 
M

Membro excluído 274

Olá, boa noite! Eu sou de Castro Daire e tenho bastante interesse por meteorologia, e por isso venho frequentemente ao vosso forum, principalmente nesta altura de Inverno em que os fenómenos mais excepcionais estão no seu "auge".

E não resisti a responder a essa observação.
Acha mesmo que no dia 29 poderemos contar com uma boa acumulaçao de neve em Castro Daire?
Fiquem bem.

Boa noite Pedro, não sou certamente a pessoa mais indicada para lhe responder, não sou meteorologista mas tal como todos por aqui tenho uma paixão tremenda por tudo isto e vou na medida do possível tendo as minhas limitações moldando possíveis cenários!;)

Na minha opinião a sua região poderá destacar-se devido à sua altitude, pois é graças a ela que poderão ter os factores necessários reunidos, ou seja o frio em altitude e a precipitação à hora certa. :cold:

Eu acredito que a manter-se o cenário actual tenha uma nevada, grande? pequena? Já não vou tão longe! ;) Vamos lá ver se os modelos não nos traem!:)

Previsão AEMET para a Cordilheira Cantábrica:

5.- PRONOSTICO PARA EL DIA 29 (DOMINGO)

CIELOS NUBOSOS A MUY NUBOSOS. CHUBASCOS DEBILES CON PROBABILIDAD
DE SER LOCALMENTE MODERADOS Y PROBABLES TORMENTAS EN LA MITAD
SUR. COTA DE NIEVE EN DESCENSO DESDE LOS 1000 HASTA LOS 500
METROS AL FINAL
. TEMPERATURAS SIN CAMBIOS. HELADAS DEBILES EN
ZONAS ALTAS. VIENTO DEL SUROESTE FLOJO.

Haja precipitação!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Pelos modelos parece-me que mesmo os próximos dois dias estão muito inconclusivos pois por exemplo basta olhar para ontem e olhar para hoje em termos da precipitação prevista !!

Olhando para o ECM e para o GFS pouca coisa tem a ver principalmente olhando para a ultima saida do ECM !!!
Muito muito má ... em termos a mais longo prazo !!
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Pelos modelos parece-me que mesmo os próximos dois dias estão muito inconclusivos pois por exemplo basta olhar para ontem e olhar para hoje em termos da precipitação prevista !!

Olhando para o ECM e para o GFS pouca coisa tem a ver principalmente olhando para a ultima saida do ECM !!!
Muito muito má ... em termos a mais longo prazo !!

Mas pelo contrário o GFS parece-me muito boa!:D
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Aí vem animação para o fim de semana..
Agitam-se as hostes. Multiplicam-se posts sobre as incidências e possíveis ocorrências.A cota de neve, qual bolsa de valores em conjectura
instável , ora vai subindo ora vai descendo,ao sabor das runs e as precipitações,ora são generosas ora discretas.
Mas seja como for, que haja desde logo esta Animação.
É sempre preferível àquela estagnação tão característica
que afecta a nossa região mesmo depois de acabado o Verão.
O que aí vem, que venha .
Depois (na próxima semana) ,há quem insista em mais precipitações ,
sobretudo a norte, há outros que dizem que não e amanhã , sobre isso mudarão de opinião e trocarão de posição. Nada que não tenha ocorrido já
em anteriores situações.
Pois se, por vezes surgem nuances para o dia seguinte,se há dias que ainda surpreendem ,o melhor é não alargar tanto o nosso campo de visão
e prudente será, quedar-mo-nos pelo fim de semana…
E assim sendo, " Um Bom fim de semana para todos" com muita Animação...
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,966
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia.

Nas cartas do meteociel, o GFS até às 180h, mostra-nos a presença de um bom AA na zona sul da Gronelândia. Será este um bom indicador para nós? Pelo menos promete empurrar as depressões uns graus mais para sul, o que para todo o país poderia ser interessante.
Será esta a mudança de padrão tão anunciada?:rolleyes:
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Também vou ser um pouco Herege:). Devia ser proibido chover na zona de Sintra a partir das 15:00h de todos os Sábados até ás 15:00 de todos os Domingos:) Antes e depois podia chover á vontade...:rain:
Estou a brincar mas parece que mais uma vez as previsões apontam para chuva logo a partir da madrugada de Domingo o que dá pouco jeito para quem pratica desporto ao ar livre da parte da manhã. Com lama também é engraçado mas dá mais trabalho;)
Aliás, chuva parece que é o que não vai faltar nos próximos tempos o que é bom para os nossos solos que bem precisados de água andam. Pelo que se vê aproxima-se um Inverno a sério o que dá sempre grandes alegrias aos membros deste fórum.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bons dias,

Ora aí está o frio...:cold::D

parece que Domingo vai ser um dia interessante para condições de neve nomeadamente em cotas ( talvez) acima dos 1000 m no Norte e Centro,e depois da passagem da frente , isto associado a bastante instabilidade ( boas células convectivas no ar frio pós frontal) que podem proporcionar aguaceiros intensos e até trovoada com queda de granizo..

Atenção também ao vento NW que provocará uma sensação de frio ainda maior...:cold:

A Serra da Estrela deverá acumular bastante neve ( com mais consistência e espessura) na zona acima dos 1500/ 1700 metros... o 1º nevão da época?

Vamos aguardar pois até lá ainda vai ajustar, mas provavelmente teremos a 1º entrada fria digna deste nome neste Outono/Inverno...:thumbsup:

gfs084.png
 
Estado
Fechado para novas mensagens.