Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas

mocha

Nimbostratus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
1,596
Local
Barreiro
Boas, hoje comprei uma nova estaçao nao sei se e alguma coisa de jeito mas como era baratissima resolvi experimentar, kneissel KWS 689 custou me 9,99€:D
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Caro Daniel, obrigado pelo trabalho:):. Aqui o meu colega não quer saber o indice de UV pelo que o sensor UV não sei se será o que ele precisa. Ele quer medir a radiação solar perpendicular que se mede geralmente em Watt/m2. Parece que o instrumento que mede isso se chama Piranómetro (coisa de que eu nunca ouvi falar). Se esse Piranómetro se pode ligar a uma estação meteorológica também não sei...

O objectivo é medir durante cerca de um ano as condições meteorológicas locais para obter dados suficientes para fazer uma simulação dinâmica de uma vivenda com um bom comportamento térmico, a projectar futuramente.

Pelo que percebi, 100€ não dão para o que quer, talvez o dobro e mesmo assim...:lol:


Estas estações mais baratas como as Oregon não tem a possibilidade de ter um sensor de radiação solar, apenas o segmento das semi-profissionais como as Davis que já são bem mais caras. E só esse sensor sozinho custa uns 200€/300€ na Europa.
http://www.ukweathershop.co.uk/acatalog/davis_6450.html

Geralmente quem necessita disso compra a estação Davis Plus trazendo-o de origem pois fica mais em conta do que adquirindo estação e sensor à parte.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Estas estações mais baratas como as Oregon não tem a possibilidade de ter um sensor de radiação solar, apenas o segmento das semi-profissionais como as Davis que já são bem mais caras. E só esse sensor sozinho custa uns 200€/300€ na Europa.
http://www.ukweathershop.co.uk/acatalog/davis_6450.html

Geralmente quem necessita disso compra a estação Davis Plus trazendo-o de origem pois fica mais em conta do que adquirindo estação e sensor à parte.

Sim, afinal o que o Jota21 pretende é o equivalente a um piranómetro e esse é o solar das Davis. Atenção que um destes sensores não funciona sem o outro. Ou seja, para ter o sensor UV a funcionar é necessário também comprar o solar. Estes dois sensores custam juntos cerca de 450 €. Acrescem a eles portes e alfândega. Mas se os pretendes adquirir, não o faças em separado. Adquire logo a Davis Vantage Pro2 Wireless, versão 6162, que já os inclui, tal como bem disse o Vince.

Os preços foram os que referi atrás.

Lamento a desilusão nos preços a quem pretendia uma coisa mais barata. :hehe:
 

ac_cernax

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
1,936
Local
Cernache do Bonjardim - Sertã (400m) Distrito de C
Para quem quiser comprar a OREGON SCIENTIFIC - WMR100 encontrei hoje este site:

http://www.fitnessboutique.pt/dynam...etaffiliation_162&xtor=AL-9&filedate=20091123

Aproveitando a deixa, hoje que se fala tanto no ebay, penso que seria vantajoso a criação dum tópico acerca disso (penso que ainda não existe), onde quem já comprou estações meteorológicas ou outras coisas desse a sua opinião, informações desde a inscrição até uma possível compra, dicas, etc.

Iria ajudar quem tem muitas duvidas e muita curiosidade sobre este "mundo comercial":D, que é o meu caso e possivelmente de outros membros.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Para quem quiser comprar a OREGON SCIENTIFIC - WMR100 encontrei hoje este site:

http://www.fitnessboutique.pt/dynam...etaffiliation_162&xtor=AL-9&filedate=20091123

Aproveitando a deixa, hoje que se fala tanto no ebay, penso que seria vantajoso a criação dum tópico acerca disso (penso que ainda não existe), onde quem já comprou estações meteorológicas ou outras coisas desse a sua opinião, informações desde a inscrição até uma possível compra, dicas, etc.

Iria ajudar quem tem muitas duvidas e muita curiosidade sobre este "mundo comercial":D, que é o meu caso e possivelmente de outros membros.

Fica ao critério de quem tem poder para o decidir. Mas penso que se tem respondido às questões colocadas.

Quem tiver dúvidas ou precisar de opiniões está sempre à vontade para o fazer. ;)
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Não tive opurtunidade de voltar aqui nos últimos dias mas tinha de agradecer o trabalho que tiveram a pesquisar a tal estação que falei aqui há uns dias atrás. O meu colega quando soube os preços deixou de ter interesse o que até compreendo.:)

Por falar em estações no passado sábado as lojas ALDI puseram á venda uma de marca desconhecida mas que comprei pois achei que tinha bom ar. Não sendo nenhuma "bomba" já me pareceu razoável para ter em casa, especialmente num apartamento, onde não podemos ter instrumentos para medir o vento e a precipitação. Esta tem temperatura e humidade interiores e exteriores, pressão atmosférica, previsão por simbolos, hora de nascer e pôr do sol, fases da lua, além de relógio e despertador. Por 24,99€ não me pareceu mal e posso dizer que os dados que mostra batem certo como os do Weatheronline aqui para Sintra/Granja a nível de temperatura, humidade e pressão atmosférica. Esta última teve de ser calibrada por mim, claro. No Media Markt vi uma Oregon com funções semelhantes por 129€. É uma grande diferença...

Fica aqui o Link:

http://www.aldi.pt/OFFER_PT_SA/OFFER_47/OFF09.SHTML
 

Raposinha

Cirrus
Registo
5 Out 2009
Mensagens
34
Local
Câmara, Vila Nova de Gaia
Olá a todos,

Tenho lido e seguido o fórum com bastante regularidade, embora sem grande tempo para participar mais activamente. Sou um principiante nestas coisas, mas tenho aprendido bastante por aqui! :)

Gostava de adquirir a minha primeira estação, mas tenho visto tantos modelos pela net que fiquei mais baralhado do que estava inicialmente. Já percebi que a WMR100 é um dos modelos mais bem recomendados, mas estava à procura de algo mais barato para começar.

Assim na casa de uns 70/100 euros, o que recomendam?

Obrigado desde já,
Alexandre
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Olá a todos,

Tenho lido e seguido o fórum com bastante regularidade, embora sem grande tempo para participar mais activamente. Sou um principiante nestas coisas, mas tenho aprendido bastante por aqui! :)

Gostava de adquirir a minha primeira estação, mas tenho visto tantos modelos pela net que fiquei mais baralhado do que estava inicialmente. Já percebi que a WMR100 é um dos modelos mais bem recomendados, mas estava à procura de algo mais barato para começar.

Assim na casa de uns 70/100 euros, o que recomendam?

Obrigado desde já,
Alexandre

Por esse preço não será uma estação completa. Apenas terás temperatura, humidade e pressão, na melhor das hipóteses. E dessas estações arranja-se um pouco por todo o lado; Media Markt, Worten, entre outras. Se fores mais específico no que procuras talvez te possa ajudar melhor.
 

PDias

Cumulus
Registo
29 Jan 2008
Mensagens
333
Local
Torres Vedras

Raposinha

Cirrus
Registo
5 Out 2009
Mensagens
34
Local
Câmara, Vila Nova de Gaia
Olá,

Obrigado a todos pela ajuda!

Kraliv, PDias: Parece-me muito boa, essa estação. Não conhecia esse modelo (nem sequer a marca!) mas em relação preço/qualidade impressiona.

Só tenho dois problemas, um é morar num prédio (num andar baixo) e sem acesso fácil ao telhado. Qualquer sensor teria de ser montado na varanda, e isso não me parece a melhor solução, pelo que já vi por aqui. E o outro é o preço, já passa um bocadinho do que queria e torna mais dificil convencer quem vive comigo. Veremos o que diz a cara-metade, mas já vão vendo o enredo do filme. :)

Daniel, o que procuro não necessita ser muito avançado, estou mesmo a começar nisto. Precisa de medir temperatura, pressão atmosférica, humidade (tanto no interior como no exterior) e pouco mais. Pluviosidade e ventos devem ser dificeis de implementar, por aquilo que digo acima. Ligação ao PC era interessante.

Vi na MediaMarkt a Oregon Scientific RMS600-USB UPLOAD II (Link na Redcoon), que vos parece?

Abraço
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Boas,


Pode ainda arriscar a compra de uma PCE FWS20 (+-100€)

É bem lembrado. Mas como não sei quantas pessoas estão satisfeitas com ela... Mesmo assim, nunca esquecer que, tal como fez o PDias, é preciso colocar um abrigo no termo-higrómetro. Caso contrário, terão dados errados de temperatura e humidade durante o dia e o sensor vai estragar-se mais rapidamente com a chuva e com o sol directo.

Boa dica, Kraliv. ;)