Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Mas que péssima run do GFS, que além de tirar a precipitação toda do Algarve para Domingo e Segunda, apenas a mete praticamente toda a norte de Sintra-Estrela. Está a ser uma desilusão depois de tanta expectativa que esta situação criou. E depois desta já mini-frente, metem AA por tudo o que é lado. Apenas a longo prazo se vê alguma coisa, mas como se sabe isso não vale nada.

Está a tardar... e percebo perfeitamente o desespero dos algarvios, parece bruxedo. Já os nortenhos vão ser contemplados com mais uma boa rega, poderão estar muitas horas a chover seguidamente.
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bons dias,

já começo a ver algumas semelhanças com a Júlia nesta frente de Sábado/Domingo...

Notem a evolução para as horas seguintes no GFS como a frente se desloca mais na diagonal SW/NE afectando prolongadamente o Norte e Litoral Centro... practicamente não tocando no Algarve...( mas isto claro é o que o modelo nos diz de momento...)

Se for uma frente muito activa então teremos longos periodos de chuva a poder causar problemas aqui para algumas zonas do Norte já encharcadas por anteriores eventos...

gfs254.png


Precipitações entre 60/70 mm ou mais em 24 horas são possíveis em alguns locais... mas tudo vai depender da actividade da frente...e isso só na altura o saberemos...

As previsões do IM já falam em chuvas fortes para Sábado e sobertudo Domingo...

O meteograma do Freemeteo baseado no GFS mete uns impressionantes 128.7 mm aqui para o Porto...Grande parte deles no Sábado e Domingo....

Uma Júlia 2 ??:huh::unsure:
 

Gongas

Cumulus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
454
Local
Coimbra 114m
Bom dia, apesar de não muito participativo, sou um membro que consulta assiduamente este site, mas quero dizer que já não há pachorra para tanto choradinho do pessoal do sul. è constantemente o lamentar de as depressões não atingirem o sul. Tal como eu, acredito que outras pessoas sintam o mesmo que eu! E quem me dera ter um dia de sol radioso, que é coisa que há muito é uma miragem.
Depois é prefeitamente normal no norte chover mais do que no sul e também há que ver que ainda nem entrámos no Inverno.
Espero não levaram a mal este comentário, mas imaginem agora todo o pessoal do norte vir também para aqui reclamar, mas com a chuva.
Desculpem este off-tópico.
 

ruimartins

Cirrus
Registo
29 Out 2008
Mensagens
29
Local
Braga
Bom dia, apesar de não muito participativo, sou um membro que consulta assiduamente este site, mas quero dizer que já não há pachorra para tanto choradinho do pessoal do sul. è constantemente o lamentar de as depressões não atingirem o sul. Tal como eu, acredito que outras pessoas sintam o mesmo que eu! E quem me dera ter um dia de sol radioso, que é coisa que há muito é uma miragem.
Depois é prefeitamente normal no norte chover mais do que no sul e também há que ver que ainda nem entrámos no Inverno.
Espero não levaram a mal este comentário, mas imaginem agora todo o pessoal do norte vir também para aqui reclamar, mas com a chuva.
Desculpem este off-tópico.


OFFTOPIC
Subscrevo.
De facto, como amante do mau(bom) tempo, compreendo a frustração do pessoal do Sul mas há outros tópicos para lamentar sucessivamente as saídas...
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Bons dias...

Bem, palavras para quÊ???

Que desilusão, uma atras da outra... O que seria a tempestade do ano, não irá passar nestas bandas os miseros 0.000000mm de precipitação!!

Que suicidio, que tédio!!

E em 180h , V.R.S.A. não passará 0.1mm segundo os meteogramas..

:suicidio::evilmad:

A 7 dias do evento = 110mm +-

A 6 dias = 80mm +-

A 5 dias = 30mm +-

A 4 dias = 20mm +-

A 3 dias = 10mm+-

A 2 dias = 0.0mm +-

SERÁ ISTO CASTIGO??

