Estação Segnale (comprada Lidl)

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Certamente já verificaste os valores dos dois por exemplo dentro de casa e em duas divisões opostas! Ou não?

Se sim e consoante o resultado não terás chegado a uma conclusão?

Podes equacionar a hipótese de o sensor ter vindo parar às tuas mãos com alguma anomalia. No entanto seria mais fácil detectar o erro se fossem equipamentos iguais, como não são, 2ºC para ti pode fazer toda a diferença, mas já pensaste que pelo facto de não serem iguais essa diferença pode ser legítima e até normal e tecnicamente possível sem que se considere propriamente uma anomalia? ;)
 


irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Olá José, mais uma vez obrigado pela tua ajuda.

Essa é de facto outra excelente ideia para os testar.
Deixando ambos dentro de casa, a diferença persiste. Mesmo deixando-os estabilizar após meia-hora. O que prova que um está errado.

O de mercúrio marca 15.5ºC, o sensor 18.1ºC.
Isto foi no quarto mais frio, colocando ambos no chão, em pé, e encostados a uma embalagem de cartão.

Preciso dum termómetro que esteja correcto, colocá-lo dentro de casa para comparar com os outros dois. Infelizmente não tenho nenhum. Mas parece-me então que o sensor apresenta o mesmo desvio constante de cerca de 2.6ºC. Quando comparo os três (sensor, mercúrio, IM), o de mercúrio costuma estar idêntico, e o sensor sempre com esse desvio.

Outro dado foi que assim que a temperatura chegou aos 2ºC hoje de manhã, começou a nevar (registro do IM e do meu de mercúrio). No entanto, o outro louco (sensor) atirava para os 5ºC!

Infelizmente (lol), tenho o congelador avariado, e portanto não o posso testar nessa terceira condição que tb seria interessante.
Se o desvio foi sempre consistente, então pode ter sido mesmo um erro de calibração. Só é pena não ter nenhuma opção para tal, nem dizer nada nas instruções!

PS: que dia! andei com a cabeça à volta deste problema!
mas agora passarei a reportar pelo de mercúrio, até porque está aqui a chegar a vaga siberiana.
sigo com 1ºC, ceú encoberto.

Certamente já verificaste os valores dos dois por exemplo dentro de casa e em duas divisões opostas! Ou não?

Se sim e consoante o resultado não terás chegado a uma conclusão?

Podes equacionar a hipótese de o sensor ter vindo parar às tuas mãos com alguma anomalia. No entanto seria mais fácil detectar o erro se fossem equipamentos iguais, como não são, 2ºC para ti pode fazer toda a diferença, mas já pensaste que pelo facto de não serem iguais essa diferença pode ser legítima e até normal e tecnicamente possível sem que se considere propriamente uma anomalia? ;)
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
olá

Uma 3ª opção na medição de valores seria de grande ajuda pelo menos para te fornecer uma orientação sobre qual dos dois famosos ganharia o oscar! :D

Se viesses a colocá-los no congelador como teste (só por momentos!) senão poderias estar sujeito a que nenhum deles passasse a funcionar devidamente daí em diante visto que os expunhas a uma mudança drástica de valores sem a normal adaptação aos mesmos. Mas isto digo eu! :D Poderá não suceder qualquer problema, mas penso que não necessitarás de o fazer, desde que consigas então um terceiro termómetro ou um eventual sensor.
Visto que seria apenas para efeitos de teste, não o conseguirás emprestado?

Em termos de calibração muitos equipamentos vêm padronizados e suponho que esse não será uma excepção, as instruções são na maioria das vezes muito limitadas, mas diante de um equipamento do género dificilmente existiria alguma indicação para alterar essas definições.

