Seguimento Açores e Madeira - Dezembro 2009

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Um temporal abate-se sob os mosteiros. Fortes nuvens, muita chuva e muito vento..

Miguel diz-me lá como é que o tempo está aí na Lagoa????
 


unhaka

Cirrus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
13
Local
Viana do Castelo/Funchal
Boas tardes.

É a minha primeira mensagem neste fórum. Sempre fui um curioso em relação aos fenómenos meteorológicos e hoje decidi inscrever-me neste fórum que já venho andado a seguir a algum tempo.

Gostaria de saber como estão as coisas na Madeira e previsões para os próximos dias... É que vou viajar para lá na 5ª-feira e segundo me constou, o aeroporto está encerrado, bem como nesse mesmo dia haverá um acentuar do mau tempo...

Um abraço
Cláudio Ramos
 

slbfever

Cirrus
Registo
10 Dez 2009
Mensagens
15
Local
Sao Miguel
Boas tarde,
Aqui na Povoação, ilha de s.mgl, o vento está a soprar forte com precipitação por vezes forte, nada mais. Mas está a ficar bastante escuro.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
É a minha primeira mensagem neste fórum. Sempre fui um curioso em relação aos fenómenos meteorológicos e hoje decidi inscrever-me neste fórum que já venho andado a seguir a algum tempo.

Gostaria de saber como estão as coisas na Madeira e previsões para os próximos dias... É que vou viajar para lá na 5ª-feira e segundo me constou, o aeroporto está encerrado, bem como nesse mesmo dia haverá um acentuar do mau tempo...


O aeroporto já está totalmente operacional, foram apenas alguns voos cancelados na origem e 6 voos desviados a certa altura devido às condições atmosféricas.
Na 5ªfeira está de facto previsto um dia como o de hoje, vento e trovoadas, mas até lá pode haver maior ou menos alteração nas previsões, e mesmo com mau tempo não significa que o aeroporto esteja sempre inoperacional , apenas fica se em determinado momento as condições de segurança assim o recomendarem.
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Tragédias acontecem em todo o mundo, seja menor ou maior a competência/incompetência das autoridades. Você parece ter uma certa tendência em menorizar (ou mesmo desprezar) tudo em todos, até outros portugueses só porque não são da sua região.

Que interessa se são 117 ou 236 ? Interessa é os seus efeitos, pode ser menos e ter mais consequências ou pode até ser mais e não as ter.
E podem ser 117 medidos num local (Lajes) e ao lado terem sido 200 ou 300 e nenhuma estação na zona os ter registado visto tratar-se de precipitação convectiva.


Não, não tem nada a ver. Na Lagoa foi um Tornado, não foi precipitação intensa, e está bem documentado no fórum:
-> Tornado em São Miguel Açores - 18 Dezembro 2006

Lamento se causei essa impressão mas não era minha intenção de forma nenhuma transmitir essa ideia. De maneira alguma!!!

Apenas quis tentar dar a entender que a palavra "dilúvio" pode ter vários sentidos.

Por exemplo, para si um "dilúvio" pode não ser o que para mim ou para muitos açorianos representa.

Penso que as conotações são um pouco diferentes e mais ainda experienciadas localmente pelas pessoas. A tragédia da Ribeira Quente e da Povoação (que embora tristemente não haja aqui nenhum tópico a fazer referência, pelo menos que eu saiba), foi sim uma grande tragédia, um grande DILÚVIO de água como já aqui chamaram. Só para ter uma pequena ideia no ano de 1997 registou-se no posto udométrico do Salto do Cavalo (Povoação), o valor de 8393mm representando o máximo anual de precipitação da série considerada.
Os 220mm registados no dia 31 de Outubro de 1997 na estação meteorológica das Furnas fez aumentar o caudal de várias ribeiras e um aumento do nível de água da Lagoa das Furnas com cerca de 1.8m provocando inundações.

Quando o AA está centrado mais a sul e tem menor intensidade, o arquipélagos dos Açores fica sob a acção das depressões vindas de Oeste a que se associam com muita frequência frentes frias que afectam o estado do tempo conforme a sua trajectória e velocidade. As ilhas Orientais são as que sentem mais essa influência que se traduz por períodos de mau tempo com chuvadas fortes e contínuas e ventos intensos de Oeste.

