Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.


psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Boas,

realmente a chuva é muito mais necessária ( sobertudo para o sul) do que o frio modelado pelo ECM , que ainda por cima seria seco... o que traria? Umas noites frias com geadas e dias de sol frios com céu limpo ou quase limpo....vamos lá ver se isto não acaba mas é com um bloqueio ás depressões de Oeste e aí nem frio nem chuva ...a pasmaceira total...:disgust:



Até que enfim alguma racionalidade!!:thumbsup:
O resto divaga aqui muito em sonhar sem ter o conhecimento de que estas situações, e como escrito pelo Vince são 90% frias, secas e MONÓTONAS!
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Até que enfim alguma racionalidade!!:thumbsup:
O resto divaga aqui muito em sonhar sem ter o conhecimento de que estas situações, e como escrito pelo Vince são 90% frias, secas e MONÓTONAS!

Eu adoro ir a Gimonde passear em cima do gelo! Cada situação metereológica tem o seu interesse mesmo as aparentemente monótonas!É quase como a situção das ondas do mar o que me interessa a mim, se está bravo...mas fico contente que algúem possa ficar feliz em ver o mar revolto!
Mas voltando ao que interessa, como é que o GFS consegue ver aquela depressão a oeste da península e o ECMWF não?:huh:
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Parece-me que nesta run das 18 o GFS continua a insistir nas depressões atlânticas e na consequente chuva... vamos ver se na próxima run do ECM este se aproxima mais do GFS. Sinceramente espero que o GFS acerte pois estou solidário com os Algarvios. Gostava muito que viesse frio, mas antes é necessário que o Algarve recupere a sua situação...
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
bem,segundo o IM o pior confirmou.se :sad::sad::sad:

Segundo o IM não sabemos nada porque a previsão só vai até domingo e o que procuramos é pela 2ª e 3ª feiras... :)

Rectifico apenas para dizer que a melhor hipótese para ver neve será nas zonas altas da Ilha da Madeira tal como consta da previsão descritiva do IM para amanhã...
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Bem parece-me que o GFSestá muito sozinho...Penso que as coisas se irão passar como aponta o ECMWF,geadinha, 15 minutospara descongelar o vidro do carro e chuvinha nem vê-la! Amanhã penso que deverá convergir o GFS, pois se tiver razão seria surpreendente...e quem dera que tivesse razão...
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Segundo a previsão automática, na Quarta aguaceiros em Lisboa, com vento de este??? e temperaturas 1/7 graus. Em Évora aguaceiros, vento do mesmo quadrante, temperaturas 0/8. No dia seguinte chuva moderada em todo o sul do país. Extremamente monótono, sem dúvida. Mas também extremamente duvidoso. Chuva com vento de E? Convecção? Se acontecesse seria engraçado. Se fosse o GFS a acertar também o era. E não vale a pena discutir-se o que cada um quer que aconteça, porque o que nós queremos, não influencia em nada o que se sucederá. Mas compreendem-se ambos os lados. Quem está em seca, quer chuva, quem está farto de chuva quer frio, e nem todos gostamos do mesmo. Do mesmo modo que quem está no litoral não se interessa pelas mínimas negativas que não tem, e quem está no interior não lhe interessa nada o estado do mar, porque não o vê.
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
Bem parece-me que o GFSestá muito sozinho...Penso que as coisas se irão passar como aponta o ECMWF,geadinha, 15 minutospara descongelar o vidro do carro e chuvinha nem vê-la! Amanhã penso que deverá convergir o GFS, pois se tiver razão seria surpreendente...e quem dera que tivesse razão...

Segundo o ecmwf parece que a semana que se avizinha será fria! Quanto a precipitação essa será escassa!
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
982
Local
Braga
Oh meus amigos, para quem ama a meteorologia como eu, até mesmo um dia de Sol, com vento fraco, e nenhuma actividade atmosférica pode ser fascinante, só de pensar que aquilo que está em cima de nós se chama atmosfera e à nossa volta natureza, e que nada a pode domar, nem o homem, o que tiver de acontecer acontecerá, e é por isso que para mim todos os estados de tempo têm o seu particular encanto. ;)
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Toda a gente sabe que por norma quase todo o frio "em condições" em Portugal é seco, por isso não peçam coisas que ocorrem de para aí 2 ou 3 vezes em 10 anos, grandes quantidades de precipitação e grandes quantidades de frio é algo que não liga sobre as nossas cabeças, ou é muita precipitação e pouco frio ou o contrário ou então nada dos dois acaba por ficar céu muito nublado e fresco.

Agora que está a haver uma grande guerra entre dois modelos está, um dos dois elementos irá sair vitorioso, possivelmente será a precipitação, acredito mais em cortes no frio que nas quantidades de precipitação, visto que estamos a ter um Outono bastante assente no fluxo de SW.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.