Seguimento Sul - Dezembro 2009



Stormm

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
390
Local
Olhão
Parece que o temporal ja chegou!
Chove moderadamente á quase 2horas e a intensidade do vento nao para de subir!! neste momento sopra do quadrante sul a 65km/h com rajadas a 93km/h!!! .Já avistei objectos a voar e pequenos ribeiros nas estradas devido á chuva!:lol:
Aguardo ainda pelas descargas electricas, mas parece me que isto esta cada vez mais agreste:thumbsup:
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
18ºC, 100% de humidade, chuva forte, vento S a 65km/h com rajadas de 93km/h, pressão atmosférica 991hPa (a descer) e já avistei relampagos proximos.
Temporal sem dúvida.
Penso que até às 4h ainda se intensifica aqui pelo sotavento.
 

Quantum

Cirrus
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
23
Local
Lisboa
No Barlavento algarvio, apesar de termos tido ainda mais uma outra chuvada bastante forte e algumas trovoadas dispersas, foi muito curta e rápida (5-10 minutos). Neste momento já não chove há uns 5-10 minutos nem trovoadas, apenas mantém-se o vento extremamente forte.

Creio que por aqui, o "espectáculo" já terminou. Apesar da força, não me parece que tenha provocados danos (pelo menos na minha rua) a não ser a electricidade ir sempre abaixo várias vezes. Mas a ver vamos amanhã.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Bem, acordei há 10 minutos com um forte trovão e com o som das rajadas muito fortes!! Está um verdadeiro temporal, tendo acumulado até agora 37,0mm e registado uma rajada máxima de 76km/hora (estes valores registados antes de a luz ter ido abaixo e, consequentemente, o Sitio das Fontes estar neste momento, ou sem luz, ou sem internet!!:mad:).

Neste momento não chove...e pelo radar parece que o grosso da precipitação já passou por aqui.
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
A chuva abrandou na última meia hora, mas o vento parece ainda mais forte. Acredito que rajadas de 100km/h foram facilmente alcançadas. Alguns ráios próximos mas as trovoadas não se ouvem muito bem dada a força do vento.
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Vento mantém-se muito forte, SSW constante a 61km/h com rajadas de 80km/h, a temperatura subiu para os 19ºC, a chuva mantém-se fraca mas pelo radar parece vir uma linha de instabilidade a sul de albufeira a dirigir-se para cá.
 

Stormm

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
390
Local
Olhão
Bom, parece que o pico da tempestade ja la vai. . .
A chuva deixou de cair á cerca de meia hora atrás mas o vento continua bastante forte a 61km/h com rajadas a 80km/h. No radar do IM vê-se uma linha de instabilidade a sul que pode atingir a zona do algarve e que pode originar alguns aguaceiros acompanhados de trovoadas.
Resto de boa noite a todos.
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Boas,


Madrugada de vento e alguma chuva (entre as 2h e as 5h)

Rajada de vento Máx: 65.5 Km/h ( 03:09h)
Precipitação acumulada até agora: 16mm


Temperatura actual 13,7ºC e o vento continua com alguma intensidade (30km/h) mas não já não chove
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Boa dia,

Bela noite de temporal!! Chuva moderada mas contínua, vento forte com rajadas muito fortes e alguns trovões!
No Sitio das Fontes, até às 6h, acumulei 42,4mm:rain::D e registei uma rajada máxima de 87km/h. A pressão atmosférica desceu aos 989hPa. Depois disso não tenho dados, pois o vento arrancou os cabos da PT que fazem a ligação às Fontes!!:(

NOTA: Aqui ao lado, para uma estação em Albufeira, o Wunderground regista uma rajada máxima de 113km/h!
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Infelizmente não tive net pela noite, pelo que não pude reportar o evoluir da situação. No entanto, aqui por Aljezur, a chuva começou a cair antes da meia-noite e não parou até depois das 2:00. Teve períodos em que caíu muito forte, e junto com as rajadas fortes de vento fez com que assistisse finalmente a um temporal que já há muito não via. Pelo meio, viram-se uns clarões e algum trovejar distante.

Esta manhã quando fui dar uma volta até ao mar,pelo caminho vi os campos agrícolas encharcados e as pequenas barragens quase cheias. Muito bom para repor os níveis de água no solo, sem dúvida. Já na praia, a descarga do riachozito que vem do barranco e que costuma secar no Verão veio com tal força que criou uma barreira de areia com cerca de 1 metro (e só não foi mais porque encontrou pedra) e arrastou um a grande estaca de madeira com umas centenas de kilos que ali se mantinha desde o Verão. O mar estava completamente amarelo (águas do tipo 2, ou seja, muitos sedimentos) e muito agitado.
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Por Olhão, o nosso companheiro algarvio relata Sol, depois de uma madrugada de vento muito forte e chuva!

Acumulados 19mm desde as 00h.:)

Por agora, 18,7ºC e vento moderado!