Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
ta visto que neve em portugal.. so la no cimo!!
ou de 20 em 20 anos!!
nao creio que tao cedo isso aconteca.
penso que este inverno ta muito manso.

alguem discorda?

Olhe que não...
Vamos recuar , por exemplo ao mesmo dia em 2005 ( e muitos outros anos são assim)

2005g.gif
[/URL][/IMG]

Ui, ui , mas que grande animação...

Aliás, o que hoje estamos a viver é coisa pouca...
É inverno manso, muito manso, mas que monotonia...

2009.png
[/URL][/IMG]


Recomenda-se cautela, neste tópico, nas intervenções, por favor...
Pelo respeito que os dias que já aconteceram neste Inverno nos merecem, pelo que Hoje aconteceu e pelos que aí vêm...
Inverno manso ?
Venha de lá mais desta mansidão ...
 


mirra

Cumulus
Registo
16 Dez 2009
Mensagens
137
Local
Joane - Vila Nova de Famalicão (alt:150mts)
Olhe que não...
Vamos recuar , por exemplo ao mesmo dia em 2005 ( e muitos outros anos são assim)

2005g.gif
[/URL][/IMG]

Ui, ui , mas que grande animação...

Aliás, o que hoje estamos a viver é coisa pouca...
É inverno manso, muito manso, mas que monotonia...

2009.png
[/URL][/IMG]


Recomenda-se cautela, neste tópico, nas intervenções, por favor...
Pelo respeito que os dias que já aconteceram neste Inverno nos merecem, pelo que Hoje aconteceu e pelos que aí vêm...
Inverno manso ?
Venha de lá mais desta mansidão ...

Realmente :O
 

mirra

Cumulus
Registo
16 Dez 2009
Mensagens
137
Local
Joane - Vila Nova de Famalicão (alt:150mts)
tambem quando falo em manso...

falo em pouco frio...

:S

acho que em anos anteriores nesta altura nao tinhamos estas temperaturas
ou é impressão minha...

mas vamos ver o que vai ser este inverno. entre chuva e frio, venha o frio.
mas quem somos nos pa pedir uma coisa dessas
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
tambem quando falo em manso...

falo em pouco frio...

:S

acho que em anos anteriores nesta altura nao tinhamos estas temperaturas
ou é impressão minha...

mas vamos ver o que vai ser este inverno. entre chuva e frio, venha o frio.
mas quem somos nos pa pedir uma coisa dessas

Estamos debaixo da influência da entrada de massas de ar húmidas vindas de sudoeste, portanto estas temperaturas mais elevadas que tivemos hoje são perfeitamente normais. Recordo-me de Invernos muito amenos, mas chuvosos, há mais de 10 anos atrás, quando era criança, em anos nos quais estas entradas de sul/sudoeste foram comuns.

Janeiro, entretanto, é o mês em que as entradas frias de Leste são mais prováveis. Esperemos que este ano tal não suceda, e que Janeiro venha chuvoso e não seco e frio, pois várias regiões do país estão carentes de água.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Moral da história: BOOOOOOOOOOOORING...:sono:



Então é aborrecido haver várias frentes a passar e dar chuva forte?

Ok é melhor que seja vento de leste frio seco sol e nada ou Depressões cavadas a passar por Portugal, como é nesta saida do GFS desta manhã!?
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Estamos debaixo da influência da entrada de massas de ar húmidas vindas de sudoeste, portanto estas temperaturas mais elevadas que tivemos hoje são perfeitamente normais. Recordo-me de Invernos muito amenos, mas chuvosos, há mais de 10 anos atrás, quando era criança, em anos nos quais estas entradas de sul/sudoeste foram comuns.

Janeiro, entretanto, é o mês em que as entradas frias de Leste são mais prováveis. Esperemos que este ano tal não suceda, e que Janeiro venha chuvoso e não seco e frio, pois várias regiões do país estão carentes de água.



Concordo em pleno! O que pais precisa é de agua, e não frio, é que com ventos de leste, só nos trazem em 90% das ocasiões é frio seco e sol já basta o ano de 2005. E que esse ano se repita daqui a 60 anos que é seu retorno!
Desculpem este off topic!

Nesta saida do ECMWF felizmente mantem a mesma linha de previsão do GFS.

Ainda bem que vêm ai dias bem animados ao nivel meteorologico:D!

Tal como o Nimboestrato escreveu há que cautela com que se escreve!
 

Serrano

Cumulonimbus
Registo
9 Nov 2005
Mensagens
2,100
Local
Covilhã - 775m
As previsões actualizadas do IM mencionam cotas de neve de 800m a partir do final do dia de hoje e de 600m para o dia de Natal, entre várias subidas e descidas, será?
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
As previsões actualizadas do IM mencionam cotas de neve de 800m a partir do final do dia de hoje e de 600m para o dia de Natal, entre várias subidas e descidas, será?

