Estação Meteorológica de Loures [Bombeiros] (24/11/2009)

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
No passado dia 24, passando por Loures e com alguma atenção, avistei vários anemómetros correspondentes a várias estações meteorológicas que servem apenas para informação própria do quartel. Estando a fotografar a estação, mesmo em frente aos bombeiros, um dos que se encontravam de serviço abordou-me, com uma certa curiosidade, perguntando-me se estava a fazer um trabalho sobre meteorologia. Respondi justificando o meu hobbie e este meu gosto pessoal e com muita simpatia convidou-me a entrar e a conhecer o local da estação, que fotografei, no telhado do quartel.

Anemómetros da Davis, este no modelo de small wind cups e outro, aparentemente, de uma PCE FWS-20, um pluviómetro da Davis, versão Wizard II, foram algumas das coisas que identifiquei. A Oregon instalada seria certamente uma WMR968, devido ao formato do termo-higrómetro, colocado na vertente Norte do quartel, à sombra, mas sem abrigo, visível na fotografia da fachada do edifício.

Fiquei bastante satisfeito com a visita e o convite dos profissionais de serviço.


24112009205y.jpg



24112009209.jpg



24112009210.jpg



24112009211.jpg
 


joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
No passado dia 24, passando por Loures e com alguma atenção, avistei vários anemómetros correspondentes a várias estações meteorológicas que servem apenas para informação própria do quartel.

Pelas fotos isto parece-me familiar! :lol:

Ainda não havia reparado que possuíam estes equipamentos, mas também nem sempre por lá circulo.

É pena que as informações obtidas se restrinjam unicamente ao quartel; seria óptimo se alargassem o acesso aos dados via on line, encará-los-ía como uma referência na zona sobretudo em termos de comparação dos mesmos com os meus, afinal seria a fonte de dados com alguma importância (penso) mais próxima de casa, mesmo com a bem possível agravante de se situar na ilha urbana da cidade, ainda que deduzo não ser tão inflacionária nos registos quanto outras malhas urbanas nas proximidades.

Ainda sem meios para fotografar o que quer que seja, aproveito para referir que ainda mais próximo de casa, no Parque eólico de Bolores (NW de Loures), existe instalado no mesmo uma pequena casa (certamente onde está todo o equipamento de gestão deste parque) onde está instalado e suportado por um mastro um aparente RS mas de pequenas dimensões.
Sinceramente não sei sequer se está a ser utilizado ou até se o que possui no seu interior é um medidor de temperatura e ou higrometria.
De todas as vezes que me desloquei até lá nunca consegui encontrar alguém que o confirmasse. A existência de um anemómetro, aparentemente em boas condições, indicia que o seja, mas fiquei-me até ao momento por aí... :(
Desde há tempo com esta curiosidade, na próxima oportunidade talvez tenha mais sorte! :D
 

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Bom trabalho Daniel! :thumbsup:

É curioso saber que uns bombeiros eminentemente urbanos possuem este tipo de aparelhagem!

Duvido que a maioria dos quarteis do interior, que combatem fogos maioritariamente florestais, tenham instrumentos que meçam a intensidade do vento, temperaturas, humidades relativas, etc... e se calhar fazia-lhes mais falta...:rolleyes: