Seguimento Interior Norte e Centro - Dezembro 2009

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
rgnchnyxilbse.jpg

Olhem tanto frio aqui mesmo em cima de Portugal, os modelos indicam uma subida nocturna a temperatura mas ao ver esta imagem não sei o que dizer isto é muito frio mesmo:cold::cold::huh:



Porque o ar à superficie é de origem sub-tropical vindo de sudoeste, e só a cotas mais elevadas é que cai neve, e por isso também estão as celulas de grande instabilidade a entrar pelo Algarve, é todo este contraste entre temperaturas à superficie e ar frio em altura dá neste resultado.
 


ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
por gouveia começou a chover por volta das 18h, parou mais o menos a meia hora... o vento abrandou esta praticamente nulo...

actual: 4.5ºC
 

EGIT-ANA

Cirrus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
37
Local
Guarda-Cidade
Parou de nevar e a neve está a derreter. Nos solos asfaltados existe "neve molhada" (não congelada). Não posso reportar a temperatura pois o meu termómetro caiu e partiu-se na madrugada de 3ª feira. Mas o meu termómetro corporal não me aponta temperaturas negativas.
 

Ronny

Cumulus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
119
Local
Lamego - 559m
Boas noites..

Por aqui a situação é a seguinte:

Nos 550 metros chuva fraca com uma temperatura de 3º.

A cerca de 700 metros começa a ser chuva neve.

nos 850/900 metros começa a nevar, fraco, devido à pouca quantidade de precipitação, mas é uma neve muito seca, que normalmente acontece quando vem do continente Europeu e não do lado atlântico.

Em 2 horas a temperatura desceu um grau aqui na cidade.
 

PedroNTSantos

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2008
Mensagens
515
Local
Covilhã [562m]/Algoz (Silves)[49m]
Relato de uma viagem Braga-Covilhã (entre as 18 e as 21h):

- Saída de Braga com tempo seco, mas com céu encoberto (7/8ºC)
- Temperatura foi subindo com o aproximar da zona urbana do Porto, onde estabilizou nos 10ºC. Temperatura essa que se manteve até à zona de Sever do Vouga, já na A25.
- A partir daí a temperatura foi descendo até um mínimo de 5ºC, perto do Caramulo, subindo, de seguida, até aos 6/7ºC na zona de Viseu.
- A partir de Mangualde começou a chover moderadamente, com a temperatura a descer até estabilizar nos 4ºC.
- A partir de Celorico da Beira começou a chover com mais intensidade, sendo que a partir do Alvendre, no final da subida da A25 para a Guarda, a temperatura começou a descer e, consequentemente, começou o água-neve. A temperatura chegou a 1ºC mas nunca deixou de ser água-neve.
- Este água-neve manteve-se até pouco depois do segundo túnel da A23, no sentido da Covilhã.
- A partir do início da descida para a Benespera, na A23, a temperatura começou novamente a subir até estabilizar nos 4ºC, sempre com chuva moderada a forte.
- Esses mesmo 4ºC aguardavam-me na zona baixa da Covilhã, a 560m de altitude. É provável que na zona alta da cidade, acima dos 700 m, possa haver alguma acumulação de neve. É pena o meteocovilha.com estar em baixo!...
 

Mirandela

Cirrus
Registo
25 Dez 2009
Mensagens
14
Local
vale de martinho,Mirandela
boa noite.E a primeira vez k estou a escrever neste forum registe me a pouco,
Tou a 10 km a norte de Mirandela e por aki nem pinga de chuva hoje..Tava com esperanças de ver nevar..será que ha hipoteses??parece k as cotas tao mais altas do k apontavam
 

ac_cernax

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
1,936
Local
Cernache do Bonjardim - Sertã (400m) Distrito de C
Boas Noites!

Por aqui a madrugada passada foi bem fresquinha, como podem ver na foto.



Desde o meio da tarde que tem estado a chover, quase sempre de forma fraca, tendo acumulado 4,2 mm, e agora parece ter parado.

A temperatura finalmente a descer, ainda que de forma ligeira, está nos 5.1ºC e o vento sopra fraco de N.

Temperaturas Hoje: Mín. 1.8ºC e Máx. 6.7ºC.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
boa noite.E a primeira vez k estou a escrever neste forum registe me a pouco,
Tou a 10 km a norte de Mirandela e por aki nem pinga de chuva hoje..Tava com esperanças de ver nevar..será que ha hipoteses??parece k as cotas tao mais altas do k apontavam

Bem vindo:), mas faz um favor não escreva com K´S!
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
boa noite.E a primeira vez k estou a escrever neste forum registe me a pouco,
Tou a 10 km a norte de Mirandela e por aki nem pinga de chuva hoje..Tava com esperanças de ver nevar..será que ha hipoteses??parece k as cotas tao mais altas do k apontavam

Olá! :D

O fórum conta com a tua participação e relatos do tempo em Mirandela. Terra dos Verões quentes e dos Invernos gelados.

Não sei qual é a altitude a que se encontra, mas não deverá nevar a baixos dos 700m.
A tendência é mesmo para que a cota suba.


Entretanto, em Várzea da Serra, segundo os meus primos, a neve já cobriu tudo, mas cai agora com menos intensidade.
 

Serrano

Cumulonimbus
Registo
9 Nov 2005
Mensagens
2,102
Local
Covilhã - 775m
Aqui pelo Sarzedo, arredores da Covilhã, temos 5 centímetros de neve dentro da localidade. Estão 2.4 graus e a neve já passou a chuva, mas muito fraca, o que deixa no ar a possibilidade da camada branca não desaparecer na totalidade durante a noite. Que belo cenário de Natal...