Com os dados que estão neste momento em ciam da mesa sim... Esta noite a temperatura descerá pelo que essa cota de 800m não é descabida. A de 600m no dia de Natal estava-me a fazer confusão sobretudo pela ausência de precipitação, mas depois entendi pelo output do ECM no IM. A temperatura irá descer bastante na noite de consoada pelo que o que basicamente iremos ter é um round 3 desta velha história do arrefecimento nocturno seguido de entrada de sudoeste no dia seguinte... Um filme já visto, embora desta vez com menos ar frio precedente. Mas o que é certo é que as últimas run's têm estado mais frias... A acompanhar.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Atenção à próxima madrugada pois estão modeladas várias linhas de instabilidade que podem novamente provocar precipitação localmente intensa, associadas a valores relevantes de CAPE/LI e de vento forte nalguns locais.

Se estas linhas coincidirem com zonas urbanas desordenadas podem eventualmente ser problemáticas. Já se sabe que a localização exacta destas linhas só na altura saberemos, mas isto é o que está modelado em diferentes modelos.

Nos Açores o cenário também é de instabilidade.



GFS/MeteoPT

gfs.gif




ECMWF/IM


http://www.meteo.pt/pt/otempo/previsaonumerica/index.jsp


ALADIN/IM

aldin.gif

http://www.meteo.pt/pt/otempo/previsaonumerica/index.jsp


Vento GFS






CAPE/LI GFS

capezv.gif





As análises, previsões ou alertas neste fórum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal. Para previsões e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Atenção à próxima madrugada pois estão modeladas várias linhas de instabilidade que podem novamente provocar precipitação localmente intensa, associadas a valores relevantes de CAPE/LI e de vento forte nalguns locais.

Se estas linhas coincidirem com zonas urbanas desordenadas podem eventualmente ser problemáticas. Já se sabe que a localização exacta destas linhas só na altura saberemos, mas isto é o que está modelado em diferentes modelos.

Muito obrigado pelo aviso, Vince. :thumbsup: Assim vou ter que lançar mais avisos de prováveis inundações que possam ocorrer.

Diz-me uma coisa, está também prevista pelo GFS uma re-intensificação do vento a partir do final da tarde de hoje, vento esse que deverá soprar forte com rajadas durante toda a madrugada, coincidindo com a passagem das linhas de instabilidade. Estou certo?

Porque apesar de o IM prever períodos de chuva por vezes forte para amanhã, prevêem apenas vento moderado. Na descritiva falam por alto em vento forte durante a madrugada e a partir do final da tarde de amanhã. É basicamente a descritiva que tem mais impacto nas previsões, não é?

:thumbsup:
 

CMPunk

Cumulus
Registo
17 Ago 2007
Mensagens
388
Local
Faro / Mata Lobos
O que se ve no GFS é mesmo assustador, as zonas afectadas por esta instabilidade que está a chegar irá causar grandes inundações e alguns estragos.
Mas parece que Lisboa vai ser mais afectada e ali umas Zonas Centro, visto que tambem Sagres, Lagos, Aljezur tambem irão levar com muita chuva.

Não ando muito convencido que Faro tenha a mesma Sorte. A minha Sorte é ficar perto de Santa Bárbara de Nexe e apanhar mais chuva do que em Faro.
 

PedroAfonso

Nimbostratus
Registo
18 Fev 2008
Mensagens
1,207
Local
Covilhã (700 m) / Almada
No Meteo Piedade já fiz referência à instabilidade que se avizinha até dia 28, e os modelos até ao momento confirmam isso. Na run das 6 do GFS a precipitação volta a disparar para os 110mm.

Para esta noite volta-se a repetir o cenário. De acordo com o meteograma está previsto para aqui cerca de 20mm, novamente durante a madrugada.

Vamos aguardar as saídas das 12.
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
esta noite pode haver ventos de mais de 140 kmh em Tomar?????

Se for um furacão de categoria 1 ou 2 até pode haver mais. :lmao:

Não me parece q possa ocorrer esse tipo de fenómeno, talvez a rajada máxima ande a volta dos 110 km/h como este ano em Janeiro, quando o Gil registou 106 km/h... digo eu, na minha opinião.
 

redragon

Cumulus
Registo
5 Nov 2006
Mensagens
242
Local
Elvas
Bem no dia de ontem cairam 24 mm em Elvas. A noite foi calma mas a manhã...foi de aguaceiros intensos...os terrenos estão a começar a a ficar ensopados e a partir de agora vai tudo para a barragem do Caia que bem necessita!:rain:
 

Jocru

Cirrus
Registo
9 Dez 2009
Mensagens
64
Local
Quarteira (65m)
No Meteo Piedade já fiz referência à instabilidade que se avizinha até dia 28, e os modelos até ao momento confirmam isso. Na run das 6 do GFS a precipitação volta a disparar para os 110mm.

Para esta noite volta-se a repetir o cenário. De acordo com o meteograma está previsto para aqui cerca de 20mm, novamente durante a madrugada.

Vamos aguardar as saídas das 12.

Seria possivel informares-me a que horas sai a run das 12?
 
Estado
Fechado para novas mensagens.