Seguimento Sul - Dezembro 2009

|Ciclone|

Cumulus
Registo
13 Mai 2009
Mensagens
173
Local
Lisboa
Na minha zona acho que não chegou a cair granizo mas a chuva, vento e trovoada metiam medo. Sem duvida uma das maiores tempestades de chuva e vento que já vi por aqui.
Quanto à precipitação das 10:30 às 12:30 registei 14mm dos quais 6 caíram em poucos minutos. Mas pelos relatos que tenho ouvido parece que houve zonas mais afectadas. E se calhar o pluviometro não registou o valor exacto da precipitação pois com tanto vento metade da água nem deve ter entrado no funil...
 


Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Em Aljezur, caíu uma grande carga de água entre as 10:00 e as 11:30, tendo chovido pouco a partir daí. Fui esta tarde á vila, e os campos agrícolas estão completamente inundados, o cenário é impressionante, pois a ribeira (que costuma estar quase seca no verão) transbordou completamente do seu leito normal. A água chegou mesmo a ameaçar seriamente a parte mais baixa da vila, mas ainda houve alguns estragos pontuais. Por exemplo, vi uma cave ser completamente invadida pela água. Nunca imaginei alguma vez ser possível ver isto, embora já algumas pessoas me tenham dito que em tempos já esteve pior. Tirei várias fotos, depois coloco-as aqui quando regressar a Lisboa.

O mar hoje estava com muita força, tirou a areia quase toda da praia só na última preia-mar.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
Boas
Já tinha escrito o post mas a luz foi-se e só agora o consegui fazer.

Tive conhecimento atraves de uma pessoa amiga que em Faro (Stand da Toyota, junto ao Forum) pelas 11.45h abateu-se lá um vento fortissimo e ficou tudo bastante escuro.
Os vidros do stand começaram a estremecer mt e a pessoa por precaução escondeu-se por detras do balcão da Toyota (Um vidro estalou).

Alguem assistiu ou sabe de algum fenomeno mais intenso que possa ter ocorrido ou tratou-se de vento forte apenas:huh:

OBG

Também tenho conhecimento, que junto ao AKI um contentor de entulho voltou-se completamente, a Toyota, a Volkswagen também ficou com alguns estragos, toda a zona entre o AKI e as bombas da BP foram varridas por um vento fortíssimo, alguns falam de um fenómeno tipo tornado ou algo parecido.:unsure:

Por aqui, céu nublado e nada de chuva.

Máxima: 19.0ºC
mínima: 18.1ºC
actual: 18.6ºC

Precipitação: 12 mm
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
O que aconteceu em Faro foi provavelmente um «espojinho», que são pequenos tornados comuns na campina de Faro e de Olhão. Penso que é um fenómeno pouco estudado, mas conhecido pelos agricultores mais idosos. Espojinho é o regionalismo de Faro para estes mini-tornados.

Algarvio1980, só 12 mm? Aqui na Manta Rota choveu quase o dia todo, por vezes chuva bem forte!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
O que aconteceu em Faro foi provavelmente um «espojinho», que são pequenos tornados comuns na campina de Faro e de Olhão. Penso que é um fenómeno pouco estudado, mas conhecido pelos agricultores mais idosos. Espojinho é o regionalismo de Faro para estes mini-tornados.

Algarvio1980, só 12 mm? Aqui na Manta Rota choveu quase o dia todo, por vezes chuva bem forte!

Amigo Frederico, aqui em Olhão (cidade) a chuva não foi muita, mas já em Moncarapacho, a situação foi dramática, tal como aconteceu em Setembro de 2008.

http://sic.sapo.pt/online/video/inf...nviadas-para-eu-reporter29-12-2009-201710.htm

Imagens repartidas por todo o país mas imagens de Faro (Fórum Algarve), Olhão (Moncarapacho) e Tavira.

A rajada de vento máxima foi de 115.3 km/h na estação Faro/Aeroporto segundo o site: www.ogimet.com
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Também tenho conhecimento, que junto ao AKI um contentor de entulho voltou-se completamente, a Toyota, a Volkswagen também ficou com alguns estragos, toda a zona entre o AKI e as bombas da BP foram varridas por um vento fortíssimo, alguns falam de um fenómeno tipo tornado ou algo parecido.:unsure:

Por aqui, céu nublado e nada de chuva.