Enfim, palavras para quê!!!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O que é demais cheteia e está já a tornar-se tedioso seguir este tópico. Quem vem aqui é para ler e discutir previsões e não para ler lamentos que não resolvem nada nem mudam a vida de ninguém. Como já foi referido, há variados tópicos mais adequados no fórum e o que for mensagem de puro lamento sem qualquer valor acrescentado será movido para outro local.
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Bom dia, apesar de não muito participativo, sou um membro que consulta assiduamente este site, mas quero dizer que já não há pachorra para tanto choradinho do pessoal do sul. è constantemente o lamentar de as depressões não atingirem o sul. Tal como eu, acredito que outras pessoas sintam o mesmo que eu! E quem me dera ter um dia de sol radioso, que é coisa que há muito é uma miragem.
Depois é prefeitamente normal no norte chover mais do que no sul e também há que ver que ainda nem entrámos no Inverno.
Espero não levaram a mal este comentário, mas imaginem agora todo o pessoal do norte vir também para aqui reclamar, mas com a chuva.
Desculpem este off-tópico.

O que é demais cheteia e está já a tornar-se tedioso seguir este tópico. Quem vem aqui é para ler e discutir previsões e não para ler lamentos que não resolvem nada nem mudam a vida de ninguém. Como já foi referido, há variados tópicos mais adequados no fórum e o que for mensagem de puro lamento sem qualquer valor acrescentado será movido para outro local.

Pois bem eu não vivo no algarve mas compreendo bem a frustação que eles estão a passar:(, vocês tem toda a razão de este tópico não ser o ideal para tal coisa, mas é que custa ver sempre a chuva a norte, ponham-se no lugar deles ( algarvios) é que daqui a pouco o algarve passa a ser um deserto:(.
Desculpem este comentário.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
OF TOPIC

Os posts dos lembros Algarvios não se resumem simplesmente a lamentos, fazem comentários sobre as previsões da sua região como todos membros fazem da região onde vivem, se um membro do Minho tem o direito de colocar posts onde demonstra o seu contentamento pela muita chuva que está prevista cair. um membro do Algarve tem na minha opinião o direito de se lamentar pela chuva que não vai cair;)

É muito frustrante olhar para as runs dos principais modelos e ver a chuva passar de mais de 30mm para quase 0mm em poucas runs, principalmente quando isso tem sido sistemático neste Outono, em que practicamente nem choveu no sul. Durante esse mesmo periodo já cairam bastante mais de 100mm no Norte;)


Melhores dias virão para Algarve:rain::rain::rain:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Não sei se coloquei este post no sítio mais correcto, pois vou aqui falar de Alertas. De qualquer maneira era para o ter colocado lá, mas como os alertas que vou agora falar não são oficiais, deduzi que este era o tópico mais apropriado para tal.

Devo confessar que esta é uma situação um pouco difícil e que requer todo o cuidado, pois a situação que está a ser mostrada pelos modelos é confusa, comparando as várias fontes que conheço:

(Tudo isto para Domingo)

O IM prevê chuva moderada e vento forte.

O freemeteo prevê uma acumulação de chuva de 22,6 mm (coincide com o IM, mais ou menos...).

o GFS é o que se sabe (a fonte onde o freemeteo vai buscar as infos, por isso é igual).

O meteograma GFS do MeteoPT prevê pouco mais de 2 mm :shocking: para a zona mais perto de Corroios (Seixal).

O diagrama GFS do MeteoPT prevê mais precipitação para Segunda do que para Domingo.

Colocando as discordâncias e concordâncias e isso tudo de lado, o meu objectivo após tudo isto que escrevi é dizer-vos que esta é uma situação que requer MUITO cuidado, pois se os alertas de cheias (do meu site) forem mal lançados, a credibilidade dos mesmos começa a ir por água abaixo.

Estou neste momento a considerar todas as hipóteses, desde uma frente que passa e praticamente não deixa chuva nenhuma até uma frente que à última da hora "cai em força" em cima de nós e deixa bastante precipitação (não esquecer possíveis situações de convecção).

Porque, como todos sabemos, os modelos NÃO mostram a realidade, é impossível fazerem tal. Mostram apenas tendências e as previsões mais perto possível da realidade.

Tudo pode acontecer. Se amanhã a situação continuar assim um pouco desorganizada, então terei mesmo de me orientar pelas imagens de satélite e modelos de última hora. :(
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
O freemeteo prevê uma acumulação de chuva de 22,6 mm (coincide com o IM, mais ou menos...).

o GFS é o que se sabe (a fonte onde o freemeteo vai buscar as infos, por isso é igual).

