Seguimento Interior Norte e Centro - Dezembro 2009

NorthWind

Cirrus
Registo
13 Dez 2008
Mensagens
89
Local
Bolzano
As imagens das webcams do IP4, mostram algumas zonas com bastante acumulação de neve.

campea.jpg
n-1.jpg
IP2.jpg
Rossas.jpg
Rossas2.jpg


A A24, de Castro Daire para norte, encontra-se toda ela com avisos de gelo na estrada.


Na serra da Estrela, há já algumas estradas cortadas devido à neve.

SEstrela.jpg


De assinalar a seguinte curiosidade.
Às 8h40 estavam:
1ºC nos Piornos
0ºC na Torre
-4ºC nas Penhas Douradas.


Por fim, a ocorrência de uma resgate do vigilante do parque eólico na Pampilhosa da Serra, devido à neve.

123-1.jpg



Também já fui espreitar a situação.. eh eh

e Montemuro, não há feedback da zona?
 


Mago

Nimbostratus
Registo
25 Out 2006
Mensagens
1,668
Local
Beira Interior
Bom dia

Por aqui hoje aconteceu um fenomeno interessante.

De manha choveu com temperaturas negativas, não nevou. Depois congelou tudo, havia muita dificuldade em andar nos passeios em algumas estradas.

Na Guarda há estradas cortadas devido ao gelo. neve? nem vê-la...por enquanto.

Estão neste momento 0ºC
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Neste momento -1,0ºC estáveis, enquanto o vento se mantiver de NE não deverá haver problema. Talvez lá mais para a tarde a cota deva subir. A espessura de neve aqui no meu bairro é de 5 cm ou pouco mais.

Chuva congelada é muito perigosa...
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Tempo para Noticias.

Gelo deixa vigilante isolado em parque eólico da Serra do Açor
10h51m

Um vigilante de um parque eólico na Serra do Açor, distrito de Coimbra, ficou retido na montanha, devido ao mau tempo. A Protecção Civil destacou um helicóptero para o resgate.

A operação de resgate do homem, funcionário de uma empresa de segurança, estará já a decorrer . A Protecção Civil destacou um Helicóptero de Socorro e Assistência para o parque eólico do Pico da Cebola, na Serra do Açor, no concelho de Pampilhosa da Serra, em Coimbra.

Fonte do Centro Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Coimbra disse ao JN que o trabalhador vai ser resgatado de helicóptero “por medida de precaução”, dado que o homem se encontra bem de saúde.

O homem “passou bem a noite”, disse a fonte do CDOS. “Tinha água, cobertores e comida”, acrescentou. Pela manhã, não conseguiu sair do local, porque a viatura ficou bloqueada pelo gelo que cobriu a estrada, o que motivou o pedido de ajuda e consequente resgate.

Jornal de Noticias

Serra da Estrela
Temperatura chegou aos 12 graus negativos e gelo fecha estradas

16 | 12 | 2009 09.44H

A temperatura caiu até aos 12 graus negativos na Serra da Estrela durante a última noite e as principais estradas estão encerradas devido ao gelo, disse hoje à Agência Lusa fonte do Centro de Limpeza de Neve.

Estão encerradas a estrada Piornos, Torre e Lagoa Comprida e a ligação entre Piornos e Manteigas.

Durante a noite não chegou a nevar, “mas por causa das temperaturas negativas a chuva rapidamente formou gelo. Chegaram a estar 12 graus negativos na Torre”, disse a mesma fonte.

O Centro de Limpeza de Neve está a espalhar sal para tentar reabrir as estradas, acrescentou.

De acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco, o trânsito também está condicionado em Vila do Carvalho (Covilhã) e entre Castelejo e Açor (Fundão) devido ao gelo.

Em ambos os casos, os locais estão sinalizados e é recomendada máxima precaução.

Destak

trânsito
Neve, gelo e chuva condicionam circulação e motivam corte de várias estradas
16 | 12 | 2009 11.22H

A neve, o gelo e a chuva estão hoje a condicionar o trânsito automóvel em Portugal continental, tendo motivado o corte de algumas estradas na região norte, adiantou à Lusa fonte da Guarda Nacional Republicana (GNR).
Destak/Lusa | destak@destak.pt

De acordo com a GNR, a neve levou ao corte, no distrito de Vila Real, da Estrada Nacional (EN) 15, desde terça-feira, da EN 311, na zona de Boticas, concelho de Vila Real, e da EN 350, perto de Casal Novo, concelho de Castelo Branco.

