Seguimento Litoral Norte - Dezembro 2009

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Sim senhor...Isto já são mínimas de nível europeu.
Bendita entrada da Ibéria na Comunidade Europeia :

cgiaktgraph.gif
[/URL][/IMG]

Quanto a cotas de neve, não acredito em cotas tão baixas.
Se a precipitação tivesse início no fim da madrugada/princípio da manha
ainda alimentaria alguma esperança.
Assim , com ela a chegar depois das temperaturas subirem durante o dia,
torna-se tudo mais remoto. E depois das 1ªs precipitações a temperatura vai experimentar significativas subidas.
Mas, estaremos por cá para ver como se comporta esta nossa amada Natureza.

Para já e tal como o previsto lá vai a nebolusidade entrando de sudoeste para nordeste, do litoral para o interior.

imageashx.gif
[/URL][/IMG]
( vêm-se as neves abundantes e fresquinhas no Norte de Espanha)
 


irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Estás a seguir só com 3ºC em Gaia???

Bem, eu estou do outro lado do Porto (mas como vivo na Áustria) não tenho cá termómetro. Não me parece tão frio, se o for isso poderia significar a possibilidade de água-neve para os lados do Porto!!!!!!!

Se a humidade estiver nos 70%, uma temperatura de 3ºC pode dar água neve, e 2ºC neve, embora com a entrada quente em altitude isso talvez não seja possível.

No wunderground aponta 7ºC Porto, 5ºC arredores, 4ºC em Gondomar. E 5ºC em Braga
Uma descida de mais 2ºC e começa a possibilidade de neve nos arredores a leste da cidade.

Isto porque a humidade está muito baixa (40-50%), e portanto até com 4ºC poderia nevar (somente no início claro).



2.8ºC, céu muito nublado. Não contava com esta descida de temperatura agora ao fim da tarde. O ar quente que estará a entrar ainda não atinge os níveis mais baixos
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Boas caros colegas!!!

Povoa de lanhoso, neste momento com 5.0°C. Em meia hora desceu 2 graus. Sigo atento ;)
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa tarde.

O céu lá vai vestindo o seu traje cinzento par a festa que se anuncia a partir desta noite. A chuva vai ser companheira de ocasião e o vento apadrinha o casal nesta quadra festiva. Como numa festa se quer temperaturas amenas, elas irão subir para satisfazer todos aqueles que não gostam de vestimentas mais pesadas...

Por cá a temperatura é até fresquinha para os receber - veremos se suficiente para amedrontar a chuva e empalidecê-la.:D

Tmáx: 5,5ºC
Tactual: 2,5ºC
 

JoãoDias

Nimbostratus
Registo
6 Jun 2008
Mensagens
663
Local
Avintes, Portogal
Estás a seguir só com 3ºC em Gaia???

Bem, eu estou do outro lado do Porto (mas como vivo na Áustria) não tenho cá termómetro. Não me parece tão frio, se o for isso poderia significar a possibilidade de água-neve para os lados do Porto!!!!!!!

Se a humidade estiver nos 70%, uma temperatura de 3ºC pode dar água neve, e 2ºC neve, embora com a entrada quente em altitude isso talvez não seja possível.

No wunderground aponta 7ºC Porto, 5ºC arredores, 4ºC em Gondomar. E 5ºC em Braga
Uma descida de mais 2ºC e começa a possibilidade de neve nos arredores a leste da cidade.

Isto porque a humidade está muito baixa (40-50%), e portanto até com 4ºC poderia nevar (somente no início claro).

Sim. Esta zona interior de Gaia é bastante mais fria que o Porto cidade e a zona mais litoral. Só para teres uma ideia no passado 9 de Janeiro na zona mais litoral em Canidelo o João Soares praticamente não relatou qualquer queda de neve, enquanto que por aqui toda a precipitação foi em forma de neve, mesmo que na parte final já um pouco misturada com chuva.

Vamos a ver, meia dúzia de flocos acho perfeitamente possível. Tudo dependerá da temperatura à superfície que as primeiras bandas de precipitação apanharem por aqui.
 

VerticalHorizon

Cumulus
Registo
29 Nov 2008
Mensagens
282
Local
Porto / Paços de Ferreira (350m)
Boa tarde.

O céu lá vai vestindo o seu traje cinzento par a festa que se anuncia a partir desta noite. A chuva vai ser companheira de ocasião e o vento apadrinha o casal nesta quadra festiva. Como numa festa se quer temperaturas amenas, elas irão subir para satisfazer todos aqueles que não gostam de vestimentas mais pesadas...

Por cá a temperatura é até fresquinha para os receber - veremos se suficiente para amedrontar a chuva e empalidecê-la.:D

Tmáx: 5,5ºC
Tactual: 2,5ºC

Tivemos cá uma noite do caraças!! -4,0ºC é obra! ;)

Neste momento, são 17h e já temos Temp = 2,5ºC. o Céu já está nublado... A ver vamos... ... :rolleyes:
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Povoa de Lanhoso, estabilizou nos 5.0°C, mas a sensação termica é de 1.9°C :cold:

Humidade 33%. Realço a mínima de hoje: -4.6°C às 7h40 :)

Sigo atento... Cumps