Previsão sazonal Inverno 2009/2010

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
boas, Aurelio:).
na minha opiniao a tendencia geral que se tem vindo a manifestar no medio/longo prazo a nivel dos modelos é de jet a latitudes de 40-45º, com sucessivas ondulaçoes e por vezes formaçao de depressoes/ciclogeneses praticamente isoladas no atlantico central ( á volta dos açores).
desde setembro que temos vindo a presenciar forte instabilidade a nivel do pdrao geral de circulaçao ( as intensas trocas de calor...os WCB...etc) sendo esta a causa do outono anormalmente quente na europa e do recongelamento lentissimo e quiça preocupante do artico.
neste momento assiste-se a uma, natural, reorganizaçao/estabilizaçao das weather patterns na sua posiçao de inverno, posiçao essa que parece tender para NAO- com jet a 40-45º de intensidade nao muito forte, anticiclones na europa de leste por vezes englobando todo o sub-continente, um AA fraco estendendo-se entre a madeira e a bermuda ( raramente subido acima dos 50º de latitude norte) e um anticiclone no canada.
este cenario aponta para a possibilidade de um inverno quente, chuvoso e com possibilidade de ocorrencia de um ou outro evento extremo ( depressao a SW/W ou ciclogenese explosiva).
este inverno atevejo-o portanto muito chuvoso e quente especialmente na europa ocidental, de norte e area ocidental da PI .
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Sim exactamente tb prevejo exactamente o mesmo e exactamente o contrário daquilo que é dito pelo site que o Algarvio1980 pronunciou.
para já ainda não vejo nada que indice um NAO positivo para este mês !!
Este mês espero um bloqueio mais escandinavo !!
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Sim exactamente tb prevejo exactamente o mesmo e exactamente o contrário daquilo que é dito pelo site que o Algarvio1980 pronunciou.
para já ainda não vejo nada que indice um NAO positivo para este mês !!
Este mês espero um bloqueio mais escandinavo !!

eu nao diria escandinavo pois o AMP anda neste momento muito pela siberia e norte edo canada/gronelandia....quanto mais quente estiver o W da america do norte e a europa menos possibilidades ha de formaçao de anticiclones nessas zonas ( lembremo-nos que os anticiclones que se formam na europa, america do norte e siberia sao termicos sendo as cristas subtropicais raras no inverno a norte de 40-45º).
ou seja se a europa seguir quente tal como o W americano ( devido ao ENSO) o atlantico e o pacifico norte manterse-hao activos e os anticiclones termicos nao progredirao sobre a europa ou W americano.
o resultado é que o AMP ficara muito a norte e em apofise com o siberiano e o canadense deixando um caminho aberto no atlantico e pacifico para as fortes depressoes e levando a um inverno quente e chuvoso na europa e no W da america ( o que ainda repele mais os A.termico....sendo isto uma bola de neve).
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
boas, Aurelio:).
neste momento assiste-se a uma, natural, reorganizaçao/estabilizaçao das weather patterns na sua posiçao de inverno, posiçao essa que parece tender para NAO- com jet a 40-45º de intensidade nao muito forte, anticiclones na europa de leste por vezes englobando todo o sub-continente, um AA fraco estendendo-se entre a madeira e a bermuda ( raramente subido acima dos 50º de latitude norte) e um anticiclone no canada.
este cenario aponta para a possibilidade de um inverno quente, chuvoso e com possibilidade de ocorrencia de um ou outro evento extremo ( depressao a SW/W ou ciclogenese explosiva).
este inverno atevejo-o portanto muito chuvoso e quente especialmente na europa ocidental, de norte e area ocidental da PI .

É esse o cenário neste momento.

gfsnh06.png


Mas dentro de 72h, uma distância muito razoável para os modelos acertarem já não haverá nada disto.

gfsnh072.png


Submergirá uma dorsal até ao Alaska, o anticiclone térmico do norte do Canadá desaparecerá, ficando um AA sustentado pela dorsal no oeste deste país. A circulação de leste no flanco sul deste AA provocará uma entrada fria para a costa oeste dos EUA, atingindo o estado de Washington e o norte da Califórnia.

