Setubal mais frio



Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Em Lisboa/Ajuda a mínima absoluta é de -2,8ºC e em Lisboa/Portela é de -1,9ºC. Na área metropolitana há valores bem inferiores a estes.
 

Rtrinda

Cirrus
Registo
31 Mar 2009
Mensagens
51
Local
Pinhal de Frades
Resido na Península de Setúbal desde de sempre conheço bem a região e não existe duvidas que a cidade de Setúbal é 3,4º Graus mais fria que a cidade de Lisboa mas também é mais quente. A Península de Setúbal tem uma diversidade climática bastante grande mais a nível de temperaturas e insolação que de precipitação, por exemplo não sei ate que ponto o factor do Mar da Palha é um factor que faça aumentar a temperatura, pois por exemplo o que verifico é que por exemplo as Localidades Ribeirinhas de Barreiro,Seixal,Almada junto ao rio registam temperaturas muito idênticas as registadas em Lisboa, mas por exemplo Moita,Montijo Alcochete localidades também ribeirinhas localizadas junto ao rio tal e qual como Almada,Barreiro e Seixal(Atenção e falo mesmo das localidades e não dos concelhos) registam temperaturas definitivamente mais baixas que as registadas em Lisboa e nas outras 3 localidades, por exemplo nos dias mais frios a temperatura no Seixal nunca baixa para alem dos 3,4º graus mas na Moita ou em Alcochete nesses mesmos dias as temperaturas baixam a valores perto dos 0 Graus ou mesmo a valores de -1 ou -2º, eu pessoalmente não consigo encontrar no meu senso comum uma explicação valida e cientifica para estas diferenças essencialmente de temperaturas poderá ser devido ao estuário do Tejo mas aqui neste caso não se aplica porque todas as localidades(ATENÇÃO LOCALIDADES) encontram-se junto mesmo junto ao rio ao estuário do Tejo todas elas encontram-se praticamente na mesma Longitude e Latitude, ou seja, teoricamente os factores que podiam determinar esta diferença de valores não existem, mas a diferença de temperatura está lá eu já por vezes sai do Seixal com 7º 8º graus de temperatura e chegar a Moita e estarem 3º 4º graus mas este fenómeno só se sucede quando temos tempo seco e frio e quando há arrefecimento Nocturno porque nos dias em que há precipitação ou não existe amplitude térmica esse diferencial de temperatura não se verifica. Gostava que dessem a vossa opinião relativo a este fenómeno eu julgo que possa ter a ver com Massas de Ar, mas também não tenho dados validos para fazer esta afirmação eu julgo que sucede-se o mesmo fenómeno que em zonas do distrito de Sintra por exemplo a temperatura em Rio de Mouro ou Cacem é bem mais elevada que na zona de Pêro Pinheiro ou de Mafra são fenómenos que se sucedem sem no meu entender com uma relação causa-efeito directa pelo menos perceptível a meros curiosos como eu.
Mas as especificidades climatéricas da Península Região de Setúbal não se limitam a esta diferença de temperaturas entre o Eixo Ribeirinho(Almada-Seixal-Barreiro) com temperaturas mais elevadas idênticas a Lisboa e as temperaturas 3, 4 graus mais baixas nos dias frios no Eixo também Ribeirinho(Moita-Montijo-Alcochete), existem fenómenos também engraçados temos por exemplo a região a mais mediterrânica de Portugal no meu entender que é a Região da Arrábida e Troia que vai desde da zona Oriental de