Máxima: 19.0ºC
mínima: 18.1ºC
actual: 18.6ºC

Precipitação: 12 mm

É possivel porque no meu local de trabalho (Jumbo de Faro) ouvimos durante alguns minutos um vento bastante estranho e quem via a chuva no lado de fora do Jumbo estava estupefacto com aquilo que via, dizia que estava bastante estranha, parecendo que enrolava mais assim meio em estilo funil pela descrição deles !!
Mas na altura enquanto fazia as minhas tarefas, pareceu-me aquilo algo estranho !! (o barulho nas telhas do Jumbo e um vento algo estranho)
Na rotunda estavam arvores caidas e literalmente os sinais de transito completamente dobrados !!
Não foi certamente ventos de 80 km/h que fizeram aquilo.
Quando sai da rotunda e apanhei a 125 encontrei um pedaço de palmeira que gostava de saber de onde veio porque não vejo nenhuma palmeira por lá :huh:
Chamo a atenção que este fenómeno foi extremamente localizado como podem ver no radar ... eu diria que foi uma faixa de 10 km desde o lado Norte de Faro (ou eu estava para quem conhece a zona) e Santa Bárbara de Nexe. e não foi certamente 6 mm em poucos minutos como já disseram aqui !!

Tenho pena de estar a trabalhar na altura ... mas alguma coisa passou-se ali !
 

CMPunk

Cumulus
Registo
17 Ago 2007
Mensagens
388
Local
Faro / Mata Lobos
Amigo Frederico, aqui em Olhão (cidade) a chuva não foi muita, mas já em Moncarapacho, a situação foi dramática, tal como aconteceu em Setembro de 2008.

http://sic.sapo.pt/online/video/inf...nviadas-para-eu-reporter29-12-2009-201710.htm

Imagens repartidas por todo o país mas imagens de Faro (Fórum Algarve), Olhão (Moncarapacho) e Tavira.

A rajada de vento máxima foi de 115.3 km/h na estação Faro/Aeroporto segundo o site: www.ogimet.com

E não foi só ai que houve inundações.
Foi também aqui mesmo ao lado da minha casa no meu caminho, até apareceu na SIC e com o meu Velhote a falar.
 

CMPunk

Cumulus
Registo
17 Ago 2007
Mensagens
388
Local
Faro / Mata Lobos
Não, não eram minhas. Mas por acaso foi aqui perto da Zona que aconteceu isso das Estufas. Foi o Homem anterior que apareceu, chama-se Fernando Conceição. Estava ali a falar com caminho cheio de água que chegava aos joelhos.
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Boas malta...

É verdade, estava em Faro numa escritura e não havia outra conversa no café desse pequeno funil... Pessoas assustadas e a comentar o sucedido!

Parece ter mesmo havido um pequeno tornado... o que é normal naquela planicie de Faro - Olhão... São muito propicios... embora não visse:(


V.R.S.A. - Dia alternado com chuva intensa e trovoada e vento por vezes forte... ruas inundadas e alguns galhos das arvores no chão, e a situação mais extrema que vi foi a E.N 122 cortada ao transido devido ao transbordo de um ramal do Rio Guadiana, via-se momentos de susto pois os carros ficaram presos com meio metro de agua em que os bombeiros foram obrigados a intervir e ajudar as pessoas a sair das viaturas...

Isto claro quando queria dirigir-me para Faro... Lá fui pela 125...

Resuma da viagem - Muita Chuva, trovoada e vento forte, fraca visibilidades, as nuvens rossavam nos pontos altos da serra e no Cerro de São Miguel...

Algumas ribeiras ao longo do caminho transbordaram, e por onde olhava tudo era agua... os terrenos estão saturados...

Por agora tudo calminho... ;)

Até já!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
Mais 2 mm, de um aguaceiro forte.:D
 

Stormm

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
390
Local
Olhão
Por aqui começou a chover, o vento mantem se moderado e as nuvens correm o céu bastante rapido!!
Estou a espera que venha aquela trovoada enganada para poder ir dormir!:lol:
Mas penso que amanha é que veem os trovoes de novo, vai suceder como hoje, trovoada e chuva de manha, chuva até á tarde!;)


Condições actuais:

39km/h OESTE
Pressão atmosférica: 1008 hPa (Estável)
16ºC
:rain:
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Estremoz: Chuva, muito vento e trovoada marcaram o início da manhã; depois ainda apareceu o sol por breves momentos.

Por agora o céu vai ficando cada vez mais carregado ... O satélite mostra a aproximação, às regiões do centro e sul, de linhas de instabilidade vigorosas procedentes do Atlântico.