Seguimento Litoral Norte - Dezembro 2009

vegastar

Cumulus
Registo
28 Set 2007
Mensagens
230
Local
Porto
Boa noite!

Evolução impressionante da temperatura ao longo do dia, de facto. Sigo já com 13.3ºC e a subir.

Dados de hoje:

Tmin: 3.5ºC
Tmax: 13.3ºC (para já...)
Precipitação: 23 mm (até agora)
 


nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
A mesma Pátria, a mesma língua.
Ontem e hoje.Não muitos Kms de distância .
Ontem à noite ( e hoje de manhã) na Guarda enregelada e à lareira.
Hoje , de novo aqui, em tépida cavaqueira à varanda. ( 15,3º !!!!!!)
Tão perto e tão longe , tão distantes apesar da sua proximidade.
E até no mesmo lugar, o frio de hoje é já passado...
Bravo...Para quem não gosta mesmo nada de estagnação e marasmo
meteorológico, isto continua bem interessante...e dizem as más (boas) línguas
que é para continuar...
 

VerticalHorizon

Cumulus
Registo
29 Nov 2008
Mensagens
282
Local
Porto / Paços de Ferreira (350m)
De facto, o dia até começou interessante...e terminou como um típico dia de meados de Outubro... :disgust:
Surpreendeu a manutenção das temperaturas baixas durante mais horas do que esperávamos...
No final da tarde, a massa de ar quente engoliu completamente o ar frio instalado... Agora estamos com uns amenos e SECANTES 10,0ºC em Paços de Ferreira
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

De facto sentiu-se uma subida da temperatura, acompanhada de uma sensação de humidade ao final do dia.
O dia começou com uma Tmín de 1,0ºC
Se pelas 14h a temperatura máxima era de 4,5ºC, ao chegar às 24h a temperatura era de 11,0ºC, a Tmáx do dia.
Neste momento a temperatura é de 10,5ºC

VerticalHorizon, parece-me que esta pequena diferença entre nós está aliada ao facto de viveres num ponto ligeiramente mais alto do que eu - em condições de céu nublado como hoje tens temperaturas mais baixas - em dias de céu limpo e inversões térmicas passa-se o contrário...

A precipitação acumulada neste dia 16 de dezembro não é nada desprezível - 36 mm
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

É bom verificar que os meus conterrâneos estão activos aqui no fórum...;)

A noite trouxe aguaceiros, sendo a precipitação acumulada de 12 mm - mais para a contabilidade geral:thumbsup:

O dia foi lentamente perdendo a sua capa de nuvens para apresentar-se pouco nublado agora já ao entardecer. Mas sente-se um "ar fresco" lá fora, pelo que a subida de temperatura verificada com a entrada da chuva foi de pouca dura.

Tmáx: 12,0ºC
Tactual: 4,0ºC
(e Tmín até ao momento...)

Se de facto se verificarem precipitação e baixas temperaturas este fim de semana poderemos ver algum elemento branco por aqui - desta vez parece-me que as condições são mais favoráveis para isso, já que teremos mais ar frio em altitude do que ontem...
 

VerticalHorizon

Cumulus
Registo
29 Nov 2008
Mensagens
282
Local
Porto / Paços de Ferreira (350m)
Boa noite.

É bom verificar que os meus conterrâneos estão activos aqui no fórum...;)

A noite trouxe aguaceiros, sendo a precipitação acumulada de 12 mm - mais para a contabilidade geral:thumbsup:

O dia foi lentamente perdendo a sua capa de nuvens para apresentar-se pouco nublado agora já ao entardecer. Mas sente-se um "ar fresco" lá fora, pelo que a subida de temperatura verificada com a entrada da chuva foi de pouca dura.

Tmáx: 12,0ºC
Tactual: 4,0ºC
(e Tmín até ao momento...)

Se de facto se verificarem precipitação e baixas temperaturas este fim de semana poderemos ver algum elemento branco por aqui - desta vez parece-me que as condições são mais favoráveis para isso, já que teremos mais ar frio em altitude do que ontem...

Acham?... Epa... é que estou com algum cepticismo... Não pela temperatura... mas mais pela precipitação... é que o IM coloca-nos céu praticamente limpo... :(
Só se for mesmo no Domingo ao fim do dia... ... Preferia amanhã... ;)

Entretanto, em conversa com um amigo leigo nesta matéria de meteorologia, ele contou-me uma história de queda de "chuva muito espessa e gelada" que se parecia com pequenos cristais de gelo que eram empurrados para canto pelo parabrisas do carro, na noite de terça passada pelas 2h00 da manhã, altura em que ele conduzia em Paços. Esse "cristais de gelo" derretiam em 1-2 segundos.
Provavelmente uma "água-neve mais neve do que água" que, portanto, começou às 2h da manhã...e não ás 4h, altura em que eu acordei e presenciei "água-neve" mais água...
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Boa noite
Alguns aguaceiros durante a noite e manhã, que renderam 8.2mm.
Neste momeno céu limpo.

Tactual: 7.1ºC
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas noites,

dados actuais:

Temp: 7.9 ºc ( mínima do dia até ao momento ) ( máxima 15.2ºc)

Vento: ESE: 12Km/h

Humidade: 88 %

Pressão 1014.2 hpa

Precipitação acumulada desde as 0h: 6.1 mm