A tua Estação Meteorológica

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Mais um vissense (Eu)com nova estação recebida no Natal, mas só às 1:30h do dia 25!!!

É esta, aqui vão as características:


Funções

Indicação da data
Alarme c/ despertador
Indicação da temperatura e humidade interior/exterior com registo de máximos e mínimos
Indicação da pressão atmosférica e tendência
Indicação da velocidade e direcção do vento com alarme
Indicação do ponto de orvalho interior/exterior
Alarme de gelo/geada abaixo de 4ºC:lol:
Indicação da precipitação atmosférica
Indicação do WindChill e HeatIndex

---------------------------------------------


Gama de medição

Tº interior de 0ºC até 50ºC
Tº exterior de -20ºC até 60ºC
Resolução da medição da temperatura exterior/interior de 0.1ºC

Humidade de 20 até 99%
Resolução da medição da humidade de 1%

Pressão atmosférica de 850hPa até 1050hPa
Resolução da medição da pressão atmosférica de 1hPa

Velocidade do vento de 0 até 108km/h
Resolução da medição da velocidade do vento de 1km/h

Medição da pluviosidade de 0.0mm até 9999mm
Resolução de medição da pluviosidade de 0.1mm

Alcance do sensor exterior de 25 s/ obstáculos de maior

-----------------------

Nada mau?;)
 


PTbig

Cumulus
Registo
17 Dez 2009
Mensagens
101
Local
Tapada Das Merçês - Sintra
Boas pessoal.

Com os € que recebi no nata vou comprar uma oregon WMR100N parece-me ser uma excelente estação em qualidade\preço. Os meus Primeiros objectivos e começar a compreender os fenómenos metrológicos, e inserir os dados online, mais tarde um projecto que índice Risco de Incêndio mas acho que para isso já vou ter de investir no sensor de UV :s (não tenho a certeza se é assim). Penso que em breve também vou conseguir com que no novo quartel dos bombeiros de S. Pedro de Sintra se instale uma estação que posso debitar dados online o que seria interessaste visto o quartel tar quase dentro da serra de sintra. :w00t:

Obrigado

Ps.- Acho que me enganei na secção do Post devia ser Aqui, é possível passa-lo para o local correcto :nugget:
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Boas pessoal.

Com os € que recebi no nata vou comprar uma oregon WMR100N parece-me ser uma excelente estação em qualidade\preço. Os meus Primeiros objectivos e começar a compreender os fenómenos metrológicos, e inserir os dados online, mais tarde um projecto que índice Risco de Incêndio mas acho que para isso já vou ter de investir no sensor de UV :s (não tenho a certeza se é assim). Penso que em breve também vou conseguir com que no novo quartel dos bombeiros de S. Pedro de Sintra se instale uma estação que posso debitar dados online o que seria interessaste visto o quartel tar quase dentro da serra de sintra. :w00t:

Obrigado

Ps.- Acho que me enganei na secção do Post devia ser Aqui, é possível passa-lo para o local correcto :nugget:

Parabéns pela iniciativa. ;)

O sensor UV é barato, cerca de 60 €.
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Já agora, se virem a foto da estação, no link que vos deixei de manhã, o que posso fazer para proteger o sensor de temperatura?(que se lixe o anemómetro):lol:
 

ac_cernax

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
1,936
Local
Cernache do Bonjardim - Sertã (400m) Distrito de C
Já agora, se virem a foto da estação, no link que vos deixei de manhã, o que posso fazer para proteger o sensor de temperatura?(que se lixe o anemómetro):lol:

Também tenho uma estação igual a essa, mas acho um erro (é apenas a minha opinião, atenção) anulares o anemómetro, pois quando houver um episódio de vento forte vais-te "roer todo" por esses registos que poderão ser uma mais valia.

À noite o termómetro funciona muito bem, e é através do anemómetro que é calculado o Wind Shill.

O que fiz para as temperaturas, foi adquirir uma estação básica, e proteger o sensor com um RS caseiro, é verdade que é uma despesa extra, mas as low-cost andaram por 10€ a 20€, com sorte até menos.

Concluindo, quando comprei essa estação foi com a ideia do anemómetro e pluviómetro, as temperaturas servem só para comparação com a estação c/ o sensor protegido.
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Pois é Pedro, o melhor a fazer é utilizar essa nova estação com os componentes que possui apesar da obtenção dos valores da temp/hum reais não ser o seu forte e adquirires um outro equipamento para a medição destes últimos com um sensor possível de ser protegido por um eficaz RS. Este a ser comprado no lidl, já aqui se falou muito da sua possível qualidade que sinceramente comporta um certo risco! O ideal seria porcurar por alternativas onde quer que possam estar!

