Seguimento Sul - Dezembro 2009

CMPunk

Cumulus
Registo
17 Ago 2007
Mensagens
388
Local
Faro / Mata Lobos
Se o IM disse isso, acho que não acertou, pelo radar a frente mais perigosa está a vir toda para o Algarve. Espero que traga muita chuva e especialmente trovoada, esta madrugada foi uma miséria, uma nuvem com energia é que fez uma meia dúzia de trovões e mais nada. Sinto falta da Trovoada e do Granizo.
 


Jocru

Cirrus
Registo
9 Dez 2009
Mensagens
64
Local
Quarteira (65m)
Está aqui a noticia no Ionline:

«Os Serviços Municipais da Protecção Civil de Lisboa e Setúbal estão em alerta, para a possibilidade de cair uma "carga de água muito rápida e intensa", entre o final da manhã e início da tarde de hoje.

Depois de uma reunião realizada por meio de video-conferência com um responsável do Instituto de Meteorologia, o Comandante da Autoridade Nacional de Protecção Civil, Paulo Gil Martins, avisou os serviços municipais para a presença de uma superfície frontal, que poderá ou não provocar a queda de água.»

Já têm reuniões por video conferencia e tudo....
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,206
Local
loule-caldeirao
Desculpem meter o dedo na ferida mas mais uma vez o sul e em especial o Algarve não importam. Ontem como havia uma situação de instabilidade em todo o país lá se designaram a por uns alertas o que é certo é que a frente de ontem à noite não durou mais que uma hora ou seja algo semelhante ao que poderá vir agora e alertas nada...
Bom é esperar para ver mas senão se justifica hoje será que esta noite justificou?
 

CMPunk

Cumulus
Registo
17 Ago 2007
Mensagens
388
Local
Faro / Mata Lobos
Finalmente a Estação de Santa Bárbara de Nexe já está a registar.
Vem mesmo a calhar para registar a precipitação que vem a caminho, mas pelo ultimo radar já vem a perder alguma força, mas mesmo assim está forte.
Falando dos dados Registados desde das 00H na estação de Santa Bárbara de Nexe, está neste momento nos 34.8mm. Nada mau para o dia de hoje.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Boa tarde,

Por aqui chove moderado, com trovoada fraca. A imagem do radar é bem interessante.

Já coloco umas fotos da destruição causada pelos ventos fortes da outra madrugada (e que causou não ter internet nas Fontes!).
 

CMPunk

Cumulus
Registo
17 Ago 2007
Mensagens
388
Local
Faro / Mata Lobos
Imagem de Radar do IM espectacular.

far091224150029.jpg


Aqui já chove um pouco e já faz trovoada.
Vai começar a festa e vai ser muita mesmo.
 

redragon

Cumulus
Registo
5 Nov 2006
Mensagens
242
Local
Elvas
Bem para quem se fartou de dizer nas televisões que iríamos ter uma "trégua" de 24 horas...(informação do IM), parece que o "deserto" n é só para os políticos...é que no sul do país vem ai uma mancha de água....
 

Manuel Brito

Cumulus
Registo
28 Set 2008
Mensagens
286
Local
Faro
Chove ora com mais ora com menos intensidade, faz trovoada que até mete medo... eu nem sei o que dizer.
Daqui a nada vai-se a luz com os porcos já estou mesmo a ver o filme.
Bem pressão 998HPa, 17ºC, 15mm acumulados, cumulonimbus presentes, céu muito nublado.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Uma vez que não tenho ainda acesso remoto à estação do Sitio das Fontes, desloquei-me lá esta manhã. Deixo aqui um resumo do dados:

Dia 23-12-2009
Precipitação acumulada: 57,8mm
Rajada máxima: 86,9km/h
Rain Rates registados:surprise::
209 mm/h (às 02h40) - altura do pico do vento
205mm/h (às 02h45) - altura do pico do vento
105mm/h (às 14h)
117,6mm/h (às 19h50)

Dia 24-12-2009 (dados tirados às 11h)
Precipitação acumulada: 9,4mm
Rajada máxima: 56,3km/h
Rain rate máximo. 126,6mm/h (à 1h33)

No Sitio das Fontes, a precipitação acumulada este mês (até às 11h00 de hoje) vai nos 150,9mm:rain: Nada mau!! E esta tarde já cairam mais uns quantos mm!!

Hoje aqui na cidade de Lagoa, acumulei até agora 17,7mm. Tenho que ver o total acumulado este mês.

Aproveitei a minha deslocação às Fontes para tirar umas fotos:

A causa para não ter internet no Sitio das Fontes:

Perto do local existem mais postes da PT e EDP caidos.

As linhas de água já transportam boas quantidades de água por aqui:


O Rio Arade está carregado de sedimentos:


Árvores caidas pela acção do vento da madrugada do dia 23:


Um poste de alta tensão partido ao meio:


O estado do mar hoje:






 

Stormm

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
390
Local
Olhão
Boas, por aqui ja parece que é de noite, chove moderado ha algum tempo e ja avistei alguns relampagos visiveis acompanhados com algumas trovoadas fortes!!:thumbsup:
Parece me que temos festa!:lol:
 

CMPunk

Cumulus
Registo
17 Ago 2007
Mensagens
388
Local
Faro / Mata Lobos
Bem e a Célula já cá passou e seguiu caminho.
Foi pena, deixou cá alguma chuva mas não muita.
Está a limpar o céu com algumas nuvens.
O Pior desta Frente está a seguir no mar, daqui da minha casa via-se para o lado de Faro, no mar umas nuvens mesmo negras e carregadas.
Mas prontos, é melhor do que nada.
A estação de Turismo de Faro registou 16.2mm hoje e em Santa Bárbara de Nexe 40.1mm, em S.Brás segue com 36.6mm e por fim Almancil com 39.6mm
É pena haver outras estações com Problemas. Era interessante saber os dados das Estações de Monchique e Benafim.
Por agora vou ter com a Família e passar mais um Belo Natal.
É claro que durante a noite andarei por aqui e darei mais umas noticias.
Desejo a todo o Pessoal do Fórum um Bom Natal :)