Estas coisas são interessantíssimas mas exigem de nós um grau de determinação extra que quase nunca calculamos e quando algo não corre como esperado, a paciência é posta à prova...
Do que fiz até agora, nem tudo correu bem à 1ª vez, mas como acho que a teimosia não é um defeito é uma qualidade, não descansei até ver tudo no sítio! :D

A famosa vaga Siberiana! Venham daí bons registos... ;)
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Em breve anunciarei então o óscar, e os recordes siberianos :D

olá

Uma 3ª opção na medição de valores seria de grande ajuda pelo menos para te fornecer uma orientação sobre qual dos dois famosos ganharia o oscar! :D

Se viesses a colocá-los no congelador como teste (só por momentos!) senão poderias estar sujeito a que nenhum deles passasse a funcionar devidamente daí em diante visto que os expunhas a uma mudança drástica de valores sem a normal adaptação aos mesmos. Mas isto digo eu! :D Poderá não suceder qualquer problema, mas penso que não necessitarás de o fazer, desde que consigas então um terceiro termómetro ou um eventual sensor.
Visto que seria apenas para efeitos de teste, não o conseguirás emprestado?

Em termos de calibração muitos equipamentos vêm padronizados e suponho que esse não será uma excepção, as instruções são na maioria das vezes muito limitadas, mas diante de um equipamento do género dificilmente existiria alguma indicação para alterar essas definições.

Estas coisas são interessantíssimas mas exigem de nós um grau de determinação extra que quase nunca calculamos e quando algo não corre como esperado, a paciência é posta à prova...
Do que fiz até agora, nem tudo correu bem à 1ª vez, mas como acho que a teimosia não é um defeito é uma qualidade, não descansei até ver tudo no sítio! :D

A famosa vaga Siberiana! Venham daí bons registos... ;)
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
olá irpsit ;)

Quando/Se realmente te decidires pela construção de um RS, obviamente irão surgir pequenos pormenores que não raro se escapam!

Não sei se sabes, por isso aqui vão algumas dicas que se consideram fundamentais:

- Número de pratos (aconselha-se não menos de 8, "achei" que 12 seria o ideal. Isto também depende das dimensões do sensor.)

- Acho que é importante possuir o maior espaço possível no interior do RS (ao meio nas aberturas dos pratos) para que o sensor tenha espaço suficiente para circulação de ar, evitando se possível que o mesmo não fique encostado a nenhum prato, porque na eventualidade destes aquecerem (o plástico também aquece mesmo que ligeiramente), sobretudo no Verão, passarão algum do seu calor acumulado para o sensor, o que é de evitar!

- Independentemente do número de pratos desejado, aconselha-se a existência de pelo menos 2 sem abertura no meio, em baixo; também sem abertura 3 em cima (tenho 2 contudo compensado pelo 3º verde e maior, o que me deu maior espaço no interior); os restantes pratos terão cada um a tal abertura ao meio.

- Parece que alguns membros optaram por introduzir 3 barras metálicas sem fim para suporte dos pratos; é possível que tal não ocorra, mas pode suceder que o facto deles serem redondos, suportados por apenas estas 3 barras, devido às diferenças de temperatura ao longo do ano e se não possuirem o menor espaço possível entre essas barras de apoio em cada prato, podem ficar ligeiramente ondolados comprometendo a uniformidade no espaço entre eles para a circulação de ar e os resultados poderão não ser animadores.
Pelo menos decidi não correr esse risco optando pela introdução de 4 barras.

Por agora não me ocorre mais nada em concreto, no que mais puder ajudar fica à vontade! ;)
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Sinceramente acho que o defeito é do sensor do Lidl...

Admitindo que comercializam marcas, ao que tudo indica, sem expressão no mercado, tendo-se verificado uma diferença nas temperaturas em média de apenas 2/3º, penso que sob condições minimamente adequadas no que toca à protecção, os resultados poderão ser melhores; dê-se o benefício da dúvida!
 

under

Cumulus
Registo
20 Fev 2009
Mensagens
116
Local
coimbra (130 metros)
Admitindo que comercializam marcas, ao que tudo indica, sem expressão no mercado, tendo-se verificado uma diferença nas temperaturas em média de apenas 2/3º, penso que sob condições minimamente adequadas no que toca à protecção, os resultados poderão ser melhores; dê-se o benefício da dúvida!

