Seguimento Litoral Norte - Dezembro 2009



Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa tarde.

Um dia invernoso a fazer jus aos idos tempos da minha meninice. Muitos dias ficava eu "especado" na sombreira da porta a sentir o vento e a chuva que teimavam em nãos arredar pé durante horas e horas. Talvez por isso comecei a sentir o "bichinho" pela meteorologia.
O vento a uivar, a chuva a cair...o céu cinzento escuro prenunciam uma noite que tão bem pode saber, adormecer com esses sons não tem preço.
Oh, saudades que eu já tinha deste tempo:sad::D
Ainda há dias escrevia eu sobre as virtudes dos invernos de outrora...depressões que de tão grande amplitude dias demoravam a passar. O vento e a chuva por vezes eram nossos companheiros por horas infinitas e o nosso modo de vida permitia continuar normalmente com as tarefas do dia a dia. Hoje é complicado, para a imensa maioria que se habituou a longos dias de ausência de chuva e vento fortes, adaptar-se a isto, bem sei! Mas o ser humano é também ele um ser vivo que se adaptou ao longo dos tempos à severidade do clima.

Tactual: 12,0ºC
Precipitação acumulada: 37,5 mm
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Boa noite.

Por Canidelo, o João Soares relata que a noite passada foi de muito vento.

O dia de ontem teve uma acumulação de 5 mm e hoje já tinha 20 mm de precipitação acumulada, pelas 15:32h.
 

migmor

Cirrus
Registo
30 Out 2008
Mensagens
54
Local
Lordelo-Paredes
Neste momento não chove. Mas temos vento com algumas rajadas

Temp 15.7ºC
Humidade 99%
Pressão 1002hPa (estável)
Vento v.m.= 15.0 km/h
Rajada máx=58,6 Km/h

Precipitação acumulada=20,0mm
 

lmviana

Cirrus
Registo
21 Dez 2009
Mensagens
97
Local
Felgueiras (Longra) (Alt. 245m)
Boa noite pessoal :)

A chuva fez uma pausa...

Por ca a esta hora:

Temp: 15.5º
Pressão: 1003mb (a descer)
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
A litoral norte, nada de novo...
Aguaceiros violentos , de curta duração.
Vento por vezes em rajadas , céus encobertos .
Massa de ar marítimo, no seu explendor (amplitudes térmicas mínimas - entre os 14º e os 16º) e cada aguaceiro, acrescenta ao solo saturado.
Qualquer período de chuva ,persistente, nem precisará agora de ser forte,
para eventualmente causar problemas .
É este o quadro actual do litoral norte , que em finais de Outubro implorava
por precipitações.
Tão perto e tão longe.
Da Natureza, tudo se pode esperar...
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Por ter trabalhado durante a noite pude assistir a uma sessão muito interessante de precipitação.

Começou a chover mais a sério às 1 e meia da manhã e só parou às 6.

Durante este período realço o espaço entre as 2h30 e 3h30 em que uma enorme tromba de água se abateu sem descanso sobre o local onde estava (+-450m entre Gmr e Braga).

A água era tanta que descia do monte em enxurros múltiplos obrigando até alguns automobilistas a ter de parar.

A água arranjou maneira de entrar em vários locais do edifício e o vento forte de espalhar material por todo o lado.

De realçar o ar incrivelmente ameno desta frente que mais parecia aquelas chuveiradas de fim de verão.

A precipitação que caiu a esta altitude foi por certo incrível durante esta noite. No entanto, nos vales tanto do lado de Braga como de Guimarães, não se registou um evento assim tão forte!

Este inverno é mesmo à moda antiga.

Como dizia o meu pai, era 6 meses de chuva e 6 meses de sol!
 

vegastar

Cumulus
Registo
28 Set 2007
Mensagens
230
Local
Porto
Bom dia,

Segundo a minha estação a queda de chuva foi violenta esta noite, mas não suficiente para me acordar da cama. Entre as 2:00 e as 5:00 registei 25mm, que foi também o total acumulado desde as 24:00.

O dia segue encoberto, mas para já sem chuva. A temperatura tem estado extremamente estável, sendo a mínima de 14.5ºC e seguindo agora com 15.8ºC.
 

lmviana

Cirrus
Registo
21 Dez 2009
Mensagens
97
Local
Felgueiras (Longra) (Alt. 245m)
Bom dia pessoal!

Por cá não chove, por cima passam por vezes algumas nuvens mt carregadas mas n acontece nada...

a esta hora:

Temp.: 15.6
Humidade: 94%
Pressão: 1006
Precipitação desde as 0h00: 4.2 mm (acho pouco, tenho de verificar se o pulvímetro esta a transmitir em condiçoes...)