O facto que se registou a 31 de Outubro de 1997, prende-se com o facto das correntes de sudoeste que em casos extremos a frente fria pressiona o se3ctor quente o que provoca uma MUITO FORTE INSTABILIDADE convectiva com chuvas diluvianas e grandes tempestades como aconteceu na ilha de São Miguel neste mesmo referido ano em que a ribeira da vila da Povoação ultrapassou o seu limite aceitável invadindo e derrubando casas, bens, pessoas, além de avalanches de terra na Ribeira Quente que se desprenderam da montanha em direcção à mesma freguesia ceifando a vida de 29 pessoas. Isso sim é dilúvio que a par da influência do relevo com a distribuição geográfica das precipitações foi assim tornada mais explícita.

As massas de ar que circulam de SW tiveram uma influência determinante no desencadeamento de situações de crise, sobretudo na ilha de São Miguel e em particular na vertente sul da ilha com chuvas diluvianas.

Pontualmente os Açores são atingidos por situações dessa natureza.

Portanto quando me referi à palavra dilúvio sabia perfeitamente o que estava a dizer!
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Engraçado, apesar de a ilha ser pequena comparada com o continente, a diversidade climática é enorme. Pois aqui está sol agora! Aliás hoje Só apanhei chuva de manhã quando saí para o trabalho, uns aguaceiros fracos no Rosário da Lagoa.

Pois é amigo, é chamado aqui nos Açores de "Sol mentiroso" :p

Não te fies nele lol

Neste momento temporal com muita chuva e vento forte!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Pontualmente os Açores são atingidos por situações dessa natureza.

Portanto quando me referi à palavra dilúvio sabia perfeitamente o que estava a dizer!


Eu sei perfeitamente tudo o que está a dizer, você é que não me compreendeu, eu apenas não entendi a necessidade de estar a menorizar o que se passou na Terceira com outras do passado porque tiveram mais litros por metro quadrado. Claro que houve, nos Açores e muitos mais lados.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Madeira

Ribeira Brava fustigada pelo mau tempo
Data: 15-12-2009

A vila da Ribeira Brava foi fustigada, esta terça-feira, durante breves minutos por ventos intensos e chuva que arrancaram iluminações de Natal, esplanadas e telhados, segundo fonte dos bombeiros. O Comandante dos Bombeiros da Ribeira Brava, Agostinho Silva, disse à agência Lusa que "tudo se passou depressa demais, com registo de chuvas intensas e vento forte".

"As iluminações de Natal que estavam presas por mastros, na frente mar da vila, foram arrancadas e acabaram por partir a varanda onde estavam agarradas", disse. Adiantou ainda que "a ribeira está com um grande caudal e que alguns telhados voaram".

O mau tempo fez-se sentir um pouco por toda a ilha.

No Funchal não há registo de estragos significativos, além de uma pequena derrocada na zona do Terreiro da Luta e da queda de uma árvore na Estrada Monumental. Junto ao mar a forte ondulação fez-se notar, sobretudo no Complexo Balnear do Lido onde as ondas 'varreram' a piscina e a zona de solário circundante.

Já na Calheta há registo de uma derrocada que obrigou ao encerramento da estrada regional entre a vila e o Arco da Calheta.

No mesmo concelho, no sítio do Atouguia a ribeira transbordou e inundou algumas casas.

http://www.dnoticias.pt/default.aspx?file_id=dn01013002151209&id_user=
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Eu sei perfeitamente tudo o que está a dizer, você é que não me compreendeu, eu apenas não entendi a necessidade de estar a menorizar o que se passou na Terceira com outras do passado porque tiveram mais litros por metro quadrado. Claro que houve, nos Açores e muitos mais lados.

Mais uma vez afirmo que não quis causar essa mesma impressão!

Claro que foi uma tragédia, ainda que local e restrita a uma pequena freguesia, mas felizmente sem danos de vidas humanas...

O mesmo há anos atrás aconteceu tb na ilha do Faial com uma enxurrada de uma ribeira que invadiu carros e casas...

... tragédias são sempre tragédias!
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Segundo um comunicado há 3 minutos na RTP-AÇORES a meteorologia prevê a continuação de aguaceiros pontualmente fortes e Trovoadas até Sábado!

Os Açores estão em alerta laranja!

O meteorologista numa entrevista dada há poucos minutos atrás na RTP-Açores diz que trombas de água poderão eventualmente voltar a acontecer de novo até sábado, seja no mar, ou seja em outras ilhas.

