Seguimento Açores e Madeira - Dezembro 2009

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
na madeira esta vento...mas gostava de saber mais previsoes...ninguem me responde

Boa noite,
Sim é esperado um agravamento do tempo na Madeira com vento forte com rajadas até ao próximo dia 30 com agitação marítima e chuva. Melhorias dia 31 com vento fraco a moderado. Previsões aqui (oficiais) e aqui

Sigo com céu nublado
algum vento
rajada máxima de 55 km/h
19,2ºC
87%HR
1012hpa
 


S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Notícia de última hora:

Uma avalanche de terras com várias árvores cedeu há poucos minutos na estrada que liga a freguesia das Furnas à freguesia da Água Retorta na zona leste da ilha de São Miguel devido à chuva forte.

A Protecção Civil fechou a estrada do Burguete que liga a Vila da Povoação à vila do Nordeste por precaução.

Os automobillistas só poderão ir pela estrada do norte uma vez que a estrada por sul está fechada ao trânsito!
 

slbfever

Cirrus
Registo
10 Dez 2009
Mensagens
15
Local
Sao Miguel
IMG_1438.gif
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Boa noite! Hoje o dia aqui em Santa Cruz de Lagoa foi de céu geralmente muito nublado tendo no entanto alguns periodos de ligeiras abertas. O Vento suprou todo o dia forte a muito forte tendo agora intensificado-se bastante, caíaram aguaceiros moderados que em alguns periodos foram fortes. Aqui na minha casa oiço o barulho do mar, é assustador, parece trovões :(. A trovoada também fez uma ligeira aparição.

Registei uma minima de 13,9ºC e uma máxima de 17,4ºC. Neste momento registo 16,4ºC e 87% Hr

Registei no dia de hoje 8,7 mm de precipitação
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
É incrivel o vento! Registei uma rajada de 39,2 km/h mas atenção o meu anenometro não está no telhado está no quintal mais ou menos abrigado, pois nao corresponde a valores exactos.

Sim.
Neste momento estamos possivelmente com rajadas de 120km/h.

Apenas o Grupo Oriental está em alerta laranja devido aos ventos, chuvas e trovoadas dispersas. A ondulação começa tb a aumentar...
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
Continua me a intrigar as cotas de neve previstas pelo GFS para a próxima terça feira aqui para S. Miguel :huh::confused:Muito estranho

o que se passa com as cotas de neve??
aqui para a terceira apontam para cotas na ordem dos 700-900 m, isto durante a noite, o que na realidade é acima dos 1300 m de altitude por isso aqui na terceira é para esquecer, o máximo que pode acontecer é um ou outro aguaceiro de granizo de resto não se irá passar mais nada.
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
o que se passa com as cotas de neve??
aqui para a terceira apontam para cotas na ordem dos 700-900 m, isto durante a noite, o que na realidade é acima dos 1300 m de altitude por isso aqui na terceira é para esquecer, o máximo que pode acontecer é um ou outro aguaceiro de granizo de resto não se irá passar mais nada.

Tendo em conta que a ilha de S. Miguel é muito maior que a Terceira e dando os modelos cota de neve de 818 metros para o Nordeste isto significaria queda de neve nos pontos mais altos do Pico da Vara (1103m). Quando me refiro a caír neve não significa que acomule
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
bom dia,

é claro que acomular neve vai ser muito complicado, se calhar até pode cair neve pois as cotas previstas pelo GFS aqui para aterceira até desceram um bocado só espero que se mantem, pois se assim for vamos ter granizo à séria e nas flores tudo será possivel novemente.

mudando de assunto parece que esta noite houve uns estragos um pouco por todo o arquipélago devido à ondulação e ao vento forte, fica aqui o comunicado do GaCS:

O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que, na sequência do mau tempo que tem vindo a assolar todo o arquipélago nos últimos dias, ocorreram, ao final do dia de domingo, várias situações provocadas principalmente pelo forte vento, bem como pela agitação marítima.



Assim, o troço de estrada entre o miradouro do Lombo Gordo, Concelho do Nordeste, e Água Retorta, Concelho da Povoação, em São Miguel, foi encerrado ao trânsito devido à queda consecutiva de árvores na estrada. Face a esta interrupção, a circulação automóvel entre o Nordeste e a Povoação deverá efectuar-se primordialmente através da Salga, Burguete, Furnas e o mesmo no sentido inverso.



No concelho da Madalena do Pico, na zona da Areia Larga, a estrada foi interrompida devido à deposição de materiais trazidos pelo mar.



Na freguesia de São Mateus, concelho de Angra do Heroísmo, ilha Terceira, no local dos Terreiros, o mar derrubou o muro de protecção da orla costeira e inundou algumas habitações. Na zona da Villa Maria, na mesma freguesia, a estrada encontra-se interrompida, como medida de precaução, em virtude de o mar ter destruído o muro de protecção da orla marítima.



Na Horta, na zona do Pasteleiro, devido a várias inundações em moradias, estiveram no terreno oito homens, duas viaturas da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Equipamentos e seis homens e três viaturas dos bombeiros.