O meteograma GFS do MeteoPT prevê pouco mais de 2 mm :shocking: para a zona mais perto de Corroios (Seixal).

O diagrama GFS do MeteoPT prevê mais precipitação para Segunda do que para Domingo.

O freemeteo actualiza com a run das 0h e das 12h do GFS.
O meteograma GFS meteoPT actualiza a cada run: 0h, 6h, 12h e 18h.
 

Mago

Nimbostratus
Registo
25 Out 2006
Mensagens
1,668
Local
Beira Interior
Segundo os modelos e dado que o tempo se aproxima o cenário de chuvas moderadas e fortes em alguns locais vão ser uma realidade neste fim de semana e parte de segunda feira. A frente segundo os modelos passará de SW para NE lentamente daí os niveis de precipitação serem elevados.

Segundo os indices hidrográficos ainda estamos carentes de água nas nossas barragens. No entanto este Outono até tem sido generoso. o Mês de Novembro esteve bem na média de outros anos a nível de precipitação.

Relativamente ao Algarve, lembremos que o nosso território é um temperado mediterrâneo e não maritimo, e mesmo o Norte apenas é sujeito e meia duzia de frentes anuais, não estamos nas latitudes da irlanda e afins.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Olá boa tarde !!

Analisando os modelos parecem que temos uma nova repetição de dois episódeos já registados este ano hidrológico !!
Assim novamente temos mais uma frente que irá avançar lentamente sob o nosso território afectando ferozmente as regiões do Norte e litoral centro com chuva forte e trovoada, vento e agitação maritima !!
Essas condições irão durar desde Sábado á tarde, até provavelmente Segunda de manhã, sendo que o litoral norte deverá registar precipitação acima dos 100 mm, neste fim de semana !
Possivelmente tomando em atenção a saturação dos solos, o acumulado das barragens do Norte ... eu diria que poderemos ter uma situação de grande transtorno a norte com as riberias saltando do seu leito, nomeadamente na região do Minho !!

Quanto ao sul .... nada a dizer, estamos aguardando pacientemente que haja uma mudança radical das condições meteorológicas que estou esperando que seja no final da 1ª Quinzena !!

Agora um pequeno áparte de um assunto que já enjoa:
- Todos nós aqui presente somos uns amantes das condições meteorológicas,
e como tal estamos sujeitos muitas vezes a muitos euforismos, desilusões, frustações, e desejos meteorológicos.
Nomeadamente aqui as pessoas são amantes da neve, chuva, vento, trovoada e um ou outro do Sol e do Verão.
Quando as condições não estão do nosso agrado, e quando tal situação já se verifica há alguns meses ou anos, como o caso do Sul do país é normal as pessoas ficarem chatedas, desiludidas, frustadas.
As pessoas mais a Norte muitas vezes chateiam-se do pessoal do Sul, estar sempre a dizer a mesma coisa. E não chove, é uma seca, é uma seca, ect ...
Mas agora digam-me uma coisa:
Será que o pessoal do Sul não se chateia que os do Norte estejam sempre a rejubilar-se sempre que chove. Sempre com euforias sempre que vem uma depressão mais forte e muitas vezes exageram imenso nos comentároios.
É que tb estão sempre com a mesma coisa ....

Isto apenas para dizer uma coisa:
" Estar sempre a falar da seca, cansa ... mas ouvir algumas pessoas do Norte, rejubilarem-se cheios de euforia e exageros sempre que chove mais intensamente também cansa"
Se o espaço das lamentações deve ser para o "Chilly Out", os euforismos exagerados ... se calhar tb deviam seguir o mesmo caminho ..

PS: Este comentário não é para responderem ... é para reflectirem !!
Se o moderador quiser apagar ... tudo bem, mas assim perde o propósito deste comentário!!
Vamos acabar com estas situações de uma vez por todas !!
 

Mago

Nimbostratus
Registo
25 Out 2006
Mensagens
1,668
Local
Beira Interior
Pela Ultima saida e segundo os Ouputs dos meteogramas GFS ( meteopt) nesta ultima saída o modelo retirou quase metade da precipitação nesta zona, de 70mm para uns 37,7mm
 
Estado
Fechado para novas mensagens.