Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Re: Análise Modelos e Alertas Oficiais - Dezembro 2009

É impressão minha ou as autoridades ficam com medo de dar os devidos alertas em tempo útil?...
 


Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Tanto dia com temperaturas negativas?:confused:

Pedro, tens bem a noção do que estás a mostrar aqui?

Isso são previsões a MUITO LONGO prazo... É que nem 0,001% de fiabilidade têm.. Não vale a pena falar de previsões dessas, por enquanto.

Caso se mantiverem mesmo aí será diferente. Uma coisa é falar com 2 ou 3 dias de antecedência, outra coisa é falar a 8 dias de distância temporal. Se as próprias previsões dos modelos a partir do terceiro dia apresentam apenas tendências do estado do tempo, então a 8 dias nem isso representam.

:thumbsup:
 

RRguru

Cirrus
Registo
28 Jan 2009
Mensagens
22
Local
6 Km-Norte Loures (250mts.)
Boas!
Tenho andado à procura e não encontro o "nosso amigo" AA (Anticiclone dos Açores). O facto do seu "desaparecimento" está na origem das sucessivas depressões sobre PI. Será que está tão a sul que não é visivel nas cartas do Hemisfério Norte.
Alguém me sabe responder a esta questão.
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
Boas!
Tenho andado à procura e não encontro o "nosso amigo" AA (Anticiclone dos Açores). O facto do seu "desaparecimento" está na origem das sucessivas depressões sobre PI. Será que está tão a sul que não é visivel nas cartas do Hemisfério Norte.
Alguém me sabe responder a esta questão.

Provavelmente o nosso 'amigo' anda pelas Bahamas, por vezes, vêm até às Canárias, mas não há-de faltar muito para que ele volte para ficar.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Depois da passagem das últimas células que nesta altura andam próximo do Algarve parece que entraremos num período tranquilo permitindo uma noite da consoada sem sobressaltos ou preocupações numa trégua que permite ao Pai Natal e as renas trabalharem devidamente esta noite. Amanhã a neve poderá visitar o Natal do Minho e Trás-os-Montes nas cotas 400/600m (excluindo faixa mais litoral) se ocorrer precipitação, o que pode não suceder.

Contudo alguma instabilidade deverá regressar ao sul amanhã à tarde e noite.


gfspiprec030.png


gfspiv10m033.png


gfspicape033.png


Bom natal a todos.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Pois vai ser uma tarde de Natal passada por chuva forte e trovoada em todo o Sul. depois a partir de dia 28 de novo início de um período de grande instabilidade que se vai estender ao fim de ano e início do novo ano.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,453
Local
Olhão (24 m)
O Modelo Hirlam amanhã à tarde mete cerca de 30 a 50 mm em quase todo o Algarve.

5577392_zRdS3.jpeg
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Belos posts aqui colocados pelo vince;), e pelo Algarvio 1980;)!

Bem nesta ultima saida do ECMWF que geralmente é o modelo mais moderado nas suas previsões e faltando poucos dias para que venha o dia 28 de dezembro, foi acentuada a previsão para o periodo de 28 a 31:shocking:.

Situação muito complexa para o nosso pais. Se tal a vir a acontecer ver se a proteção civil faz um trabalho em condições a todos os niveis, assim como cidadão o espero.
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Obrigado Vince e algarvio por colocarem aqui essas imagens, pouparam trabalho! :D
As condições são favoráveis a fenómenos convectivos por todo o sul. Quanto a mim, apesar de menos cavada que as sucessivas depressões que nos têm afectado, esta perturbação, pela sua localização, pode favorecer mais o litoral sul algarvio, por entrar com um fluxo de SE/S mais persistente. Esses 30-50mm impõem respeito. Aguardemos.
De resto, bonança na Consoada :thumbsup:
 

CMPunk

Cumulus
Registo
17 Ago 2007
Mensagens
388
Local
Faro / Mata Lobos
Tenho muito a agradecer ao Vince e a muitos Membros do Fórum pelas informações que nos dão todos dias.
Agora amanha temos de nos preparar para mais um bom dia de Precipitação.
Bom Natal a todos.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.