Sesimbra ate a entrada da cidade de Setúbal onde temos a a flora e a fauna tipicamente Mediterrânica nessa serra serra de todo idêntica ás Rivieras Mediterrânicas onde o clima em certas zonas por exemplo na Vila de Sesimbra ou em encostas da serra é bastante ameno. E por outro lado e em contraste temos a zona que vai desde Lagoa de Albufeira ao Cabo Espichel que no meu entender tem imensas características Atlânticas quer a nível de vegetação quer a nível de clima, os dias de nevoeiro e de chuva miudinha são muito frequentes mesmo no Verão,a precipitação deve ser um pouco mais elevada a própria vegetação é o próprio espelho dessa influencia Atlântica com Imensos Pinhais arvores de folha caduca por exemplo que se podem encontrar nessa zona, por exemplo a temperatura no Verão junto ao Cabo Espichel raramente ultrapassa os 30º graus e se andarmos 5-6 Kms ate ao centro de Sesimbra a temperatura por vezes pode chegar aos 35-36º graus nos dias mais quentes. Depois na região de Setúbal também temos alguma influencia de alguma altitude pouca mas alguma que acaba por condicionar o clima na encosta Este da Serra da Arrábida é onde se registam as temperaturas mais baixas da Penisula de Setúbal seguramente localidades como Azeitão, Vila Fresca de Azeitão, Palmela, Venda do Alcaide ai as temperaturas baixam e baixam bem e mais o fenómeno Neve não é assim um fenómeno completamente estranho para aquelas bandas claro que não neva ai todos os anos ou com frequência mas são vários os relatos e são varias as observações de a queda de pequenos flocos de neve nessa zona por diversas vezes fora mesmo das oficiais que se verificaram no ano 2006 e 2007 quando nevou nas regiões de Lisboa, nos anos 90 registou-se o fenómeno umas quantas vezes como nos anos 70 e 80 tambem. As temperaturas ai baixam lembro-me que no dia 9 de Janeiro de 2009 o dia mais frio do ano onde Lisboa registou uma temperatura mínima de 2º graus na zona de Azeitão estavam 6 graus Negativos e a geada era tão forte e tão intensa que toda a zona Este da Serra da Arrábida encontrava-se envolvida por um manto branco claro que na zona Oeste da Serra virada e exposta já para o mar e ao sol da manha a temperatura rondava os 2 graus positivos. São estas características que no fundo marcam o clima em Portugal a nossa Latitude nossa posição Atlântica mas ao mesmo tempo próxima do Mediterrâneo que faz com que haja tanta diversidade e tanta falta de consenso em volta do clima português.Este fenómeno também se verifica na Região de Lisboa por exemplo a temperatura em Lisboa e no Eixo Linha de Cascais Sintra é muita mais amena que na região Oeste que abrange Pêro Pinheiro Mafra ou Torres Vedras ate Leiria, eu pessoalmente já sai de Lisboa com 6.7º graus de temperatura e chegar a Torres Vedras ou na zona de Leiria e ter temperaturas abaixo do zero graus e andamos só cerca de 15 kms.
Nota: Gostava apenas de referir que não quero por aqui em causa o Clima Mediterrâneo de toda a Península de Setúbal com a precipitação anual que anda em valores entre os 600-800 mm anuais e uma temperatura media de 15-16º graus anuais com Verões quentes e secos e Invernos não excessivamente frios mas dentro deste padrão existem espeficidades interessantes que de facto existem.