Neste momento chuva forte e vento igualmente forte!
 

slbfever

Cirrus
Registo
10 Dez 2009
Mensagens
15
Local
Sao Miguel
Sem querer por alarmismos, o que se está a passar nos Açores e que segundo as previsões para os próximos dias possa acontecer, isto faz me um pouco lembrar o Mes de outubro de 1997, aquando da tragédia da Ribeira Quente. As derrocadas não acontecem apenas por ocorrência de uma precipitação forte mas sim, por várias precipitações ao longo de uma semana ou duas, pois, os terrenos ficam saturados de agua e assim, muito enfraquecidos que pode, assim, ceder durante uma forte precipitação ocorrido após vários dias de precipitações intensas. Espero simplesmente, que se tal acontecesse (fortes derrocadas em zonas habitacionais), que as autoridades estejam mais bem preparadas, pois, naquele tempo, foi uma autentica palhaçada... Coincidencia ou não, em 1997-1998, verificou-se o fenómeno el nino no pacífico. Para 2009-2010, este fenómeno volta, com intensidade moderada a forte... 1998 foi o ano mais quente, cientistas britanicos prevêm que 2010 será o mais quente de sempre. Aguardamos para ver...
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Sem querer por alarmismos, o que se está a passar nos Açores e que segundo as previsões para os próximos dias possa acontecer, isto faz me um pouco lembrar o Mes de outubro de 1997, aquando da tragédia da Ribeira Quente. As derrocadas não acontecem apenas por ocorrência de uma precipitação forte mas sim, por várias precipitações ao longo de uma semana ou duas, pois, os terrenos ficam saturados de agua e assim, muito enfraquecidos que pode, assim, ceder durante uma forte precipitação ocorrido após vários dias de precipitações intensas. Espero simplesmente, que se tal acontecesse (fortes derrocadas em zonas habitacionais), que as autoridades estejam mais bem preparadas, pois, naquele tempo, foi uma autentica palhaçada... Coincidencia ou não, em 1997-1998, verificou-se o fenómeno el nino no pacífico. Para 2009-2010, este fenómeno volta, com intensidade moderada a forte... 1998 foi o ano mais quente, cientistas britanicos prevêm que 2010 será o mais quente de sempre. Aguardamos para ver...


Claro!
Quem não se lembra da tragédia da Povoação e da Ribeira quente que ceifaram várias vidas humanas... Várias pessoas foram soterradas vivas quando estavam nas suas casas a dormir quando pelas 2h da manhã desprendeu-se uma avalanche de terras da montanha em direcção à freguesia matando 29 pessoas..Na Povoação a ribeira galgou a vila arrastando casas e carros inundando tudo à sua passagem... Segundo relatos locais a avalanche foi sentida a 20km de distância do local de impacto onde o chão tremeu com muita violência e algumas pessoas até pensaram que se tratava de um sismo.


E se formos mais atrás em 1522, a primeira capital açoriana (Vila Franca do Campo), foi soterrada igualmente pelas duas da manhã por uma avalanche de uma montanha destruindo tudo e matando mais de 5.000 pessoas em consequência de um forte sismo... A vila foi quase toda soterrada e com ela os seus habitantes sobrevivendo apenas 70 pessoas para contar história...


Em relação ao aquecimento global, os Açores felizmente estão um pouco à margem desse fenómeno porque o Oceano serve-nos como regulador térmico e as grandes alterações não serão tão visiveis aqui nos Açores.. ao invés terão maiores repercussões pelos vários continentes...

Esperemos que não se torne novamente a registar na Ribeira Quente ou aí na Povoação enxurradas, porque sempre chove a mais as populações da Ribeira Quente e da Povoação ficam sempre com receio de dormir nas suas casas...

Aqui onde vivo a unica enxurrada que possa acontecer é de uma ribeira que nasce no maciço das Sete Cidades e que passa pela freguesia da Várzea e dos Ginetes que eventualmente e tal como na Agualva sempre que chove mais um pouco ela aumenta o seu caudal e transborda carregando as águas dos solos saturados das pastagens das encostas das Sete Cidades... Esperemos que não.

O céu está encoberto registo uma máxima de 11.7, Pressão atmosférica de 993 hPa e continuação de chuva forte.