A tua Estação Meteorológica

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Re: A minha estação Meteorológica

Tenho uma estação meteorológica a funcionar já há um ano com valores que julgo serem de bastante qualidade (comparando com os do Aeroporto Francisco Sá Carneiro). Sou de Guimarães e é aí, em minha casa que tenho instalada uma estação WH1080.
Estou muito satisfeito com esta estação, boa qualidade/preço/funções.

Olá e bem-vindo ao MeteoPT.

Parabéns pelo equipamento e pela montagem.

De qualquer forma não posso deixar de reparar que o termo-higrómetro não possui um abrigo suficientemente eficiente, de modo que é imprescindível protegeres esse sensor com um radiation shield. Está provado que esse abrigo de origem não protege suficientemente o sensor e já foi dito acerca de várias estações. Talvez não notes muito por teres a estação num sítio alto, mas em dias de menos vento e de maior incidência e intensidade da radiação solar os erros serão consideráveis.

Para além do equipamento, algo muito importante, por vezes até o mais importante, é a instalação e a construção de abrigos. ;)

De resto, votos de continuação desse interessante projecto e participa no seguimento com os teus dados. ;)
 


ct2iwv

Cirrus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
2
Local
Guimarães
Olá, obrigado pelo post,

Sim,realmente nas fotos enviadas ainda não tem protecção mas já foi colocada embora de forma muito especial, ou seja, uma vez que estou numa situação muito particular (o sol em relação á posição da estação só bate directo no sensor a partir das 12h aproximadamente, tendo tambem uma elevação em relação á estação que me permitiu que a protecção aplicada ao sensor fosse meia garrafa de lixivia (destas de 5L) colocada de forma a fazer sombra no sensor, tendo sido "rasgada a xacto" de forma a permitir boa passagem do ar mas não do sol. Hoje está a chover e não dá para tirar fotos mas logo que possivel eu coloco aqui imagens dessa situação.

Obrigado pelo interesse,
melhores cumprimentos
Pedro Graça
 

anaprune

Cirrus
Registo
30 Nov 2009
Mensagens
1
Local
Lisboa
Olá. Também tenho uma WS da Globaltronics.

Pode-me indicar onde é que encontro os códigos das zonas. Vivo em Lisboa e não sei qual hei-de pôr.

Obg.
 

system32

Cirrus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
2
Local
Queijas
Boas,
Estou para me iniciar nesta area, até agora apenas tenho aquelas estações de marca branca com humidade temperatura e tendencia barometrica. Depois de ficar entusiasmado com a estação do Lidl, procurei mais dados sobre ela e como ela é limitada. Tambem descobri na net uma estação Canadiana modelo "Thermor BW970 BIOS Home Weather Station" que parece ter basicamente as funções tipicas de uma estação com a vantagem sobre a do Lidl de ter comunicação com o PC e ter o modulo de leitura da temperatura/Humidade separado do catavento.
Realmente o preço parece optimo (40 a 60€) já com portes

Mas não encontro muita informação sobre a mesma.

Acham que vale a pena?

Obrigado
 

CSOF

Cumulus
Registo
15 Jan 2009
Mensagens
189
Local
São joão da Pesqueira - 650 m
E lá vem ela, agora é esperar entre 3 a 11 dias para sair de lá (Estados Unidos) :D

Custou 380€ já com transporte...a estação em si custou 298€ (Ebay).



P.S- O weatherlink virá no mês que vem.

Bom dia, como fizeste para a adquirir essa estação? eu tambem quero compara uma nova, pois a minha lacrose ws3600 é miserável.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Boas,
Estou para me iniciar nesta area, até agora apenas tenho aquelas estações de marca branca com humidade temperatura e tendencia barometrica. Depois de ficar entusiasmado com a estação do Lidl, procurei mais dados sobre ela e como ela é limitada. Tambem descobri na net uma estação Canadiana modelo "Thermor BW970 BIOS Home Weather Station" que parece ter basicamente as funções tipicas de uma estação com a vantagem sobre a do Lidl de ter comunicação com o PC e ter o modulo de leitura da temperatura/Humidade separado do catavento.
Realmente o preço parece optimo (40 a 60€) já com portes

Mas não encontro muita informação sobre a mesma.