A 1 semana estava tanto frio em Lisboa como que em Moscovo em pleno mês de Dezembro ahahhah anda tudo doido eu acho que o Atlântico Norte tende arrefecer e o Oriente Europeu tende aquecer ehehehe é apenas um pressentimento que tenho.

Cumps
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
O Rtrinda disse praticamente tudo e fez um excelente testemunho do clima da margem sul.

Olhando para um mapa da Margem Sul, é fácil perceber porque Moita, Montijo e Alcochete são mais frios e Barreiro, Seixal e Almada mais quentes (Noite).

As 3 primeiras localidades não têm qualquer influência do Rio Tejo a Leste destas, são locais a 10-20 Metros SNM e é normal existirem estas inversões.

Esta localização a Leste/Sudeste do Mar da Palha e demais afluentes/braços do Tejo, faz com que há noite o vento seja quase sempre nulo.

Estes são os principais factores, mas cada quilometro quadrado aqui parece ter o seu microclima e por uma ou outra razão é mais frio ou mais ameno.

Durante o dia passa-se exactamente o inverso, os mesmos locais mais frios durante a noite passam a ser os mais quentes.

É perfeitamente normal aqui na Moita, amplitudes térmicas diárias de 25ºC, principalmente na primavera ou verão.

Se Lisboa teve cerca de 20/30 mínimas tropicais no último verão, eu aqui tive apenas 3. E mesmo assim destas 3, a mais alta foi de 20,4ºC

Palavras para quê, os números falam por si.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
O Rtrinda disse praticamente tudo e fez um excelente testemunho do clima da margem sul.

Olhando para um mapa da Margem Sul, é fácil perceber porque Moita, Montijo e Alcochete são mais frios e Barreiro, Seixal e Almada mais quentes (Noite).

As 3 primeiras localidades não têm qualquer influência do Rio Tejo a Leste destas, são locais a 10-20 Metros SNM e é normal existirem estas inversões.

Esta localização a Leste/Sudeste do Mar da Palha e demais afluentes/braços do Tejo, faz com que há noite o vento seja quase sempre nulo.

Estes são os principais factores, mas cada quilometro quadrado aqui parece ter o seu microclima e por uma ou outra razão é mais frio ou mais ameno.

Durante o dia passa-se exactamente o inverso, os mesmos locais mais frios durante a noite passam a ser os mais quentes.

É perfeitamente normal aqui na Moita, amplitudes térmicas diárias de 25ºC, principalmente na primavera ou verão.

Se Lisboa teve cerca de 20/30 mínimas tropicais no último verão, eu aqui tive apenas 3. E mesmo assim destas 3, a mais alta foi de 20,4ºC

Palavras para quê, os números falam por si.

amplitudes de25º perfeitamente normais?
eu diria que amplitudes de 20-25º ocorrem mas nao deve ser tao frequentes....a tua amplitude media anual mensal deve rondar os 15º e a diaria tambem os 15º ...
a altura com maiores amplitudes/inversoes deve ser em noites anticiclonicas com vento nulo ou fraco do quadrante leste...
a tua media das mins em janeiro deve ser de uns 5-6º com extremos de -4º a11º e em agosto deve ser de uns 15-16º com extremos de 10º-22º...
é essa a ideia que tenho...:thumbsup::unsure:
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
amplitudes de25º perfeitamente normais?
eu diria que amplitudes de 20-25º ocorrem mas nao deve ser tao frequentes....a tua amplitude media anual mensal deve rondar os 15º e a diaria tambem os 15º ...a altura com maiores amplitudes/inversoes deve ser em noites anticiclonicas com vento nulo ou fraco do quadrante leste...

De uma maneira mais correcta, "eventuais amplitudes próximas dos 25ºC podem acontecer". Digo isto porque por exemplo em Lisboa amplitudes destas estão fora de questão.

a tua media das mins em janeiro deve ser de uns 5-6º com extremos de -4º a11º e em agosto deve ser de uns 15-16º com extremos de 10º-22º...
é essa a ideia que tenho...:thumbsup::unsure:

A amplitude média anual ronda os 13ºC. Nos meses de Inverno a amplitude média ronda os 8-9ºC e no verão os 15-16ºC
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Acho que algumas coisas foram bem ditas, e outras não tanto!

De facto o Mar da Palha tem um papel essencial no microclima de Lisboa. Mas realmente como foi dito não explica tudo, com esses bons exemplos de localidades ribeirinhas com mínimas bem diferentes.. E localidades não ribeirinhas do lado Norte do rio, bem mais quentes apesar da distância ao rio!

Para já, essencial na margem Sul, é o tipo de solo, mais arenoso, que sem qualquer dúvida contribui drasticamente para estas diferenças. Se calhar até é o principal factor, antes de qualquer outro. Segundo, a orografia. Acidentada na margem Norte do Tejo, onde há alguns vales bem frios, mas grande parte da zona não sofre boas inversões, há sempre circulações térmicas, brisas. Não há uma noite de calma em Lisboa, é praticamente impossível! Logo não há grandes inversões. Pelo contrário, toda essa região a Sul é plana, baixa, sendo isolada da influência marítima ou do "mar da Palha" em noites calmas.

