Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Será um evento extremamente interessante do ponto de vista meteorológico. Não será nenhum ciclone ou evento anormal, e só criará inundações onde não haja bom planeamento urbano. Constroem em leitos de cheia, não limpam sarjetas, impermeabilizam os terrenos e depois querem o quê?
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Quem deseja inundações que se atire a um poço. Quem quer sol no 2º dia do Inverno que vá para as Caraíbas. Quem não percebe nada disto abstenha-se de afirmar do que não sabe. E quem está aqui só para se irritar ou irritar os outros que vá procurar terapia a outro qualquer site.

Falemos aqui de previsões e modelos.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Aproxima-se uma situação meteorológica importante e todas as mensagens que não sejam sobre previsões e modelos serão removidas ou movidas para outro tópico mais adequado.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Será uma madrugada com chuvas fortes, trovoadas e vento forte....
As trovoadas já se vêem nos radares de descargas:D
Já tenho tudo preparado:p

raios.gif
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Os alertas estão lançados da minha parte.

Ao ver pelas imagens de satélite, parece que estas linhas de instabilidade se deslocam muito depressa, acompanhadas de uma súbita descida acentuada da pressão atmosférica.

Vince, consegues calcular a velocidade a que estas massas nublosas se deslocam, como fizeste da outra vez com as nuvens? :unsure:
 

Pedro André

Cirrus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
48
Local
Lisboa
Mais uma vez não vou trazer nada de novo para este tópico, pedia apenas que me informassem a que horas (+\-) é que na região de Viseu se vai começar a sentir este "monstro", como já vi por aí escrito?
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Mais uma vez não vou trazer nada de novo para este tópico, pedia apenas que me informassem a que horas (+\-) é que na região de Viseu se vai começar a sentir este "monstro", como já vi por aí escrito?

Não sei bem, mas talvez já só de madrugada, entre as 2/3h da manhã.

A partir daí, é só apreciar até ao final do dia.:D
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Mais uma vez não vou trazer nada de novo para este tópico, pedia apenas que me informassem a que horas (+\-) é que na região de Viseu se vai começar a sentir este "monstro", como já vi por aí escrito?

Ao certo ao certo ninguém sabe, pois a meteorologia é sempre imprevisível, mas podes regular-te pelos alertas do IM. Estive agora a vê-los e os alertas para aí, em relação à chuva, começam à meia noite. E os alertas de neve e vento já estão em vigor.

Vai acompanhando também as imagens de satélite, por aqui:

http://www.sat24.com/sp

Actualizadas de 15 em 15 minutos, bastante indispensáveis neste tipo de situações. :thumbsup:
 

Pedro André

Cirrus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
48
Local
Lisboa
Pois, é que eu vou ter de sair de casa e como a meteorologia faz inevitavelmente parte dos nossos planos é sempre bom ter uma pequena noção do que podemos contar :lol:
Mas obrigado pela informação!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
A situação deverá começar agora cerca das 22h no litoral Oeste a sul do cabo Mondego (penso eu) mas a precipitação forte será mais no periodo das 00h ás 03h progredindo do litoral para o Interior, pelo menos é o que estava mais ou menos previsto.
Tal como o Vince referiu é uma situação importante e por isso analisemos a situação sem alarmismos nem exageros simplesmente analisando o que se vê !!
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
A situação deverá começar agora cerca das 22h no litoral Oeste a sul do cabo Mondego (penso eu) mas a precipitação forte será mais no periodo das 00h ás 03h progredindo do litoral para o Interior, pelo menos é o que estava mais ou menos previsto.
Tal como o Vince referiu é uma situação importante e por isso analisemos a situação sem alarmismos nem exageros simplesmente analisando o que se vê !!

Esta RUN do GFS colocou ainda mais precipitação do que já havia.

Prevê-se agora um acumulado em 6 horas de 20 a 25 milímetros para grande parte do Centro e Sul e no Algarve a acumulação em 6 horas poderá rondar mesmo os 35 a 40 mm.

Isto analisando esta carta:

gfs212.png
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
E enquanto a "corrente de ar fresquinho" continuar a correr para sudoeste, ao largo da costa leste da Gronelândia , com toda esta pujança que vai demonstrando e para latitudes bem mais a sul, meio caminho estará percorrido para que sucessivas situações depressionárias massacrem os Açores e varram a Ibéria de lés-a-lés.
Às vezes não basta...mas este ano outros factores estarão a ajudar a ocorrência.Mas há Invernos assim.Poucos, ultimamente ( o último terá sido o de 2000/2001 )... Mas há-os.
Digo isto porque ,depois do que já tive , ainda não sei o que me espera hoje e já para amanhã muito é anunciado.E depois da pausa natalícia , mais precipitações , de novo abundantes são esperadas ,de início mais a sul, depois mais a norte e parece que a "coisa" não quer parar...do Minho ao Algarve...
Há Invernos assim...
Este ? Está só a começar , desde já, mediático .
Ainda que possa "desiludir " já ali adiante...
É assim o tempo das coisas. É assim o "nosso querido Tempo"...
 
Estado
Fechado para novas mensagens.