Atençao que nao estou a criticar!!!Muito pelo contrario,consumo regularmente de lá e ja encontrei coisas espantosas no Lidl :)
Ja agora conto uma experiencia engraçada que me aconteceu: eu adoro termometros!Tenho um digital em cada divisao da casa,no carro tenho o de origem e um interno e ate o meu relogio tem termometro ( ver avatar ) e uma vez comprei na radio popular um termometro com "IN" e "OUT",daqueles com uma sonda.Acontece que quando punha a sonda ao lado da "caixa-mae" ou seja ao lado do termometro ao qual a sonda esta ligada,a temperatura era de 2ºC de diferença :huh:
Entao tive a brilhante ideia de "descascar" a sonda,tirando todo o plastico que a envolve e...a temperatura passou a coincidir com uma diferença de 0.5ºC !!!! E esta hein?
E ate este dia ainda funciona perfeitamente!So a envolvi num bocado de fita-cola pa isolar o sensor da humidade :thumbsup:
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
0.5ºC pouquíssima diferença, óptimo! ;)

Será que o facto de teres isolado a área do sensor com fita-cola não provocará o efeito de condensação, concentrando aí alguma humidade que surja?
De qualquer forma não vejo onde possa estar o problema em expor esse sensor à humidade, a menos que não seja um equipamento adaptado para o exterior!
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Olá, nunca mais voltei a responder.
Entretanto já comparei com vários termómetros, e quer dentro de cada, quer fora, a diferentes temperaturas, e a diferença é a mesma: o sensor do LIDL acusa sempre mais ~2ºC que todos os outros termómetros.
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
... quer dentro de cada, quer fora, a diferentes temperaturas, e a diferença é a mesma: o sensor do LIDL acusa sempre mais ~2ºC que todos os outros termómetros.

É então provável que o dispositivo no captador possua alguma anomalia mesmo proveniente da origem ou até mesmo de lá ter recebido uma deficiente calibragem na predefinição dos valores.
Não recordo agora se já o afirmei, mas antes de ter comprado a minha actual estação, confesso que andava que nem um louco à procura de um desses possíveis modelos de estações mas apesar de receoso na sua qualidade, estava disposto a arriscar pelo menos para uma fase inicial!

Não quero com isto dizer que todos esses modelos teriam fraca qualidade, 2 modelos iguais podem ter desempenho e qualidade diferentes o que com alguma frequência sucede em linhas de produtos criados em série, muitas vezes isso funciona na base de pura sorte no que se compra.
Entretanto encontrei a que possuo e até ao momento não me tem desiludido, bem pelo contrário. ;)
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
A minha não me desilude, até reporta muito bem, embora considere sempre essa diferença de ~2ºC.

Hoje, é que aconteceu algo que não compreendo (e provavelmente vou criar um novo tópico nisso). A base (dentro de casa) deixou de actualizar a temperatura externa. Continuam ambos no mesmo sítio e não houve nenhuma pancada nem nada. O canal é o mesmo.

Trouxe-os para dentro de casa, desmontei-os (estava tudo bem, não havia qualquer humidade dentro), e voltei a ligar, a base actualizou o sensor externo, com a temperatura da casa: 17ºC. Esperei que actualize 3 vezes (algo que ocorre a cada 2 minutos) e estava a funcionar bem. Então, voltei a colocar lá fora, onde estava (temperatura -1ºC), e volta a não actualizar. Não sei o que se passa.

A única coisa que ocorreu hoje foi ter caído um mega-nevão. Está muita neve por todo o lado, mas o sensor têm um RS improvisado por mim que protege que qualquer chuva ou neve caía no sensor. A temperatura em ambos marca perfeitamente bem.

Voltei a trazer para dentro de casa, e coloquei ambos junto um do outro: a temperatura continua a não actualizar. Será que tenho que desmontar de novo, e fazer reset para voltar a actualizar? Não sei que se passa.

Obviamente não tem nada a ver com distância, já que juntos um do outro não actualizem, a não ser que o desmonte de novo o sensor externo.

