Seguimento Sul - Dezembro 2009

CMPunk

Cumulus
Registo
17 Ago 2007
Mensagens
388
Local
Faro / Mata Lobos
Bom dia Pessoal!
Sobre as frentes que passaram durante madrugada e esta manha foram praticamente quase o mesmo que ontem.
Mas refiro que o vento soprou muito forte mesmo que vinha uma frente com chuva forte. Também houve trovoadas de madrugada pelas 03H, apesar de não serem muitas já foi bom.
Por agora está calmo, não sei se poderá vir mais alguma coisa, mas poderá vir uma pequena frente que passou pelos Açores, a frente que vem da madeira já é impossível vir cá, está a ir toda para Sul de Espanha, os espanhóis tem muita sorte.
Bem, deixo por aqui dados de várias estações do Algarve, atenção que várias deixaram de registar dados, não sei porque mas é assim.

Precipitação desde as 00H

Santa Bárbara de Nexe - 12.7mm (até ás 03H)
Faro (Turismo) - 11mm
Albufeira - 00mm
Almancil - 34.5mm
Benafim, Alto fica - (Sem Dados)
Monchique - (Sem Dados)
S.Brás de Alportel - 30.8mm
 


trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
São Brás já vai com 188mm e já ultapassou a média deste mês que é cerca de 160mm, faltando contabilizar esta noite já ultrapassa os 200mm de certeza.
As estações de Santa Bárbara e Faro turismo não funciona
 

CMPunk

Cumulus
Registo
17 Ago 2007
Mensagens
388
Local
Faro / Mata Lobos
Sao Brás de Alportel já vai com acumulado de 190.8mm para este mes de Dezembro. Isto já com o que choveu no dia hoje claro.
Quem me dera ter um acumulado destes num só mes, mas S.Brás é uma terra de chuvas.
A estação de Santa Bárbara de Nexe não funciona, a do Turismo sempre esteve boa, pois tenho estado a acompanhar ela a todos os minutos.

Depois de uma madrugada e inicio de manha chuvosa espreita o Sol entre as poucas nuvens existentes.
Mas olhando pelo Satélite e na bola vermelha, desloca-se uma pequenita frente em direcção ao Algarve e Centro.
Veremos o que trás.

imageashxh.gif
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Em relação às estações acho esquesito a de faro-turismo ter só 11mm quando a trovoada desta noite parece ter andado mais para o litoral pelo menos passou a sul de loulé.
Em relação às próximas horas aquela frente que parece vir ai... ou aquilo esfuma-se ou não sei, já que pelas noticias parece não haver nada de especial, só falam em melhoria para esta tarde.
Aqui por volta do meio dia já caiu um forte aguaceiro com o sol a mostrar-se de seguida mas já esteve muito melhor até às 11h, agora está meio caxuxo e prometer mais algum aguaceiro.
 

CMPunk

Cumulus
Registo
17 Ago 2007
Mensagens
388
Local
Faro / Mata Lobos
Eu acredito que ainda haja alguma precipitação. O IM, Freemeteo e MeteoBlue prevêem Aguaceiros para tarde e noite, sendo que o IM só prevê para a Tarde.
Aqui está o Sol á mostra mas as vezes aparecem umas nuvens que o tapam e trazem umas pingas.
Tirei 2 fotos de inundações no meu caminho de casa que postarei quando as passar para o PC.
Continuo a aguardar mais Alguma Chuva desfrutando da boa temperatura que se encontra, 18º
 

CMPunk

Cumulus
Registo
17 Ago 2007
Mensagens
388
Local
Faro / Mata Lobos
Está mesmo quase a chegar a superfície Frontal que espero, á minutos caiu um forte aguaceiro com muito vento.
Acho que o IM fez mal tirar os alertas do Vento e da Chuva, pelo que vem a caminho ainda pode acontecer muita coisa.
Tenho é muita pena da estação de Santa Bárbara não registar mais dados, está igual á de Monchique e Benafim, ainda eu questiono se foi do tempo ou de outra coisa qualquer.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, caiu um valente aguaceiro há cerca de 10 minutos. Durante a noite caiu 16 mm, nada mau, trovoada não ouvi nenhuma, só uma chuva bastante forte cerca das 4 horas da manhã.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Situação a acompanhar no sul de Portugal para as proximas horas, vê-se no radar do IM zonas de muita forte instabilidade!
 

CMPunk

Cumulus
Registo
17 Ago 2007
Mensagens
388
Local
Faro / Mata Lobos
Está já a chegar a Zona de Aljezur, Sagres.
A imagem do Radar do IM é fantástica, se aquela chuva chegar cá ainda vai ser uma valente chuva.
Mais uma vez acho que o IM deveria ter aumentado os alertas e não os tirar.
Veremos o que trás.
 

CMPunk

Cumulus
Registo
17 Ago 2007
Mensagens
388
Local
Faro / Mata Lobos
Foi me dito agora que em Aljezur já Chove e faz Trovoada.
Se este bichinho não perder muita força pelo caminho vai deixar muita chuva e trovoada, espero que passe pelo Algarve todo, era perfeito para brindar o Natal.
Cá espero pela animação :pray:
 

Jocru

Cirrus
Registo
9 Dez 2009
Mensagens
64
Local
Quarteira (65m)
Foi me dito agora que em Aljezur já Chove e faz Trovoada.
Se este bichinho não perder muita força pelo caminho vai deixar muita chuva e trovoada, espero que passe pelo Algarve todo, era perfeito para brindar o Natal.
Cá espero pela animação :pray:

Sem dúvida que vai passar pelo Algarve, aliás ouvi á pouco na TSF que o IM tinha lançado um aviso para a zona de Lisboa e Setubal por causa desta frente mas eu penso que onde vai deixar mais chuva/trovoadas vais ser mesmo no Algarve. A ver vamos.