Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Cada vez vejo menos hipóteses de ver nevar a cotas médias; neste momento estão 3,1 ºC aqui em Estremoz e amanhã, a esta hora, a temperatura já não estará muito longe dos 7 ºC. Aliás, ao contrário de ontem, a pressão atmosférica tem tendência para subir, traduzindo as alterações sinópticas das últimas horas, em que o fluxo de ar frio procedente do interior da Europa está a ser cortado.
Amanhã, quanto muito, só cotas a partir dos 600 metros de altitude (região sul).
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Eu sinceramente acho que cotas médias só no Nodeste Transmontano e não será nada daquilo que eu esperava, apesar de acreditar que poderá haver alguma (pouca) acumulação, dependendo muito da hora a que começar...agora falar de neve no Sul acho que é uma irrealidade!
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Eu sinceramente acho que cotas médias só no Nodeste Transmontano e não será nada daquilo que eu esperava, apesar de acreditar que poderá haver alguma (pouca) acumulação, dependendo muito da hora a que começar...agora falar de neve no Sul acho que é uma irrealidade!

É preciso não esquecer que o Sul não é só o Algarve. Pessoalmente acredito que poderemos ter algumas surpresas no Alentejo:rolleyes:.
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Emrelação a esta saida o que se poderá dizer..., não alterou quase nada em relação á outra, mas o que é curioso é que o ECMWF está mais optimista:D, e de notar também que a saida paralela do gfs está um sonho:rolleyes:, por isso ainda á esperança que a saida operacional do gfs volte a colocar muita chuva:thumbsup:.
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Sim, o IM anda a "levantar falsos testemunhos" segundo alguns dizem.. Noto que quando não há avisos de neve em cotas baixas, há uma ou outra ocasião em que realmente acontecem surpresas. Quando o facto é anunciado, já não espero grande coisa.

Desculpem a pergunta, mas será possível nevar alguma coisa na Póvoa de Lanhoso? :D A proximidade com a sera do Geres e da Cabreira influencia nestes casos? Gostava que alguem me pudesse informar :(

Para quem não sabe a localização exacta da terra da Maria da Fonte e a Terra do Ouro, coloco o link da localização: :p
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0e/LocalPovoaDeLanhoso.svg

Boa noite ThaZouk,

Duvido que seja possível nevar na vila da Póvoa de Lanhoso e mesmo até no monte de São mamede (quase 700m).

Por exemplo no dia 29 de Novembro fui até ao parque de merendas de serradela na Cabreira que fica a 800m e estava a nevar bem e com acumulação a partir dessa cota, e abaixo dos 650-700m era simplesmente chuva.
 
Última edição:

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Vou recorrer novamente aos perfis verticais e sondagens para explicar o meu cepticismo:



HOJE 12h

Previsão GFS 12z

1412zgfs.gif



Previsão ECM 12z

1412zecm.gif


Realidade Sondagem 12z

1412zsonda.gif
sondagem.gif




..................................................................................................




HOJE 24h

Já na meia noite de hoje, na zona de Lisboa, já vamos perder frio nos níveis altos em relação ao meio dia, aos 500hPa temos fluxo NNW e passamos de -21,1 para -18,6ºc (previsão)
Aos 850hpa temos -0,8ºC mas vai diminuir um pouco como referi de manhã, a advecção de frio continua a espalhar-se nesta camada vinda de NE.

Previsão GFS 00z

1500zgfs.gif


Previsão ECM 00z

1500zecm.gif




..................................................................................................




AMANHÃ 06h

Aos 500hPa já subimos para -16,2ºC.
Aos 850hPa descemos para -1.9ºC, mas é o pico neste nível atingido a meio da madrugada (-2.0º às 03:00z), a fonte do frio esgotou aqui, às 06z já estaremos a subir.

13343415.gif


Na superfície temos forte arrefecimento pelo pico do frio aos 850hPa ampliados também por inversões onde são favoráveis, ou prejudicadas por vento que será de SE

Previsão GFS 06z

1506zgfs.gif




Previsão ECM 06z

Não há





..................................................................................................




