Seguimento Sul - Dezembro 2009



Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Estou estupefacto com Faro e Olhão, já é sabida a diferença que há em relação aos montes circundantes mas assim tanta!!!
Aqui em Loulé continua a chover moderadamente e com algum vento com umas boas rajadas

Eu já deixei de me surpreender, tem sido assim e parece que nao é novidade, noutro tópico foram publicados mapas de precipitação média e a zona do Cabo de Santa Maria tinha os valores anuais mais baixos do Algarve.
Em relação às serras é normal esta diferença, mas é curiosa esta diferença entre locais costeiros tão próximos de Faro-Olhão (14mm) como Albufeira (40mm) e Tavira (45mm). Ainda para mais tratando-se de uma frente (mais abragente que fenómenos convectivos que poderiam traduzir-se nessa diferença). Talvez o facto de zona costeira de Faro-Olhão ser completamente plana possa ter influência, ao contrário de Albufeira e Tavira que são locais com elevações e colinas muito próximas da linha de costa.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Eu já deixei de me surpreender, tem sido assim e parece que nao é novidade, noutro tópico foram publicados mapas de precipitação média e a zona do Cabo de Santa Maria tinha os valores anuais mais baixos do Algarve.
Em relação às serras é normal esta diferença, mas é curiosa esta diferença entre locais costeiros tão próximos de Faro-Olhão (14mm) como Albufeira (40mm) e Tavira (45mm). Ainda para mais tratando-se de uma frente (mais abragente que fenómenos convectivos que poderiam traduzir-se nessa diferença). Talvez o facto de zona costeira de Faro-Olhão ser completamente plana possa ter influência, ao contrário de Albufeira e Tavira que são locais com elevações e colinas muito próximas da linha de costa.

No período 1961-90 a precipitação média de Tavira foi 576 mm, a de Faro foi 524 mm e a de VRSA foi 492 mm.
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
No período 1961-90 a precipitação média de Tavira foi 576 mm, a de Faro foi 524 mm e a de VRSA foi 492 mm.

Pois eu estou a par desses dados, mas o mapa referia-se mesmo ao Cabo de Santa Maria, extremo sul da Ria Formosa (Ilha do Farol e Ilha Deserta), embora não haja nenhuma estação, será uma média aproximada por observação?! :huh: Já não sei ao certo onde vi esse mapa, talvez no tópico "Clima do Algarve - que futuro?"

Mas pronto, nao é isso que está em discussão, é de facto curiosa esta situação de numa frente de chuva generalizada por cá, haver esta discrepância em locais costeiros proximos.

De momento, de acordo com radar e sat, parece que a vertente meridional da frente está a reactivar-se, e a cobrir o litoral sotavento (a partir da Fuzeta sensivelmente) até Espanha. Penso que seja isto que vai deixar as grandes quantidades previstas na zona de Huelva-Sevilha-Rota. Pode deixar também valores interessantes na faixa Tavira-VRSA na ordem dos 60mm (??)
Por aqui está a passar agora de "raspão" no mar mesmo a sul das ilhas, daí a chuva ter-se mantido apenas moderada.
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
]ToRnAdO[;183982 disse:
Trovoada malta... :D

E chove com muita intesidade!

:bombar::trovao:

Tornado, grande sortudo!
Estava-se mesmo a ver pelo radar que ias levar com festa :D
Por aqui a chuva e o vento já diminuiram de intensidade, embora ainda se façam sentir consideravelmente (mais o vento).
Mantém-se os 18ºC, a pressão caíu para os 999hPa, o vento rodou ligeiramente para SSW a 33km/h.
Já não espero grande coisa a não ser alguma célula desnorteada que possa deixar mais uns bons mm e trovoada (espero :D)
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,204
Local
loule-caldeirao
Penso que houve alguém aqui no forum que já apresentou dados relativos à precipitação de uma estação em Benafim. Gostava de saber a precipitação tirada esta noite pois tive lá e a precipitação foi muito intensa entre as 20h e as 22h.
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Ora bem... Foram +- umas 5 descargas electricas e continua a chover intensamente... Até faz fumo no chão!!

A trovoada passou ao lado, fez algum barulho mas que ainda distante... Isto promete nestas bandas... O vento esta moderado e constante!;)
 

Manuel Brito

Cumulus
Registo
28 Set 2008
Mensagens
286
Local
Faro
Chove, para, chove e volta a parar :D
De salientar que de madrugada choveu com alguma intensidade.
Já vou com 10mm hoje!
Ora então quanto ao resto estamos assim: Vento WSW 20KM/h (240º 11kt), temperatura 17ºC, humidade 100% e pressão 1000HPa.
Total de chuva do mês de Dezembro: 43mm
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Penso que houve alguém aqui no forum que já apresentou dados relativos à precipitação de uma estação em Benafim. Gostava de saber a precipitação tirada esta noite pois tive lá e a precipitação foi muito intensa entre as 20h e as 22h.

Ontem não referi essa estação, porque estava desligada, assim como a de Monchique.

Hoje, já está on-line e já é possivel consultar os dados de ontem.

Precipitação em Benafim, Alto fica
Ontem: 48,8mm
Hoje: 7,6mm
Total: 56,4mm

- Tavira vai na frente com 69,6mm acumulados desde que começou a chover ontem.
- Faro (aeroporto) com 35mm das 6h de ontem às 6h de hoje.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Estremoz: o Sol começa a despertar depois de uma madrugada de chuva intensa (entre as 06h00 e as 08h00 aproximadamente). Tendo como comparação a estação do IM de Évora, calculo que se tenha registado cerca de 20 mm de precipitação (a estação automática do IM de Estremoz parece ter ficado mais uma vez OFF; assim, só dentro de alguns dias posso precisar a quantidade exacta dada pelo COTR que até ontem já tinha acumulado 63,7 mm de precipitação neste mês).

Dados actuais: Temperatura = 12,4 ºC; Pressão atmosférica= 1000 hPa (já andou nos 998 hPa).
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,446
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, p céu está a abrir, depois de uma noite pinga pinga, por volta das 6 horas da manhã, acho que ouvi um trovão, e depois choveu intensamente durante 3 a 4 minutos, nem o túnel encheu este ano nenhuma vez, que vergonha.:disgust:

Precipitação desde das 16 horas de ontem até às 12h00 de hoje: 30 mm

Precipitação: 13 mm