Seguimento Sul - Dezembro 2009

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Eu detesto dizer isto, porque não gosto de criticar as pessoas e as instituições, mas agora digam-me:
- Fazia algum sentido aquele Alerta Laranja de precipitação ontem a dizer "Precipitação temporariamente muito forte entre as 21h e as 4h" !!
Nem os modelos mostravam nem as imagens de satélite mostravam nada ... completamente ridiculo e como eu esperava falharam redondamente !!!
 


Dourado

Cirrus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
48
Local
S.Brás de Alportel - Entre a serra de Monte Figo e
São Brás já vai com 188mm e já ultapassou a média deste mês que é cerca de 160mm, faltando contabilizar esta noite já ultrapassa os 200mm de certeza.
As estações de Santa Bárbara e Faro turismo não funciona

Pois é "vizinho", aqui tem chovido bem. Já há água por todo o lado. Acho que por agora já chega e 1 ou 2 semanitas de sol não fazia mal a ninguém mas ao que parece vem mais chuva a caminho até ao final do ano (79mm prevê o freemeteo).

Neste momento não chove.

Temp. actual: 14,2º

Já agora, FELIZ NATAL a todos:thumbsup:
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
- Fazia algum sentido aquele Alerta Laranja de precipitação ontem a dizer "Precipitação temporariamente muito forte entre as 21h e as 4h"

precipita_o1.jpg


Claro que fez todo o sentido e porque se tratava de uma previsão. A análise das descargas eléctricas e do radar meteorológico confirmam a forte instabilidade que se estendeu desde as proximidades de Setúbal até Portalegre (que o digam as pessoas por onde passou o temporal).
Claro está que esta linha de instabilidade poderia ter ocorrido mais a sul ou mais a norte.


deab.png


por091223213030.jpg

 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,391
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, tarde com alguma chuva e trovoada. Tenham um Bom Natal a todos.:thumbsup: Só um alerta para amanhã durante a tarde, o modelo Hirlam coloca entre 30 a 50 mm no Algarve, muita atenção.
 

YuRiSsS

Cirrus
Registo
1 Fev 2009
Mensagens
95
Local
Alentejo
Eu detesto dizer isto, porque não gosto de criticar as pessoas e as instituições, mas agora digam-me:
- Fazia algum sentido aquele Alerta Laranja de precipitação ontem a dizer "Precipitação temporariamente muito forte entre as 21h e as 4h" !!
Nem os modelos mostravam nem as imagens de satélite mostravam nada ... completamente ridiculo e como eu esperava falharam redondamente !!!

Apanhei uma grande tromba de agua acompanhada com trovoada por volta das 23 e 30 de ontem entre o caminho de évora -> Montemor....
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Eu detesto dizer isto, porque não gosto de criticar as pessoas e as instituições, mas agora digam-me:
- Fazia algum sentido aquele Alerta Laranja de precipitação ontem a dizer "Precipitação temporariamente muito forte entre as 21h e as 4h" !!
Nem os modelos mostravam nem as imagens de satélite mostravam nada ... completamente ridiculo e como eu esperava falharam redondamente !!!

Aurélio, desta vez não posso concordar contigo. Fez todo o sentido, apesar de em Faro e Olhão não ter havido nada de extremo, apanhei uma grande carga de água (grande equivalente a uma das maiores que já presenciei) entre VRSA e Olhão na A22, por volta das 3h. Durante todo o percurso, visibilidade praticamente nula devido à intensidade da chuva (deviam ser rain rates de respeito) e um lençol de água nesses 40km que obrigavam uma viagem a cerca de 40 km/h para não haver risco de aquaplaning. Isto deve ter durado cerca de 1h.
Não te esqueças que o aviso nao é só válido para Faro. Toda a zona do barrocal (por onde passa a A22 por exemplo), nestas circunstancias de fluxo subtropical de SW, por ser o local onde se iniciam as elevações das serras, está sujeita a precipitações consideravelmente maiores que no litoral. Aliás basta comparar com as estações de São Brás e outras.
Portanto, desta vez, o aviso foi bem lançado quanto a mim. Já o mesmo não posso dizer acerca da noticia desta tarde de chuvas extremas em Lisboa e Setúbal... falharam por 300km :D
Confesso que gosto deste tempo tipicamente subtropical. Mas era bom que não chovesse muito mais porque deve haver zonas em que os solos começam a saturar. Mas a peridiocidade da chuva aqui é o que se sabe... meses sem nada e depois a média do mês em 2 semanas. Nada de anormal no nosso padrão climático :thumbsup:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,172
Local
Setúbal
Boas
Em Grândola a chuva já passou e deixou hoje 17,7mm, agora está a chegar o frio e já estão 9,5°C com céu pouco nublado e vento nulo
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,391
Local
Olhão (24 m)
Resumo do Mau tempo no Algarve:

250 ocorrências no Algarve durante o alerta amarelo
O Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro registou 250 ocorrências devido ao mau tempo durante o período do alerta amarelo, na sua maioria devido a inundações e quedas de árvores.
"Foram registadas no distrito (de Faro), durante o período do alerta amarelo, entre as 22h00 terça-feira e as 14h00 de hoje, 250 ocorrências, 76 inundações, oito deslizamento de terras, 93 quedas de árvores, 30 quedas de estruturas, oito quedas de cabos eléctricos, oito desabamentos, 11 acidentes rodoviários e 16 patrulhamentos", disse à Lusa o comandante do CDOS, Vaz Pinto.

Vaz Pinto precisou que "foram afectados todos os concelhos", mas frisou que "a noite passada não foi muito problemática, tendo havido apenas 20 ocorrências".

Os concelhos mais afectados devido a inundações foram os de Olhão e Portimão, mas houve também casos em Tavira, Faro e Aljezur, e em Silves registou-se, segundo fonte da Rede Eléctrica Nacional (REN), a queda de 12 torres de muito alta tensão.

O director-coordenador da REN, Artur Lourenço, garantiu à Lusa que o abastecimento eléctrico ao Barlavento algarvio não está a ser afectado.

A queda das torres de energia - algumas das quais arrancadas pela base - foi originada pelo mau tempo da noite passada e, segundo o quadro da REN, poderá ter mesmo sido causada pela passagem de mini tornados.

O estado do mar levou também Autoridade Marítima do Sul a encerrar as barras de Albufeira, Alvor, Faro/Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António, estando as quatro últimas encerradas há mais de 24 horas, segundo fonte da marinha.

O CDOS sublinhou que a situação meteorológica continua "adversa", com chuva e agitação marítima, mas que "o estado do tempo sofrerá nas próximas horas um desagravamento gradual".

"No entanto, é previsível a ocorrência de algumas situações de instabilidade meteorológica pontuais e temporárias, que poderão originar precipitação, por vezes forte, entre a tarde de sexta-feira e o início de sábado, sobretudo no distrito de Faro", acrescentou Vaz Pinto.

O alerta amarelo decretado pela Protecção Civil foi hoje reduzido para azul, estando prevista uma nova reavaliação da situação no domingo.

Fonte: Observatório do Algarve

Afinal onde houve mais inundações foi em Olhão seguido de Portimão.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,172
Local
Setúbal
Está a ficar muito frio aqui por Grândola! já vou com 7,4°C a descer muito rápido depois da chuva ter passado e o céu ter limpando.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Aurélio, desta vez não posso concordar contigo. Fez todo o sentido, apesar de em Faro e Olhão não ter havido nada de extremo, apanhei uma grande carga de água (grande equivalente a uma das maiores que já presenciei) entre VRSA e Olhão na A22, por volta das 3h. Durante todo o percurso, visibilidade praticamente nula devido à intensidade da chuva (deviam ser rain rates de respeito) e um lençol de água nesses 40km que obrigavam uma viagem a cerca de 40 km/h para não haver risco de aquaplaning. Isto deve ter durado cerca de 1h.
Não te esqueças que o aviso nao é só válido para Faro. Toda a zona do barrocal (por onde passa a A22 por exemplo), nestas circunstancias de fluxo subtropical de SW, por ser o local onde se iniciam as elevações das serras, está sujeita a precipitações consideravelmente maiores que no litoral. Aliás basta comparar com as estações de São Brás e outras.
Portanto, desta vez, o aviso foi bem lançado quanto a mim. Já o mesmo não posso dizer acerca da noticia desta tarde de chuvas extremas em Lisboa e Setúbal... falharam por 300km :D
Confesso que gosto deste tempo tipicamente subtropical. Mas era bom que não chovesse muito mais porque deve haver zonas em que os solos começam a saturar. Mas a peridiocidade da chuva aqui é o que se sabe... meses sem nada e depois a média do mês em 2 semanas. Nada de anormal no nosso padrão climático :thumbsup:

Errado:
Estive consultando o site do IM e olhei á imagem de dar desde ontem e efectivamente começou cerca das 24h/1h no Barlavento até depois cerca das 03h/04h !!
Chuva sim ... choveu mas nada, nadinho mesmo que justificasse uma alerta Laranja, e segundo a linha mostrada pelo GFS dado um máximo de cerca de 15 mm em 6h, portanto nada de especial !!
Ok .. ta bem o GFS não tem consideração o relevo e bla bla, mas ontem era altamente improvável que algo de jeito acontecesse !!

Olhem para mim é mais provável amanhã do que a noite de ontem !!

Bom mas não vamos discutir isso mais ... chega !!
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Errado:
Estive consultando o site do IM e olhei á imagem de dar desde ontem e efectivamente começou cerca das 24h/1h no Barlavento até depois cerca das 03h/04h !!
Chuva sim ... choveu mas nada, nadinho mesmo que justificasse uma alerta Laranja, e segundo a linha mostrada pelo GFS dado um máximo de cerca de 15 mm em 6h, portanto nada de especial !!
Ok .. ta bem o GFS não tem consideração o relevo e bla bla, mas ontem era altamente improvável que algo de jeito acontecesse !!

Olhem para mim é mais provável amanhã do que a noite de ontem !!

Bom mas não vamos discutir isso mais ... chega !!