É uma situação que também não gostaria que me acontecesse, mas era o que muito possivelmente faria.

Resta saber também se o objectivo a ser a conexão on-line de todos os dados, a mesma seja viável com uma só gestão a nível de software para os dois equipamentos, que em caso de equipamentos diferentes, o não é garantido; mas neste caso reporto esta dúvida a quem por aqui possa esclarecer.
 

duncan

Cumulus
Registo
24 Set 2006
Mensagens
150
Local
palmela
boas,na semana passada coprei a estaçao do lidl, mas depois verifiquei que tinha varias falhas na forma como foi concebida.e consegui entrega-la.
agora estou a pensar comprar uma davis vantage pro2 (a mais basica)ou uma oregon wmr 100n ou la cross ws2810'. qual destas acham que è mekhor e conhecem o site ou a loja fisica para compra-la?
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
boas,na semana passada coprei a estaçao do lidl, mas depois verifiquei que tinha varias falhas na forma como foi concebida.e consegui entrega-la.
agora estou a pensar comprar uma davis vantage pro2 (a mais basica)ou uma oregon wmr 100n ou la cross ws2810'. qual destas acham que è mekhor e conhecem o site ou a loja fisica para compra-la?

Por favor, comecem a ler os tópicos antes de haver inúmeras vezes a mesma pergunta feita por várias pessoas e já previamente respondida.

Procurem bem antes de postar para não haver tantas repetições sobre o mesmo assunto. ;)

Peço também desculpa à moderação pelo conselho, uma vez que não faço parte da mesma.

---

Recapitulando, as Davis são claramente as melhores. Abaixo, geralmente, estão as Oregon e as La Crosse são ainda inferiores às anteriores por apresentarem, de forma geral, um sinal wireless muito fraco e mesmo conectadas por fios os dados serem muitas vezes deturpados pela má qualidade dos cabos e/ou devido ao seu comprimento.

As Davis, claramente superiores às Oregon, quer pela taxa de actualização dos dados, sensibilidade de medição do vento em quadrantes direccionais e intervalos de intensidade, maior precisão na medição da precipitação, com uma resolução pluviómetrica de 0,2 mm contra os 1,0 mm da Oregon (claramente melhor do que a Oregon neste aspecto), possibilidade de calibração de variáveis directamente na consola, alcance de sinal do ISS do módulo principal da estação (exterior) até à consola de 300 m e extensível até 2,7 km através de um repetidor de sinal, etc etc.
Muitos são os factores que nos poderão fazer optar por uma Davis ao invés de uma Oregon, mas o preço é também um factor de bastante importância, pelo que é importante ponderar bem a nossa escolha.


Quantos aos modelos Oregon mais competitivos (nenhum deles inclui um abrigo para o termo-higrómetro):

WMR100N (versão WMR100 com o termo-higrómetro separado do tubo do anemómetro, para que possa ser colocado no interior de um abrigo, normalmente um radiation shield - imprescindível para proteger os sensores da radiação solar e também da incidência de chuva, que deturparão os dados e poderão pôr em causa a integridade do sensor) - cerca de 220 €
(os preços subiram e encontra-se em lojas como a Media Markt e do mesmo ramo)

WMR928NX/WMR968 (muito idêntica à anterior no que toca à fiabilidade e resolução dos sensores, mas com uma consola melhorada, com a função touchscreen; os sensores têm uma aparência diferente, mas os parâmetros de observação são muito idênticos) - cerca de 230 €
(encontra-se no ebay americano e alemão; ter em atenção que se for comprada fora da UE irão incidir nela taxas alfandegárias - explicadas em baixo)

WMR200 (inclui, de uma forma geral, tudo o que os anteriores incluem + sensor UV; o design dos sensores é diferente, mas os parâmetros de medição e resolução são bastante idênticos, a consola tem a função de touchscreen) - cerca de 300 €
(encontra-se no ebay americano e alemão; ter em atenção que se for comprada fora da UE irão incidir nela taxas alfandegárias - explicadas em baixo)

A La Crosse também é facilmente encontrada no ebay, na Loja Náutica, em Alcântara (http://www.lojanautica.pt), e na Galáctica (http://www.gem51.com), na Marinha Grande.