Na zona do Pisão, Concelho da Lagoa, em São Miguel, chama-se a atenção dos automobilistas para o facto de que a estrada, em alguns troços, apresenta materiais trazidos pelo mar. No local encontra-se uma máquina da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos para efectuar a limpeza.



O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores, bem como os elementos da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos e do Serviço Municipal de Protecção Civil da Povoação, encontram-se também a acompanhar os efeitos do mau tempo no Porto da Ribeira Quente, ilha de São Miguel.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Açores

Mau tempo volta a provocar estragos nos Açores

phpthumbphpo.jpg


O mar bravo derrubou o muro de protecção da orla costeira em S. Mateus, na ilha Terceira, provocando inundações.

Nesta localidade, o mar invadiu terra nos lugares do Terreiro e Vila Maria.

Em S. Miguel, o troço de estrada entre o miradouro do Lombo Gordo, Concelho do Nordeste, e Água Retorta, Concelho da Povoação,foi encerrado ao trânsito devido à queda consecutiva de árvores. Face a esta interrupção, a circulação automóvel entre o Nordeste e a Povoação deverá efectuar-se primordialmente através da Salga, Burguete, Furnas e o mesmo no sentido inverso.

No concelho da Madalena do Pico, na zona da Areia Larga, a estrada também foi interrompida devido à deposição de materiais trazidos pelo mar.

http://ww1.rtp.pt/acores/index.php?...s=0&utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter



Ventos fortes danificaram o Farol do Espigão, em Santa Maria

O farol de fibra de vidro, situado na baía de São Lourenço, partiu pela base.

O Farol do Espigão era uma estrutura prioritária para a navegação.

Como tal, todas as embarcações já foram alertadas para o facto do farol estar destruído.

Na próxima semana vai ser encontrada uma solução para o problema.
http://ww1.rtp.pt/acores/index.php?...s=0&utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Madeira

Quatro voos cancelados no Aeroporto da Madeira

O mau tempo provocou, esta segunda-feira, que se cancelassem todas as ligações aéreas entre o continente e a Madeira. As más condições atmosféricas já obrigaram ao cancelamento de quatro voos nas ligações Madeira-Continente e Continente-Madeira.

A Protecção Civil da Madeira está de novo em alerta, com todo o dispositivo pronto para actuar devido ao regresso do mau tempo ao arquipélago. O mau tempo já obrigou ao cancelamento de, no mínimo, quatro voos nas ligações entre o continente e a Madeira.

O voo TAP das oito da manhã que devia ter saído da Portela , rumo ao Funchal foi cancelado.

A companhia aérea nacional foi também obrigada a cancelar a partida de três aviões que deviam ter saído da Madeira. Dois destes aviões tinham como destino Lisboa e o outro devia ter seguido para o Porto.

Os aviões viajaram domingo para o Funchal mas por não conseguirem aterrar , voltaram para trás.

Há também a indicação de que, no mínimo, três estradas no Funchal estão fechadas à circulação sem registo de outros estragos.

O arquipélago da Madeira é uma das regiões do país em aviso laranja, apontado o Instituto de Meteorologia para céu muito nublado, períodos de chuva, por vezes forte nas zonas montanhosas.

O vento soprará moderado a forte, com rajadas que poderão chegar aos 110 quilómetros por hora nas zonas montanhosas.

Quanto ao estado do mar, as ondas serão de Noroeste com 4 a 5 metros na costa Norte e de Sudoeste entre os 3,5 e os 4,5 metros na costa Sul.

O Serviço Regional de Protecção Civil de Bombeiros da Madeira reiterou as recomendações que têm dado nos últimos dias, desaconselhando a circulação apeada e automóvel na nas zonas montanhosas.
http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=1457134
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Boas!

Estava a navegar pela internet quando encontrei algumas fotos sobre o Pico da Vara ( a Segunda maior elevação dos Açores com cerca de 1103/1105m de altitude) e gostaria de partilhar convosco.

Para além do Pico da Vara, o Pico Verde (931m), Pico Bartolomeu (887m), Serra da Tronqueira (906m), Pico da Barrosa (947m), Salto do Cavalo (805 m), Pico da Cruz (845) e Pico das Éguas (873m), serão os pontos onde talvez haja a possibilidade de registo de queda de neve se realmente as cotas previstas pelo GFS se concretizarem, pois são as serras mais elevadas de São Miguel.

azorenpicodavara.jpg


812970052_82f3b4dd9a.jpg


2828549.jpg


Pico%20da%20Vara%20panoramicaPeq%20-%20Foto%20SPEA%20LIFE%20Priolo.JPG


273403068_5b7dc9bcb1.jpg


520374.jpg


2243917.jpg


pico_da_vara.jpg


Uma foto na cidade da Ribeira Grande em São Miguel em Janeiro passado desse ano aquando do forte nevão que assolou os Açores.

image%5B4%5D.png



Neste momento um forte aguaceiro de granizo acaba de cair aqui pela zona Oeste com vento muito forte.

Neste momento registo aqui uma máxima de 13 graus.