Acham que vale a pena?

Obrigado

Parece muito boa para o preço...

Resta conhecer a qualidade.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Bom dia, como fizeste para a adquirir essa estação? eu tambem quero compara uma nova, pois a minha lacrose ws3600 é miserável.

Estas estações costumam ser importadas dos Estados Unidos, tal como fez o Mário.

Eu também importei dos Estados Unidos.

Pesquisa os modelos no ebay americano (http://www.ebay.com) e vai tendo atenção aos preços, aos portes, condições de venda e tudo mais.
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Miguel, já não sei que equipamento base possuis, mas deduzo que esta nova aquisição não seja para substituição mas para comparação de dados, ao cabo e ao resto, não deixa de ser um complemento no registo de dados, certo?

O nível do "acuracy" sobretudo quanto à humidade, apesar de (a meu ver) não extrapolar demasiado os valores considerados reais, +/-3,5% já é qualquer coisinha, no entanto essa margem pode ser um tanto relativa e como é recente, a fase de teste ainda vai certamente durar algum tempo!
Já agora, é portátil, não?
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Miguel, já não sei que equipamento base possuis, mas deduzo que esta nova aquisição não seja para substituição mas para comparação de dados, ao cabo e ao resto, não deixa de ser um complemento no registo de dados, certo?

O nível do "acuracy" sobretudo quanto à humidade, apesar de (a meu ver) não extrapolar demasiado os valores considerados reais, +/-3,5% já é qualquer coisinha, no entanto essa margem pode ser um tanto relativa e como é recente, a fase de teste ainda vai certamente durar algum tempo!
Já agora, é portátil, não?

Sim é portátil e foi mais por isso que a adquiri e por ser bastante precisa no vento uma vez que já tenho um anemometro desta marca...a estação principal vai ser a Davis vantage vue que vou montar depois do Natal:) a que tenho é uma Oregon WMR 100

Até agora esta que comprei está a corresponder as minhas expectativas é bastante precisa na temperatura e no vento, a humidade ainda não deu para saber ao certo uma vez que hoje esteve sempre em 100% mas é normal está de chuva e isso também o IM tem hoje todo o dia em Setúbal.
 

Pedro André

Cirrus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
48
Local
Lisboa
Olá a todos! Dado a minha paixão por meteorologia recebi como prenda de Natal uma estação meteorológica.
O problema é que estou com algumas dúvidas em conseguir instalá-la. Se me quiserem dar uma ajudinha estão a vontade... ;)
 

ac_cernax

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
1,936
Local
Cernache do Bonjardim - Sertã (400m) Distrito de C
Olá a todos! Dado a minha paixão por meteorologia recebi como prenda de Natal uma estação meteorológica.
O problema é que estou com algumas dúvidas em conseguir instalá-la. Se me quiserem dar uma ajudinha estão a vontade... ;)

Olá!

Se puderes tirar foto à estação para a apresentar aqui ao pessoal era :thumbsup:.

Se não puderes, indica a marca e o modelo, pode ser que alguém tenha essa estação e te possa dar umas dicas sobre ela.

Em todo o caso, há sempre este tópico....

http://www.meteopt.com/forum/instru...a-condicoes-standards-de-instalacao-2660.html
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Olá a todos! Dado a minha paixão por meteorologia recebi como prenda de Natal uma estação meteorológica.
O problema é que estou com algumas dúvidas em conseguir instalá-la. Se me quiserem dar uma ajudinha estão a vontade... ;)

Recebeste como prenda de Natal!??? Então mas ainda não é meia noite :rolleyes: :p
Ai as tradições que já não são o que eram... :hehe:
 

Pedro André

Cirrus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
48
Local
Lisboa
Pois, foi uma prenda atencipada :lol:
A estação é uma WS1501 (penso que desta forma consigo identificá-la). Tem os componentes normais (pluviometro, termómetro, barometro, etc.) e tem ligação wireless com um ecrã que mostra os dados todos.
(Peço desculpa a falta de rigor com os termos técnicos, mas é a inexperiência :hehe:)