Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Mas falta bastante frio para tal e as peças não estão no sitio certo, mesmo no ECM a necessária depressão do Mediterrâneo move-se demasiado rápido para nordeste, e o frio fica-se pelo sul de França ou norte de Espanha. Quando o frio chega começa também a chegar chuva de Oeste.

europez500t850144.gif



Pode ser que seja para já um ensaio para algo lá mais para a frente, para já parece ainda estar tudo muito quente, a ver se pelo menos a Europa arrefece.


Agora não posso pôr imagens, mas o ECM mudou bastante para melhor nesta última saída.
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Fica aqui a imagem, para mim uma surpresa esta saída. Mas isto vai mudar dia após dia.





isso é somente durante 1 dia sendo q as 144h o anticiclone isola-se totalmente e começa a entrar o ar de W e as depressoes....estas muito interessantes:thumbsup:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Isto só visto...

Vocês discutem tanto tanto só por causa de um bocado de frio, ou chuva ou mesmo AA...

O que é que interessa se a depressão vai ser absorvida pela outra, ou se se vai situar mais a oeste ou este, ou se tem menos ou mais pressão...?

Interessa é que venha, seja o que for...

O GFS já chegou a mostrar 3 mm para aqui, agora mostra mais de 30. O que não significa que no fim de semana venha sol e céu limpo.

A neve, chuva, vento, frio, vêm todos quando tiverem que vir.
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Isto só visto...

Vocês discutem tanto tanto só por causa de um bocado de frio, ou chuva ou mesmo AA...

O que é que interessa se a depressão vai ser absorvida pela outra, ou se se vai situar mais a oeste ou este, ou se tem menos ou mais pressão...?

Interessa é que venha, seja o que for...

O GFS já chegou a mostrar 3 mm para aqui, agora mostra mais de 30. O que não significa que no fim de semana venha sol e céu limpo.

A neve, chuva, vento, frio, vêm todos quando tiverem que vir.

Com essa forma de pensar não existiria Fórum...limitavamo-nos a acordar e olhar para o céu e aí de certeza que sabemos o tempo que vai estar nos próximos cinco minutos!
 

Stinger

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2008
Mensagens
1,696
Local
Gondomar (188m)
Com essa forma de pensar não existiria Fórum...limitavamo-nos a acordar e olhar para o céu e aí de certeza que sabemos o tempo que vai estar nos próximos cinco minutos!

Nem mais , para isso este forum nao servia de nada , isto é para entusiastas meteorologicos e para discussoes sobre variados temas relacionados com o mesmo .

abcs
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,457
Local
Olhão (24 m)
Carta do dia é esta:

5523493_4GYjF.jpeg


Falta tanto tempo, que é mesmo um sonho.
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Bem esta saída das18h do GFS deixou-me sem palavras...seria perfeito!
Aquela depressaõ a entrar pelo sul da península repleta de humidade e o ar frio previamente instalado daria um belo nevão...o que me custa a acreditar é o frio manter-se apesar desta incursão,uma vez que nestas situações costumam acontecer precipitações intensas de neve no frontal mas após o choque das duas massa de ar a cota sobe rapidamente...
 

VerticalHorizon

Cumulus
Registo
29 Nov 2008
Mensagens
282
Local
Porto / Paços de Ferreira (350m)
Bem esta saída das18h do GFS deixou-me sem palavras...seria perfeito!
Aquela depressaõ a entrar pelo sul da península repleta de humidade e o ar frio previamente instalado daria um belo nevão...o que me custa a acreditar é o frio manter-se apesar desta incursão,uma vez que nestas situações costumam acontecer precipitações intensas de neve no frontal mas após o choque das duas massa de ar a cota sobe rapidamente...

Não interessa, ferreira! Vale tudo!! ;) :thumbsup:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,457
Local
Olhão (24 m)
Esta run das 18 mete um temporal no Algarve, com chuva, vento a 70 km/h e ondulação entre os 6 a 7 metros, a partir do dia 15.:D
 
Registo
9 Dez 2009
Mensagens
33
Local
Seia
Boa Noite a todos, devo ser o mais recente usuário deste forum, já á alguns meses que sigo atentamente este forum, que despertou em mim o bichinho da meteorologia.
Parece-me ( verdadeiro noob nestes assuntos) que a convergência a partir de dia 15 é total com chuvas, frio e quem sabe neve.
esta run das 12 realmente foi muito boa, mas como vem sendo habitual nas proximas runs lá vão tirando...
 
Estado
Fechado para novas mensagens.