Seguimento Sul - Dezembro 2009

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Atenção que o interior do Alentejo tem habitualmente valores mínimos bastante baixos. A Amareleja está longe de ser sempre quente, durante todo o ano. Os valores mínimos anuais costumam bater nos -5 ºC em alguns locais do Alentejo com alguma facilidade.

Eu sei disso Daniel... A referência foi feita no sentido de apontar a um local onde normalmente só se olham para as máximas e extremos de calor, uma situação onde a Amareleja se destaca por motivos pouco habituais.
Não é segredo nenhum que o interior, em regra tem as maiores amplitudes térmicas anuais em Portugal, implicando isso mínimas fria e máximas quentes...
:thumbsup:
 


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Atenção que o interior do Alentejo tem habitualmente valores mínimos bastante baixos. A Amareleja está longe de ser sempre quente, durante todo o ano. Os valores mínimos anuais costumam bater nos -5 ºC em alguns locais do Alentejo com alguma facilidade.

Sem dúvida alguma.
Mesmo assim houve algumas localidades, que apesar desta onda de frio e se situarem bem no interior, em zonas relativamente baixas, se mantiveram positivas.
Penso, assim, que existem inúmeros factores a ter em conta.
Alguns locais são verdadeiros oásis de humidade, outros são de secura, e também há os que são de calor e até os há do frio.
Nem todos os locais quentes demonstraram serem necessariamente negativamente frios, mesmo em noites com condições tão particulares para a acumulação de ar frio como foi a de hoje. Outros locais como a Amareleja, já tinham demonstrado não terem condições para ser o local mais quente do Alentejo ( apesar do «recorde» o sugerir), seja no verão, seja em termos anuais, porque é uma zona algo sensível a episódios de inversão térmica.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Máximo de temperaturas do dia de hoje (autómatico do IM das 13h)... fazer o caminho inverso com núvens médias e altas é que vai ser quase impossível... mas alguma coisa tem de baixar... :mad:

semttulo2f.png
 

Sueste

Cumulus
Registo
9 Jun 2008
Mensagens
279
Local
Fuzeta - Algarve
Boa Tarde,

Céu nublado e um ventinho de SE, dá uma sensação desagradável de frio. Estão neste momento 11.0ºC com 53% de Hum.

A máxima até ao momento foi de 11.2ºC.

:cold:
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
As nuvens não vao deixar a temperatura subir para além destes valores (por enquanto, que ainda existe frio instalado) mas também não deixam descer, e até penso que a máxima do dia vai ser registada perto da meia noite.
Mas hoje a sensação de frio é maior que ontem, pelos 2ºC a menos e por não haver sol.
Não se se estão de acordo, mas parece que a instabilidade vai entrar mais cedo que o previsto. Penso que com o cair da noite já estará muito próxima!
Conto com uns 10-15mm, umas rajadas moderadas/fortes de S e talvez trovoada :thumbsup:
 

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
Por aqui o céu já está completamente coberto.E continua bastante frio.Se o IM pôs Castelo Branco em Alerta amarelo pela possibilidade de queda de neve acima dos 400m, acredito que por cá aconteça o mesmo, pelo menos em S.Mamede. !!! :rolleyes:
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Estremoz:

Temperatura máxima = 7,8 ºC (13h24)
Temperatura mínima = - 0,4 ºC (04h31)

CONDIÇÕES ACTUAIS:
Temperatura = 5,8 ºC
Pressão atmosférica = 1014 hPa

Geada generalizada pela manhã. Hoje está mais frio que ontem à mesma hora; ou seja, a nebulosidade está a reter o frio, pelo que esta próxima noite irá ser gélida por aqui ...

Este mês: Temp. máxima = 16,5 ºC (dia 12); Temp. mínima = - 0,4 ºC (dia 15).
 

seqmad

Cumulus
Registo
27 Jun 2007
Mensagens
221
Local
Fogueteiro
Quando fizerem referência à estação de Almada, lembrem-se sempre fica em tudo menos Almada, mas sim na Praia da Rainha, a cerca de 10 km de Almada, com condições para a formação de inversões térmicas muito específicas. :thumbsup:

O mesmo se passa para Portimão, já que a estação está no aeródromo, que fica a 7km de Portimão e 2km do Alvor numa zona baixa interior perto da Penina, onde também ocorre essa inversão. E assim nada tem a ver com a temperatura na cidade. Até no Verão, é costume eu sair ao início da madrugada do Alvor (ou Portimão) com 23-24º e ao passar por lá ter uns 15-16º e voltar a subir (não tanto) mais para o interior.
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Já está perto :w00t:

far091215160029.jpg


Acredito que sim...mas não coloques link directo para esse tipo de imagens, porque, além de não se ver nada...arriscas a que daqui a 30mn a imagem seja outra ;)



Bem,


Tive uma mínima vergonhosa :angry: 1,3ºC

Neste momento 6,6ºC


Venha lá a madrugada de chuva :rain:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Vamos a ver se não se dissipam antes de chegar á costa ... a célula a Sudoeste de S. Vicente estava com muito bom aspecto !!
Em relação aos modelos nem vale a pena olhar a mais de 48h pois estão completamente ás aranhas neste momento !!