AMANHÃ 12h

Amanhã ao meio dia, basta olhar para os perfis, ainda a largas horas antes da chegada da precipitação, as temperaturas já são positivas praticamente até aos 700hPa. Acima dos 550hpa já se nota a mudança de padrão, atmosfera já a saturar, fluxo de WWN.
A formar-se neve acima dos 700hpa/3000m (não está prevista precipitação nesta altura) ela sobreviveria apenas mil e poucos metros a descer em temperaturas positivas, ou seja, a cota a esta hora vai dar aos 1600 ou 1700 do nosso modelo, e sempre a subir a partir daqui.


Previsão GFS 12z

1512zgfs.gif




Previsão ECM 12z

1512zecm.gif






..................................................................................................





AMANHÃ 18h

Às 18 continua a saturação da atmosfera já em níveis médios, entra já muita nebulosidade média, a chuva está a começar ou iminente. Fluxo de SW já instalado, As temperaturas na vertical da atmosfera já estão ainda mais altas.

Previsão GFS 18z

1518zgfs.gif



Previsão ECM 18z

Não há



AMANHÃ 24h

Nada mais a dizer aqui, pela meia noite de amanhã a atmosfera completamente saturada nos níveis médios e baixos, estará a chover

Previsão GFS 24h

1600zgfs.gif



Previsão ECM 24h

1600zecm.gif






Portanto, a nevar amanhã a cota 400 nesta região e todo o sul, só me parece possível nesta noite, madrugada e início da próxima manhã, com alguma nebulosidade e precipitação não prevista nem esperada, nem sei de onde poderia vir. Só se for efeito orográfico nalgumas serras, mas nem está prevista nebulosidade nem humidade para tal, apenas nuvens altas.

Se estiver completamente equivocado, ficarei muito intrigado, mas pronto, feliz :D







Para finalizar e pôr certas coisas em contexto, as sondagens de Janeiro de 2006 e 2007 da neve Lisboa. Uma das sondagens foi feita pouco antes da neve e outra pouco depois. Em 2006 temperaturas frias mas modestas nos níveis baixos foram compensadas com instabilidade e aguaceiros que arrastaram frio dos níveis altos, que era significativo, -30ºC aos 500hPa.


28b.gif


51412289.gif






29b.gif


92379543.gif
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
O que está em questão com as cotas de neve previstas pelo IM não é acumulação nem telhados pintados de branco. Se cair um aguaceiro de neve durante 30 segundos houve queda de neve, e é isso que está a ser previsto. Nos primeiros momentos de precipitação, a cota de neve será muito baixa, cerca de 400 m, em todo o país, subindo bastante ao longo da noite e manhã de Quarta no centro e sul. Do mesmo modo se houver um relâmpago diz-se que trovejou, não é preciso estar a trovejar o dia todo.
 

Snow

Cumulus
Registo
25 Jan 2006
Mensagens
364
Local
Mouriscas - Abrantes
excelente explicação Vince

Pode ser que agora consigam perceber que não há condições reunidas para nevar a cotas baixas na madrugada de Quarta-Feira.
Se ocorresse precipitação hoje, a história já era outra.

Eu na minha opinião, e sustentada nos modelos, Neve, só a partir dos 900-1000m na zona centro, na zona Norte, Bragança poderá ter neve mas por pouco tempo, sem existir grande acumulação

E não estou a ser pessimista, mas sim realista. Vejam os modelos.

Abraços
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
por hipotese, se esta noite for de ceu limpo com grande arrefecimento e logo de manha vier mta nebulosidade ainda na fase fria pré frontal a maxima sera baixa e as hipoteses de neve nos 400m sera bem plausivel embora de curta duraçao.
apos o meio/final da tarde volta o ar TM;)
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
por hipotese, se esta noite for de ceu limpo com grande arrefecimento e logo de manha vier mta nebulosidade ainda na fase fria pré frontal a maxima sera baixa e as hipoteses de neve nos 400m sera bem plausivel embora de curta duraçao.
apos o meio/final da tarde volta o ar TM;)

Mas já foi dito que amanhã de manhã não existe probabilidade de precipitação...
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Vince se não te importares, qual a tua opinião sobre a possível queda de neve em Bragança?

Falta frio em altitude. Na madrugada de Quarta apenas -17,9ºC a -20ºC a 500hPa.

Sinceramente acho que vai dar para verem alguns flocos, mas não esperem grandes acumulações, isto se der para acumular.
Durante a manhã/inicio da tarde de Quarta passará definitivamente a chuva...



Eu apenas Sábado irei para Bragança, mas uma subida às serras não vai escapar:)
 
Estado
Fechado para novas mensagens.