É então provável que o dispositivo no captador possua alguma anomalia mesmo proveniente da origem ou até mesmo de lá ter recebido uma deficiente calibragem na predefinição dos valores.
Não recordo agora se já o afirmei, mas antes de ter comprado a minha actual estação, confesso que andava que nem um louco à procura de um desses possíveis modelos de estações mas apesar de receoso na sua qualidade, estava disposto a arriscar pelo menos para uma fase inicial!

Não quero com isto dizer que todos esses modelos teriam fraca qualidade, 2 modelos iguais podem ter desempenho e qualidade diferentes o que com alguma frequência sucede em linhas de produtos criados em série, muitas vezes isso funciona na base de pura sorte no que se compra.
Entretanto encontrei a que possuo e até ao momento não me tem desiludido, bem pelo contrário. ;)
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Bem, descobri a causa, LOLOOL

Substitui as pilhas da base e funciona.
Só não percebo como é que a base gastou as pilhas em apenas 1 mês!!!
(são exactamente as que o fabricante recomenda, e não usei qualquer outra função tipo o depertador)
Julgo que provavelmente ao ter a base a 5 metros de distância e atravessando duasparedes (parede do quarto e a do prédio), que foi isso que fez consumir rapidamente as pilhas.

Mas detectou logo o sinal...

As coisas que uma pessoa aprende, lol!

A minha não me desilude, até reporta muito bem, embora considere sempre essa diferença de ~2ºC.

Hoje, é que aconteceu algo que não compreendo (e provavelmente vou criar um novo tópico nisso). A base (dentro de casa) deixou de actualizar a temperatura externa. Continuam ambos no mesmo sítio e não houve nenhuma pancada nem nada. O canal é o mesmo.

Trouxe-os para dentro de casa, desmontei-os (estava tudo bem, não havia qualquer humidade dentro), e voltei a ligar, a base actualizou o sensor externo, com a temperatura da casa: 17ºC. Esperei que actualize 3 vezes (algo que ocorre a cada 2 minutos) e estava a funcionar bem. Então, voltei a colocar lá fora, onde estava (temperatura -1ºC), e volta a não actualizar. Não sei o que se passa.

A única coisa que ocorreu hoje foi ter caído um mega-nevão. Está muita neve por todo o lado, mas o sensor têm um RS improvisado por mim que protege que qualquer chuva ou neve caía no sensor. A temperatura em ambos marca perfeitamente bem.

Voltei a trazer para dentro de casa, e coloquei ambos junto um do outro: a temperatura continua a não actualizar. Será que tenho que desmontar de novo, e fazer reset para voltar a actualizar? Não sei que se passa.

Obviamente não tem nada a ver com distância, já que juntos um do outro não actualizem, a não ser que o desmonte de novo o sensor externo.
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Bem, descobri a causa, LOLOOL

Substitui as pilhas da base e funciona.
Só não percebo como é que a base gastou as pilhas em apenas 1 mês!!!
(são exactamente as que o fabricante recomenda, e não usei qualquer outra função tipo o depertador)
Julgo que provavelmente ao ter a base a 5 metros de distância e atravessando duasparedes (parede do quarto e a do prédio), que foi isso que fez consumir rapidamente as pilhas.

Mas detectou logo o sinal...

Curiosamente também tenho como obstáculo duas paredes entre a estação e o sensor, apesar de em linha recta terem uma distância de apenas 3m.

Recordo já ter tocado no aspecto antes quanto à relação que existe entre o consumo e as temperaturas muito baixas a que as pilhas são sujeitas. As baixas temperaturas alteram a durabilidade das pilhas sujeitando-as a um esforço extra na gestão da energia que possuem; se juntarmos a isto o "possível" esforço em termos de funcionamento (deduzo que não signifique que à medida que a temperatura chegue a extremos mais consideráveis possa encaminhar-se para uma anomalia do mesmo) que talvez de uma forma geral os sensores possam estar sujeitos.
Quanto aos sensores nesta questão, apenas o posso afirmar, não tenho dados concretos que o confirmem, apenas posso dizer que faz algum sentido, mas penso que isto seja subjectivo!