Uma coisa que falei e já se falou noutros tópicos parecidos, é a ausência de vento nesses sítios. Sabemos que noites calmas levam a arrefecimentos e inversões, verdade. Atenção há uma história do ovo e galinha nisto. Provavelmente muitos destes sítios têm noites calmas por causa do frio, e não frio por noites calmas. Porque se o sítio arrefecer muito devido ao tipo de solo, e for uma zona plana não acidentada, vai-se formar uma camada de inversão estável, que "previne" as brisas, e não o oposto como tendemos a pensar!

Embora em grande parte dos casos, seja mesmo a orografia relativamente acidentada, aliada ao "calor" do mar da Palha que promove a existência de brisas, e o corte de grandes inversões!


Também se falou no caso da zona de Sintra, aí as zonas quentes sofrem mais ou menos o mesmo "mal" de Lisboa, poucas noites calmas, mas em compensação, a zona fria de Pêro Pinheiro, Base Aérea de Sintra, tem noites muito frias por um motivo simples, estão numa depressão de terreno importante, na qual o ar frio "cai" e se aprisiona. Aliás, este ar até acaba por ser escoado pelo vale de rios ou ribeiras, chegando ao mar a Norte da Serra de Sintra. Hão de ir à Praia das Maçãs numa noite destas e surpreender-se com o quão mais frio está ali que na Vila de Sintra p.ex.. ;)


Uma correcção, a 9 Jan de 2009 Lisboa chegou a ter temperaturas negativas! Mas claro, sempre menos frio que os locais aqui referidos!
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Em Lisboa/Ajuda a mínima absoluta é de -2,8ºC e em Lisboa/Portela é de -1,9ºC. Na área metropolitana há valores bem inferiores a estes.

E também há valores bem superiores a esses.
Basta irmos para algumas zonas costeiras da parte Oeste, Sul e Cabos.


A 1 semana estava tanto frio em Lisboa como que em Moscovo em pleno mês de Dezembro ahahhah anda tudo doido eu acho que o Atlântico Norte tende arrefecer e o Oriente Europeu tende aquecer ehehehe é apenas um pressentimento que tenho.

Tens dados sobre isso? Eu acho que não se pode usar um período tão curto e insignificante como comparação, para chegar a tais conclusões. Mas respeito a tua opinião.



Acho que algumas coisas foram bem ditas, e outras não tanto!

De facto o Mar da Palha tem um papel essencial no microclima de Lisboa. Mas realmente como foi dito não explica tudo, com esses bons exemplos de localidades ribeirinhas com mínimas bem diferentes.. E localidades não ribeirinhas do lado Norte do rio, bem mais quentes apesar da distância ao rio!

Para já, essencial na margem Sul, é o tipo de solo, mais arenoso, que sem qualquer dúvida contribui drasticamente para estas diferenças. Se calhar até é o principal factor, antes de qualquer outro. Segundo, a orografia. Acidentada na margem Norte do Tejo, onde há alguns vales bem frios, mas grande parte da zona não sofre boas inversões, há sempre circulações térmicas, brisas. Não há uma noite de calma em Lisboa, é praticamente impossível! Logo não há grandes inversões. Pelo contrário, toda essa região a Sul é plana, baixa, sendo isolada da influência marítima ou do "mar da Palha" em noites calmas.

Uma coisa que falei e já se falou noutros tópicos parecidos, é a ausência de vento nesses sítios. Sabemos que noites calmas levam a arrefecimentos e inversões, verdade. Atenção há uma história do ovo e galinha nisto. Provavelmente muitos destes sítios têm noites calmas por causa do frio, e não frio por noites calmas. Porque se o sítio arrefecer muito devido ao tipo de solo, e for uma zona plana não acidentada, vai-se formar uma camada de inversão estável, que "previne" as brisas, e não o oposto como tendemos a pensar!