Sim, é uma "discussão" que nunca mais saíamos daqui, nem vale a pena. Só quis dizer que, quanto a mim, não foi de todo descabido, porque um aviso para um distrito tem de abranger toda a região, e pelo que vi na zona em que passei o laranja estava justificado. Já vi avisos destes por muito menos. E nestes casos o IM é prudente e acho que faz bem. O GFS não é o único modelo e fenómenos localizados mais extremos não se podem descartar. Basta olhares para a madrugada de 23 com aquela possível ciclogénese no litoral oeste de Lisboa.
Mas pronto, para a grande maioria das cidades algarvias acabou por não ser justificado. Lá está, é uma previsão, e nestas situações mais vale previnir que remediar.
Quanto à situação de amanha, também me parece que pode surpreender, vai entrar com vento SE/S durante mais tempo, o que é mais favorável a fenómenos convectivos aqui na zona.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Errado:
Estive consultando o site do IM e olhei á imagem de dar desde ontem e efectivamente começou cerca das 24h/1h no Barlavento até depois cerca das 03h/04h !!
Chuva sim ... choveu mas nada, nadinho mesmo que justificasse uma alerta Laranja, e segundo a linha mostrada pelo GFS dado um máximo de cerca de 15 mm em 6h, portanto nada de especial !!
Ok .. ta bem o GFS não tem consideração o relevo e bla bla, mas ontem era altamente improvável que algo de jeito acontecesse !!

Segundo os critérios do IM, 21mm numa hora é o suficiente para se lançar o Aviso Laranja.

Precipitação em Almancil nas últimas 24h.

semttulo3t.png

Almancil é junto à costa, não é na serra.

O GFS é um modelo de previsão e não uma certeza absoluta.

Mas se achas que é motivo para reclamar, então força:
IM - contactos.
 

CMPunk

Cumulus
Registo
17 Ago 2007
Mensagens
388
Local
Faro / Mata Lobos
Pessoal não se chateiem com isso, não podemos duvidar do trabalho das pessoas, elas esforçam-se muito para nos manter informados.
Há pouco depois de jantar fui dar uma volta pela cidade de Faro, vi muitas ruas cheias de água apenas, pelo caminho vai Relâmpagos no mar, muita coisa passou cá ao lado.
Depois segui a praia e devido ás chuvas e ao mar a estrada da Praia de Faro estava cheia de Areia, muita já nas Bermas e Passeios, mas é muita areia mesmo. O mar estava muito bravo com muitas ondas.
Agora o Céu está quase Limpo, amanha haverá mais.
Bom Natal a Todos.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Resumo do Mau tempo no Algarve:

Citação:
250 ocorrências no Algarve durante o alerta amarelo
O Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro registou 250 ocorrências devido ao mau tempo durante o período do alerta amarelo, na sua maioria devido a inundações e quedas de árvores.
"Foram registadas no distrito (de Faro), durante o período do alerta amarelo, entre as 22h00 terça-feira e as 14h00 de hoje, 250 ocorrências, 76 inundações, oito deslizamento de terras, 93 quedas de árvores, 30 quedas de estruturas, oito quedas de cabos eléctricos, oito desabamentos, 11 acidentes rodoviários e 16 patrulhamentos", disse à Lusa o comandante do CDOS, Vaz Pinto.

Vaz Pinto precisou que "foram afectados todos os concelhos", mas frisou que "a noite passada não foi muito problemática, tendo havido apenas 20 ocorrências".

Os concelhos mais afectados devido a inundações foram os de Olhão e Portimão, mas houve também casos em Tavira, Faro e Aljezur, e em Silves registou-se, segundo fonte da Rede Eléctrica Nacional (REN), a queda de 12 torres de muito alta tensão.

O director-coordenador da REN, Artur Lourenço, garantiu à Lusa que o abastecimento eléctrico ao Barlavento algarvio não está a ser afectado.

A queda das torres de energia - algumas das quais arrancadas pela base - foi originada pelo mau tempo da noite passada e, segundo o quadro da REN, poderá ter mesmo sido causada pela passagem de mini tornados.

O estado do mar levou também Autoridade Marítima do Sul a encerrar as barras de Albufeira, Alvor, Faro/Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António, estando as quatro últimas encerradas há mais de 24 horas, segundo fonte da marinha.

O CDOS sublinhou que a situação meteorológica continua "adversa", com chuva e agitação marítima, mas que "o estado do tempo sofrerá nas próximas horas um desagravamento gradual".

"No entanto, é previsível a ocorrência de algumas situações de instabilidade meteorológica pontuais e temporárias, que poderão originar precipitação, por vezes forte, entre a tarde de sexta-feira e o início de sábado, sobretudo no distrito de Faro", acrescentou Vaz Pinto.

O alerta amarelo decretado pela Protecção Civil foi hoje reduzido para azul, estando prevista uma nova reavaliação da situação no domingo.

Fonte: Observatório do Algarve



Afinal onde houve mais inundações foi em Olhão seguido de Portimão.

A queda desses postes da EDP na zona de Silves foi mesmo brutal, tal como demonstra a foto que postei esta tarde:
http://g.imageshack.us/img705/dscn2693.jpg/1/

Situação de vento mesmo muito forte!!