Há vários modelos da Davis Vantage:

VUE (modelo recente e a mais simples das Vantage, com a vantagem de ser portátil)
---
6152 (versão base Vantage Pro2)
6153 (inclui Fan-Aspirated Radiation Shield [FARS 24h])
6162 (o que o modelo 6152 traz de série + sensor UV + sensor solar)
6163 (o que o modelo 6152 traz de série + FARS 24h + sensor UV + sensor solar)


Se comprares pelo ebay alemão ou americano (este último aparentemente mais barato, mas depois está sujeito a taxas alfandegárias e outros direitos aduaneiros) estes serão os preços, falando por alto (os preços baixaram):

VUE (cerca de 480 €)
---
6152 (cerca de 550 €)
6153 (cerca de 760 €)
6162 (cerca de 900 €)
6163 (cerca de 1180 €)


Estes preços são muito generalistas e já estou a incluir as taxas alfandegárias no preço final dos produtos Davis para simplificar aquilo que te quero dizer, claro que podes encontrar um pouco mais barato, mas também encontras muito mais caro, se for preciso.

Em Portugal, para te dar uma ideia, a mais barata fica acima dos 800 € e o modelo 6163 ascende praticamente aos 2000 €, pelo que comprar cá parece não ser muito compensatório.


Atenção: Os preços que referi não incluem o datalogger para a Davis com o software WeatherLink, que é o que irá permitir a ligação da estação ao computador e à Internet.
Este aparelho custa cerca de 150 €, já com os portes e taxas incluídos, que se deverão somar ao preço-base de cada uma das estações.


No final, para dar o exemplo, um modelo que custe 420 € no país onde compras - vindo de fora da União Europeia - irá estar sujeito aos portes (cerca de 50 €) e a 20 % de IVA, a algumas taxas mistério de valor reduzido (cerca de 5 €) e o datalogger também estará sujeito a taxas alfandegárias.


Assim, o modelo 6152 (por alto);

420 € + 50 € + 20 % = 564 € (estação + portes + alfândega)

+ datalogger (cerca de 150 €)

=

~ 710 €


Tudo isto, cálculos feitos de forma muito grosseira e muito por alto, mas penso que dá para ter uma ideia de como as coisas se processam. (Os preços agora andam um pouco mais baixos).

---

Em Portugal, podes comprar material Davis na Gestel, em Linda-a-Velha.

Há também a alternativa de procurares no ebay americano ou alemão, não obstante tudo o que referi atrás.

Há também algumas alternativas dentro da Europa: http://www.ukweathershop.co.uk/acatalog/davis_instruments.html


---

Mas, apesar de os preços não serem propriamente baixos, são estações de excelente qualidade e fiabilidade, pelo que - se quiseres a minha opinião - afirmo com toda a certeza que são estações que valem a pena.
Se tiveres possibilidades financeiras para comprar material Davis, não hesites, pois a sua robustez e durabilidade compensam bastante o dinheiro que se dá por ele.
 

JoãoPT

Nimbostratus
Registo
4 Nov 2008
Mensagens
1,450
Local
Vidigueira
Estou com um problema na minha estação meteorologia um dos sensores ( o anemómetro ) esta a ficar com as pilhas gastas. A noite passada ficou cerca de uma hora sem sinal o resto do dia manteve-se sempre com sinal e mandou sempre dados, agora voltou a acontecer o mesmo o sinal ta a ficar fraco outra vez. A minha duvida é a seguinte: devo deixar as pilhas acabarem completamente ou é recomendável mudar as pilhas o mais depressa possível para evitar a perda de dados?

Não há problema se mudar já as pilhas?:unsure:
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
A minha duvida é a seguinte: devo deixar as pilhas acabarem completamente ou é recomendável mudar as pilhas o mais depressa possível para evitar a perda de dados?

Tento responder com outra pergunta:

Visto que o anemómetro é um dispositivo que se encontra no exterior, poderá o grau de exposição às diferenças de temperatura e humidade provocar um aumento do consumo das pilhas causando-lhes um desgaste adicional? Certamente que sim!

Assim, ao dar-se o caso das pilhas esgotarem a sua já pouca energia durante um período em que não seja detectado, como durante a noite, neste caso várias horas decorreriam sem que houvesse a percepção de que o mesmo não estaria a debitar dados, daí que penso que o melhor seria então proceder à substituição das pilhas o quanto antes.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Tento responder com outra pergunta:

Visto que o anemómetro é um dispositivo que se encontra no exterior, poderá o grau de exposição às diferenças de temperatura e humidade provocar um aumento do consumo das pilhas causando-lhes um desgaste adicional? Certamente que sim!

Assim, ao dar-se o caso das pilhas esgotarem a sua já pouca energia durante um período em que não seja detectado, como durante a noite, neste caso várias horas decorreriam sem que houvesse a percepção de que o mesmo não estaria a debitar dados, daí que penso que o melhor seria então proceder à substituição das pilhas o quanto antes.

E isso não faz mal ao sensor? Colocar umas pilhas novas aos primeiros sinais de falhas nos dados, mesmo que as antigas ainda tenham um pouco de energia? :unsure: