Seguimento Açores e Madeira - Dezembro 2009

Sirilo

Cumulus
Registo
10 Dez 2008
Mensagens
141
Local
Omnipresente
Bolas! Estou impressionada com os vossos relatos. Espero que com o passar das horas não haja danos nas pessoas, bens e animais. Não queria estar na vossa situação. Que corra tudo pelo melhor.
Vou acompanhar o seguimento.
 


S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Agora tá a chover mais fraco mas o vento continua ainda muito forte..
Certamente daqui a bocado por relatos já vos digo se aconteceram inundações ou não mas o mais provável é as estradas estarem intransitáveis.

O vento esse parece que não vai dar tréguas nem tão cedo. Amanhã espera-se o pior com chuva forte acompanhada de trovoadas e ventos ciclónicos de 130km/h.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Hoje pelas 21:00 foi um pico de vento aí em S.Miguel e Sta.Maria, nesta altura já estará a acalmar


gfspiv10m003.png





Mas amanhã tudo se repetirá, aí e em mais lados, começando nos Açores, passando na Madeira e acabando no Continente, não se fazendo esquisito em escolher de norte a sul, impressionante este contínuo ondular de perturbações ciclónicas desde há quase duas semanas para cá. Há quem já comece a ter saudades das monotonias do anticiclone.



gfspiv10m027.png
 

slbfever

Cirrus
Registo
10 Dez 2009
Mensagens
15
Local
Sao Miguel
Boas,
Aqui na Povoação, o vento sopre forte a muito forte. A chuva foi moderada mas com vento, batia bem, mas nada de anormal em termos de precipitação. O mar...este é outra história. Ta a saltar o Porto e a entrar no parque de estacionamento. Já há varias quebradas nos caminhos....vou agora recolher algumas imagens....quero ver é amanha, com a ondulação a atingir os 8 metros.....
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
boa noite,

eu sou um daqueles que já diz "volta AA que estás perdoado", estou farto de chuva, o que estou a escrever é uma coisa rara, mas para terem uma ideia uma ribeira que passa junto da minha casa já à quase 3 semanas que não para de correr.

voltando à tempestade, neste momento aqui pela minha zona chove de uma forma fraca e o vento também vai soprando com pouca intensidade, lá de vez enquanto uma ou outra rajada mais forte, nada que se compare com o que aconteceu pelo inicio da noite (cerca das 18h locais) o que valeu é que foi por ppouco tempo.
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Boas noites!

Depois da chuva forte e do vento muito forte agora o céu permanece ainda encoberto, o vento sopra ainda forte e já não chove.

Muitas quebradas de terra, e várias inundações foram registadas aqui na zona Oeste da ilha. Sei de relatos que a freguesia dos Arrifes mais propriamente na zona do Outeiro Velho, a estrada parecia um rio com várias casas inundadas.
Das pastagens só se viam cascatas a correr de forma torrencial para as estradas arrastando troncos, muita pedra e lama. Com certeza amanhã será foco de notícia aqui na RTP-Açores.

Na minha freguesia as várias ribeiras chegaram a galgar a estrada que desce para a zona da Ferraria...NEste momento não há luz nas ruas. Nas estradas da banda leste da ilha só se vêem troncos de árvores e vários galhos e pedras espalhados pelas ruas. Nas estradas só se vêem carros da protecção civil a tentar desobstruir as vias devido às muitas quebradas que se verificaram devido à chuva torrencial.

Na freguesia da Relva uma grota viu encher de forma torrencial o seu leito que vem das montanhas e segundo relatos de vizinhos chegou até às casas.

Na fajã da Relva, (um pequeno povoado de casas, vinhas e adegas localizado no sopé da encosta íngreme da mesma freguesia e só acessível até lá baixo de burro ou a pé), houve várias derrocadas.

Contudo, a meteorologista Patrícia Navarro numa entrevista no Jornal da noite da RTP-Açores disse para amanhã as pessoas permanecerem nas suas casas, recolhessem o gado bravo nas montanhas e que evitassem ao máximo zonas de montanha e de taludes instáveis porque o maior pico de energia prevê-se para amanhã com ventos na ordem dos 130km/h acompanhados de aguaceiros fortes e trovoadas.

O mar já começa a ter ondulação alta e daqui da minha casa além do vento, já se ouve o mar lá em baixo a bater contra as rochas... sinal que está já revolto.

Vamos aguardar para o pior!
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Boa noite aos participantes do fórum!

Aqui por São Miguel o tempo está um pandemónio! Ventos ciclónicos muito fortes e acompanhados por chuvas torrenciais todo o dia.

Várias telhas de casas e alguns postes eléctricos de madeira e algumas árvores foram arrancadas pela força do temporal. Muitas derrocadas e inundações também aconteceram. O mar está muito agitado também.

Neste momento muito vento.

Agora vai sair o boletim do tempo da RTP-Açores e já vos digo mais alguma informação mas ao que tudo indica para terça-feira o vento irá aumentar de novo de intensidade aqui nos Açores com rajadas superiores a 100km/h.
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Segundo o ultimo boletim meteorológico dos Açores a instabiliadde vai continuar no arquipélago sendo que o próximo maior pico de energia de vento será na terça-feira com o vento a tornar-se tempestuoso (65-80km) com rajadas até aos 130km aguaceiros pontualmente fortes e acompanhados de trovoadas e uma ondulação de 8m.

Os efeitos do mau tempo foram um pouco por todas as ilhas. Derrocadas na ilha das Flores e São Miguel devido à chuva, inundações em São Miguel e Flores, a destruição de um farol devido ao vento na ilha de Santa Maria, árvores e postes eléctricos derrubados, telhas arrancadas e a destruição parcial de um porto de embarcações na cidade da Horta (ilha do Faial).

As estradas dos Açores neste momento estão em alerta com os carros da protecção civil a desobstruir galhos, pedras e lamas...

A Protecção Civil dos Açores lançou novamente um alerta. Os ventos e a chuva forte irão continuar. Amanhã o vento irá apenas soprar forte a muito forte (50-65km/h) com rajadas até aos 100km/h e na terça feira de novo maior energia com ventos tempestuosos (65-80km) com rajadas que irão até aos 130km/h