Embora em grande parte dos casos, seja mesmo a orografia relativamente acidentada, aliada ao "calor" do mar da Palha que promove a existência de brisas, e o corte de grandes inversões!


Também se falou no caso da zona de Sintra, aí as zonas quentes sofrem mais ou menos o mesmo "mal" de Lisboa, poucas noites calmas, mas em compensação, a zona fria de Pêro Pinheiro, Base Aérea de Sintra, tem noites muito frias por um motivo simples, estão numa depressão de terreno importante, na qual o ar frio "cai" e se aprisiona. Aliás, este ar até acaba por ser escoado pelo vale de rios ou ribeiras, chegando ao mar a Norte da Serra de Sintra. Hão de ir à Praia das Maçãs numa noite destas e surpreender-se com o quão mais frio está ali que na Vila de Sintra p.ex.. ;)


Uma correcção, a 9 Jan de 2009 Lisboa chegou a ter temperaturas negativas! Mas claro, sempre menos frio que os locais aqui referidos!

Em alguns locais sim, outros não.
Há uma coisa que temos que nos lembrar.
Enquanto solos arenosos são bons a perder calor durante a noite, os calcários são o inverso.
A Arrábida, elemento fundamental da paisagem da Península de Setúbal, é maioritariamente calcárea. Como já postei há algum tempo, as noites em muitos locais da Serra e não só , são bem mais quentes, do que alguns locais circundantes. Na vertente Sul da Serra, por exemplo, já experimentei noites quentes, enquanto em locais como Alto das Vinhas orvalhava e estava relativamente fresco. E às vezes as diferenças são até grandes, mesmo após alguns metros percorridos, apenas! Não é preciso ir à Serra para se notar.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Acho que algumas coisas foram bem ditas, e outras não tanto!

De facto o Mar da Palha tem um papel essencial no microclima de Lisboa. Mas realmente como foi dito não explica tudo, com esses bons exemplos de localidades ribeirinhas com mínimas bem diferentes.. E localidades não ribeirinhas do lado Norte do rio, bem mais quentes apesar da distância ao rio!

Para já, essencial na margem Sul, é o tipo de solo, mais arenoso, que sem qualquer dúvida contribui drasticamente para estas diferenças. Se calhar até é o principal factor, antes de qualquer outro. Segundo, a orografia. Acidentada na margem Norte do Tejo, onde há alguns vales bem frios, mas grande parte da zona não sofre boas inversões, há sempre circulações térmicas, brisas. Não há uma noite de calma em Lisboa, é praticamente impossível! Logo não há grandes inversões. Pelo contrário, toda essa região a Sul é plana, baixa, sendo isolada da influência marítima ou do "mar da Palha" em noites calmas.

Uma coisa que falei e já se falou noutros tópicos parecidos, é a ausência de vento nesses sítios. Sabemos que noites calmas levam a arrefecimentos e inversões, verdade. Atenção há uma história do ovo e galinha nisto. Provavelmente muitos destes sítios têm noites calmas por causa do frio, e não frio por noites calmas. Porque se o sítio arrefecer muito devido ao tipo de solo, e for uma zona plana não acidentada, vai-se formar uma camada de inversão estável, que "previne" as brisas, e não o oposto como tendemos a pensar!

Embora em grande parte dos casos, seja mesmo a orografia relativamente acidentada, aliada ao "calor" do mar da Palha que promove a existência de brisas, e o corte de grandes inversões!


Também se falou no caso da zona de Sintra, aí as zonas quentes sofrem mais ou menos o mesmo "mal" de Lisboa, poucas noites calmas, mas em compensação, a zona fria de Pêro Pinheiro, Base Aérea de Sintra, tem noites muito frias por um motivo simples, estão numa depressão de terreno importante, na qual o ar frio "cai" e se aprisiona. Aliás, este ar até acaba por ser escoado pelo vale de rios ou ribeiras, chegando ao mar a Norte da Serra de Sintra. Hão de ir à Praia das Maçãs numa noite destas e surpreender-se com o quão mais frio está ali que na Vila de Sintra p.ex.. ;)


Uma correcção, a 9 Jan de 2009 Lisboa chegou a ter temperaturas negativas! Mas claro, sempre menos frio que os locais aqui referidos!

concordo.
apenas penso que a situaçao de jan/08 nao deve ser tida em conta pois foi uma situaçao em que havia turbulencia na atmosfera devido a uma depressao.
nesse dia lisboa esteve com temperaturas em tudo semelhantes ás da PS excepto claro a serra da arrabida.
nesses dias caiu agua neve á cota 0 e neve a cotas de 100-300mts
quanto as inversoes na AML destacam-se o centro e leste da PS, loures e alguns vales isolados na linha de cascais/sintra.
a zona oeste tambem é muito fria tendo um clima invulgar por estar na zona de transiçao norte-sul de portugal continental.
os vales tendem a ter fortissimas inversoes e amplitudes, tao ou mais agrestes que as da maior parte da PS ( excepto o poceirao) como exemplo tem-se torres, rio maior, bucelas, alcobaça, etc.
mesmo as zonas altas sao frias tal como experiencio na louriceira a 305mts no concelho de arruda ( toda a minha familia vive nesse concelho pelo quue conheço ao pormenor todos os seus micro-climas:p)
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
concordo.
apenas penso que a situaçao de jan/08 nao deve ser tida em conta pois foi uma situaçao em que havia turbulencia na atmosfera devido a uma depressao.
nesse dia lisboa esteve com temperaturas em tudo semelhantes ás da PS excepto claro a serra da arrabida.
nesses dias caiu agua neve á cota 0 e neve a cotas de 100-300mts
quanto as inversoes na AML destacam-se o centro e leste da PS, loures e alguns vales isolados na linha de cascais/sintra.
a zona oeste tambem é muito fria tendo um clima invulgar por estar na zona de transiçao norte-sul de portugal continental.
os vales tendem a ter fortissimas inversoes e amplitudes, tao ou mais agrestes que as da maior parte da PS ( excepto o poceirao) como exemplo tem-se torres, rio maior, bucelas, alcobaça, etc.
mesmo as zonas altas sao frias tal como experiencio na louriceira a 305mts no concelho de arruda ( toda a minha familia vive nesse concelho pelo quue conheço ao pormenor todos os seus micro-climas:p)

Atenção, não me referia a essa data! Isso era um evento de convecção/chuva, aqui estamos a falar de dias de inversão.. Referia-me ao Inverno passado, quando caiu o nevão em Guimarães, e aqui no dia 9/jan, esteve frio com céu limpo e geada..
:)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Atenção, não me referia a essa data! Isso era um evento de convecção/chuva, aqui estamos a falar de dias de inversão.. Referia-me ao Inverno passado, quando caiu o nevão em Guimarães, e aqui no dia 9/jan, esteve frio com céu limpo e geada..
:)

ahhh ok;)
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Miguel porque é que é quase impossivel ?

Por vários motivos, e se reparares os meus valores mínimos são sempre inferiores aos de Lisboa!! :cold: estou curioso para saber a mínima aqui entre domingo e terça :) se nada se alterasse penso que poderíamos ter muito perto do negativo ou mesmo negativo.
 

cactus

Nimbostratus
Registo
7 Jan 2009
Mensagens
610
Local
setubal (40 m)
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Por vários motivos, e se reparares os meus valores mínimos são sempre inferiores aos de Lisboa!! :cold: estou curioso para saber a mínima aqui entre domingo e terça :) se nada se alterasse penso que poderíamos ter muito perto do negativo ou mesmo negativo.

Hum... pensei que havia uma explicação "cientifica " para essa situação , que eu tambem tenho reparado que acontece :)