A 150h, ainda muito distante, mas bastante possível de acontecer,

gfsnh0150.png


esse mesmo AA migrará para o pólo, sendo que a 180 h estaria muito perto de se fundir com o AA térmico da Gronelândia.

gfsnh0180.png


Após isto é ficção científica, sendo que nesta run não ocorre essa fusão, o AA desaparece no pólo, mas há ensembles que apontam para isso e consequente entrada fria. De notar as diferenças entre a run principal, a paralela e a de controle, nesta última houve a tal fusão de AA, enquanto que na paralela não havendo fusão, o AA consegue deslocar-se para o norte da Escandinávia:

run principal:

A dorsal sobe mas não tem possibilidade de fusão com outro AA e forma um na Europa, mas muito a sul:

gfsnho0288.png


gfso0384.png


run paralela:

A dorsal sobe e alimenta o AA polar a norte da Escandinávia. Ao fim de umas horas temos a -12 na Península.

gfsnh0288.png


gfs0384.png


gfs1360.png


run de controle:

A dorsal sobe e funde-se com o AA da Gronelândia, entretanto alimentado pelo AA vindo do Canadá, dando-lhe mais força (1045 mb) que na run principal. Ao fim de umas horas tinhamos a -18 na Península:

gens01312.png


gens01384.png


gens00384.png


São tudo cenários possíveis mas improváveis, não quero com isto fazer uma previsão de invasão siberiana, apenas mostrar que não existe uma tendência clara para os próximos dias.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Boa análise David sf :thumbsup: Difícil de prever ou mesmo improvável a tanta distância, mas achei interessante os sinais que mostraste. A Euroásia tem estado quente, algum dia terá que quebrar. Se não estou em erro foi lá para dia 17 ou 18 que tivemos uma siberiana em 2007 e acho que uma polar em 2006.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Boa análise David sf :thumbsup: Difícil de prever ou mesmo improvável a tanta distância, mas achei interessante os sinais que mostraste. A Euroásia tem estado quente, algum dia terá que quebrar. Se não estou em erro foi lá para dia 17 ou 18 que tivemos uma siberiana em 2007 e acho que uma polar em 2006.

Peço desculpa pela minha ignorância:p, mas qual é a diferença entre uma massa de ar polar e uma siberiana?
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
é verdade, Davide mas a longo prazo nomeadamente, e como referiste, apos as 180-216h, os cenarios modelados sao muito artificiais pois é impossivel determinar todas as variaveis ( as formulas nao sao infintitamente abrangentes.....basta ver os teoremas da incompletude, os paradoxos de zenão, etc).
depois ainda ha outro problema que sao as perturbaçoes, estas sao apenas hipoteses do genero "e se x acontecesse?" para as realizar alguns dados sao deturpados de proposito o que serve para avaliar a consistencia do modelo ( é como uma experiencia em que ha a experiencia de controlo e as outras introduzindo varias variaveis) pois é visivel que certas perturbaçoes induzem autenticas aberraçoes totalmente invalidas e ilogicas:lol:.
apesar de tudo segue, hoje, a tendencia de manutençao de uma corrente perturbada de W e de jet a latitude de 40-45º pelo menos até as 120h; sendo que apos isto é possivel a formaçao de uma crista na europa ocidental ( PI-escandinavia), com um anticiclone a cobrir o SW/W da weuropa e em apofise polar enquanto areas depressionarias se formam no mediterraneo central e oriental e na europa de leste/NE, por outro lado, um cavado formar-se-há entre a zona dos açores originando outro WCB entre os açores/madeira e a escandinavia/islandia.
este cenario actual no medio/ longo prazo ( após as 120-180h) é na minha opiniao um pouco fantasioso sendo que mantenho a ideia de que no maximo teremos um anticiclone termico a intrometer-se na europa central em apofise com o AA que ficará no SW europeu e/ou no mediterraneo e interagindo com um cavado no atlantico central o que daria origem a um fluxo frio ( isos -5 a -10º) de leste sob o centro/SE/S da europa e um fluxo quente de SW sobre todo o oeste/SW e norte/NE europeu.
:thumbsup:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Obrigado. Alguém me poderia dizer quando nevou em Janeiro que tipo de massa era:huh:?

Quer a 29 Janeiro 2006, quer a 9 Janeiro 2009, como em quase todas as ocorrências de neve a cotas baixas, como Fevereiro de 1954, foi sempre com siberiana. Entradas polares com neve a cotas baixas só me lembro de 20 de Janeiro deste ano, 30 de Novembro de 2008 e de uma em 1994.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Quer a 29 Janeiro 2006, quer a 9 Janeiro 2009, como em quase todas as ocorrências de neve a cotas baixas, como Fevereiro de 1954, foi sempre com siberiana. Entradas polares com neve a cotas baixas só me lembro de 20 de Janeiro deste ano, 30 de Novembro de 2008 e de uma em 1994.

Então mas as siberianas não são secas? Como é possível nevar?
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Então mas as siberianas não são secas? Como é possível nevar?

A entrada siberiana é seca, mas não impede que colida com outras massas de ar mais húmidas, e da conjugação das duas, frio siberiano e humidade polar ou marítima, dá um misto de ambas, ar frio e húmido, logo neve...:)