A alternativa de circulação para esta última via é a Estrada Municipal Vale de Mós/Mosteiro ou a EN 238, precisou a fonte da GNR.

Um desmoronamento de terras levou ao encerramento do IP4 na zona de Amarante, entre os quilómetros 58 e 60, e a neve está a condicionar o trânsito na Serra da Estrela, entre Piornos, Torre, Lagoa Comprida e entre Piornos e Manteigas.

Condicionado está também a circulação na região de Vila Pouca de Aguiar, Guarda e Alfândega da Fé, adiantou a GNR.

No Grande Porto, de acordo com o serviço de apoio ao trânsito da Ascendi, concessionária de várias autoestradas, há gelo na via da A7 e a circulação é lenta na A41, A42, A25 e A29.

No IC17 registaram-se três acidentes, entre Pontinha e Odivelas e junto ao Odivelas Parque, que afectam a via esquerda e a faixa central de rodagem.

No IC2, adiantou a Ascendi, registou-se um acidente, no acesso da praça Dr. José Queiroz para a Bobadela, que cortou a faixa de rodagem esquerda.

Na zona da Grande Lisboa, a GNR dá conta de trânsito muito congestionando no acesso à capital pela A2 e pela Ponte 25 de Abril.

A concessionária de autoestradas Brisa não registou, até ao momento, problemas nas vias sob a sua responsabilidade.

A agência Lusa tentou obter uma informação sistematizada das situações provocadas pelo mau tempo junto da Autoridade Nacional de Protecção Civil, que remeteu para depois das 11:00.

Destak

Bragança com escolas fechadas e trânsito condicionado
16 | 12 | 2009 11.21H

A queda de neve provocou hoje o encerramento das escolas do concelho de Bragança, por "não haver condições de segurança" nas vias públicas, disse à agência Lusa o presidente da autarquia.


Segundo António Jorge Nunes, desde as 05:00 que a neve cai em Bragança, o que fez cancelar os transportes públicos e escolares da cidade.

"Não há condições mínimas de segurança" para que os transportes circulem nas vias, afirmou o presidente da Câmara.

Funcionários municipais estão, desde a madrugada, a espalhar sal nas ruas da cidade, mas a neve, "seca, que não derrete com facilidade", está a provocar condicionamentos, acrescentou o autarca.

António Jorge Nunes disse ainda que, se continuar a nevar com a actual intensidade, e continuar a não haver condições de segurança, quinta-feira as escolhas manter-se-ão encerradas.

Contactada pela Lusa, fonte da Brigada de Trânsito de Bragança afirmou que, até ao momento, não há estradas cortadas devido à queda de neve, mas que a situação está complicada.

As ligações de Bragança a Vinhais e à Torre D. Chama "estão muito más", acrescentou o Tenente-coronel Fernandes.

A circulação no IP4 está "muito condicionada", disse, acrescentando que estão já dois limpa-neves naquele itinerário a limpar a via e que um terceiro será "encaminhado para a Serra de Nogueira e Estrada nacional 103".


Destak


Gelo bloqueia cidade da Guarda e fecha todas as escolas
16 | 12 | 2009 10.06H

A formação de gelo está hoje a bloquear a Guarda e obrigou já ao encerramento de todas as escolas da cidade, disse à agência Lusa fonte da Protecção Civil da Guarda.

Segundo Granja de Sousa, coordenador do Serviço Municipal de Protecção Civil da Guarda, as baixas temperaturas registadas durante a madrugada formaram uma placa de gelo na cidade mais alta do país, paralisando a circulação automóvel e pedonal no centro da cidade.

“Por não haver condições objectivas de segurança, suspenderam-se as aulas durante os dois períodos, de manhã e de tarde, em todos os estabelecimentos de ensino da cidade”, disse Granja de Sousa.

Segundo o responsável, na área da cidade "as ruas estão totalmente bloqueadas” e já foram registados alguns acidentes.

Salientou que o troço da auto-estrada A25 (Aveiro/Vilar Formoso) continua encerrado nos dois sentidos, entre Guarda e o nó de Pinhel, tendo também já ocorrido vários despistes de viaturas.

A Protecção Civil já lançou sal nas ruas geladas, esperando Granja de Sousa que “com a subida de temperatura” a situação possa ficar normalizada “ainda na parte da manhã”.

Indicou que no terreno estão meios da Protecção Civil, PSP, GNR, e bombeiros que prestam auxílio aos condutores.

Devido a esta situação, o coordenador da Protecção Civil apela aos habitantes da Guarda para “saírem de casa só por extrema necessidade” e que com veículos “nem pensar”.

Quem se deslocar para a rua deve ter “muito cuidado, porque os passeios estão totalmente congelados”, refere.

A Protecção Civil tem assegurado o funcionamento de um corredor que faz a ligação entre o Hospital da Guarda e as auto-estradas A25, A 23 (Guarda/Torres Novas) e a VICEG (Via de Cintura Externa da Guarda), indicou.

Entretanto, fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro da Guarda (CDOS) disse à Lusa que também se regista um condicionamento de trânsito na rotunda da A 23, na zona de Galegos.

A mesma fonte do CDOS adiantou que já estão no terreno duas ambulâncias todo-o-terreno dos voluntários de Gouveia e Gonçalo, que estão a auxiliar os bombeiros da Guarda, e que foram accionadas pelos serviços.

Destak
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Bom dia

Por aqui hoje aconteceu um fenomeno interessante.

De manha choveu com temperaturas negativas, não nevou. Depois congelou tudo, havia muita dificuldade em andar nos passeios em algumas estradas.

Na Guarda há estradas cortadas devido ao gelo. neve? nem vê-la...por enquanto.

Vem de encontro às últimas previsões.

Saída 6z do GFS para as 6z de hoje. Sondagem mostra isso na Guarda, temperaturas positivas por cima e próximo de zero à superfície (e negativas antes), situação sempre perigosa pois cria gelo. Em Bragança não sucedeu isso, até aqui.


guarda.gif


braganca.gif




Ao longo da tarde Bragança vai ver a neve transformar-se também em água. Mas o problema do gelo em teoria (modelos n são a realidade) já não será tão grave como na Guarda pois a temperatura à superfície acompanha o resto no caminho dos positivos.

56920815.gif
 

Pinix

Cirrus
Registo
26 Jan 2009
Mensagens
14
Local
Loriga - Guarda (a maior parte do ano)
Bom dia!!
A cidade da Guarda parou completamente.:cold:..nunca pensei que esta cidade poderia parar por causa de tanto gelo. As escolas estão fechadas, mal circulam carros nas ruas, e dos poucos que se atrevem alguns acabam por chocar.
Tentei abrir as janelas para ver como estava o mundo lá fora, mas tive que dar uso ao secador :confused: ainda deu para ver pessoas que tentavam andar na rua a deslizar.:surprise: para a voltar a fechar já tava dificil :eek:
Já estou a alguns anos nesta cidade fria, ja assisti a várias vagas de frio, mas nunca vi ela parar só por causa do gelo e não da neve.
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Muito interessante este fenómeno meteorológico, nunca tinha ouvido falar de tal coisa! Chover com temperaturas negativas... parece que foi o que aconteceu um pouco por toda a Serra da Estrela! Agora já percebo as temperaturas verificadas na Torre (0ºC), Piornos (1ºC), Penhas Douradas (-4ºC) e até mesmo Manteigas (-1ºC/0ºC). A neve devia derreter a altitudes elevadas onde a temperatura subiu devido á entrada da frente, mas depois voltava a congelar quando apanhava o frio acumulado mais junto ao solo... muito perigoso, até mesmo para andar nos passeios, pois com essas temperaturas a chuva que cai congela e forma uma camada de gelo!
Quem diria que podia chover na Guarda com -3ºC...
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Já repararam que a observação das temperaturas indica valores já quase na ordem dos 15/20º no Algarve?´Esta entrada de ar quente ainda nos leva é todos no degelo...

É isso que está previsto nas próximas horas ;)
 

Lince

Cumulus
Registo
11 Fev 2008
Mensagens
183
Local
Bouça dos Homens (1050m)
Boas
Como já fiz referência no seguimento do litoral norte, aqui na minha terra também se passou o mesmo; Nevou durante toda a madrugada acomulando cerca de 9cm e por volta das 9 horas passou a chover com temperaturas de -1º congelando a água da chuva na superficie deixando o solo e as árvores com cristais de gelo.
Realmente espectacular.