Seguimento Litoral Norte - Dezembro 2009



DMartins

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2008
Mensagens
834
Local
Guimarães - 199mts Altitude
Boas.
Noite de chuva muito forte, acompanhada de granizo, trovoadas e vento muito forte também.
De momento o vento está fraco, temos alguns aguaceiros moderados e seguimos com 10.8º

Estamos a ter um Inverno "à antiga"...
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bons dias,

a noite trouxe fortes aguaceiros e trovoadas com um acumulado de 18.3 mm até ao momento, e pelo satélite não vai ficar por aqui...

Actual:

temp: 12.1ºc

Vento: SSW: 20 Km/h

Humidade: 88 %

Pressão:998.5 hpa

De momento não chove mas caiu um aguaceiro torrencial por volta das 8:30h
 

vegastar

Cumulus
Registo
28 Set 2007
Mensagens
230
Local
Porto
Bom dia,

Noite de festa hoje: muita trovoada, vento forte, chuva forte, granizo grande (>10mm)...

Por volta da 1:30, a trovoada foi-se rapidamente aproximando de Sudoeste até que de repente começa um violento aguaceiro de granizo grande misturado com chuva. Passados alguns minutos um trovão faz com que ficasse sem luz durante alguns minutos. Quando voltou, fiquei :angry: porque o wheather display perdeu toda a chuva que tinha acumulado até aí desde as 24:00. Ainda não confirmei o valor que está registado na estação, para poder corrigir no PC

Assim os 31mm registados desde as 24:00 pecam por defeito pois o evento da 1:30 foi o mais intenso da noite apesar de não ser isso o registado no gráfico do wunderground:

wxStationGraphAll
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Mini-tornado passou por Canidelo e destruiu telhados de dez habitações


Cerca das 09:00h, moradores da freguesia de Canidelo, em Vila Nova de Gaia, deram o alerta para os bombeiros. “Foi fortíssimo, rápido e deixou rasto de destruição”.

Um mini-tornado passou hoje de manhã, quarta-feira, pela freguesia de Canidelo, assustou a população e destruiu o telhado de dez habitações, mas sem fazer vítimas.

Os moradores deram o alerta para os Sapadores Bombeiros de Vila Nova de Gaia pouco depois das 09:00h.

“Foi fortíssimo, rápido e deixou rasto de destruição”, disse o comandante da corporação, Salvador Almeida, à SIC Notícias.

“Quando chegámos, verificámos que os telhados de dez casas estavam destelhados”, disse. “Havia telhas espalhadas pelas ruas e campos”, descreveu, salientando que “não há feridos a registar”.

No local estão agora 11 elementos e três viaturas dos bombeiros a auxiliar a população de Canidelo no rescaldo deste fenómeno pontual.

In: JN online


Raios partam os "minis", não há pachorra.

Pela descrição trata-se à partida de um tornado. Existem relatos de "algo a vir do mar". Portanto um tornado marinho (Tromba de água) parece ser neste momento o cenário plausível.
Lamenta-se os estragos causados aos afectados :( e esperamos também que os moradores de Canidelo users deste fórum estejam bem, e que não tenham tido grandes problemas com esta ocorrência :unsure:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Raios partam os "minis", não há pachorra.

Pela descrição trata-se à partida de um tornado. Existem relatos de "algo a vir do mar". Portanto um tornado marinho (Tromba de água) parece ser neste momento o cenário plausível.
Lamenta-se os estragos causados aos afectados :( e esperamos também que os moradores de Canidelo users deste fórum estejam bem, e que não tenham tido grandes problemas com esta ocorrência :unsure:

Muito provavelmente uma tromba de água que entrou terra a dentro...por essa hora ia eu já a chegar ao trabalho e o céu estava muito escuro tipo parede de nuvens a W e a SW , havia uma nuvem de base estranha e baixa mas não vi nenhum funil na zona que conseguia visualizar no momento.

Pena não ter a máquina comigo senão tinha tirado fotos..:(

aguardemos por notícias dos nossos colegas de Canidelo e espero que esteja tudo bem por lá...:thumbsup:
 

lmviana

Cirrus
Registo
21 Dez 2009
Mensagens
97
Local
Felgueiras (Longra) (Alt. 245m)
Bom dia pessoal!

Isto e q esta a ser Inverno a serio. Neste momento depois de alguma calmia começou a cair um aguaceiro...

Neste momento Sigo com:

Temp.: 10.8
Humidade: 99%
Pressao: 1000 mb
Precipitação desde as 0h: 13.2

Espero q os nossos companheiros de canidelo estejam bem, aguardamos noticias do que aconteceu por la
 

djalminha

Cirrus
Registo
11 Jan 2009
Mensagens
43
Local
Espinho
Boas Tardes a todos,
Eu vivo em Canidelo a 20 mts da praia ( 1º linha) e a essa hora estava a sair de casa também vi umas nuvens vindas de SW um pouco invulgares, mas não me apercebi que viesse qualquer coisa do tipo tromba de agua do mar.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Raios partam os "minis", não há pachorra.

De facto ...
Juro-vos que eu próprio já me dei ao trabalho de enviar uma missiva aos três canais para corrigirem de futuro este tipo de informação e inclusivé um deles respondeu-me dizendo que de futuro estariam atentos.
Não adianta, mesmo. Hoje nos três canais a mesma notícia: mini-tornado
em Canidelo. Adiante.
Esta foto é das 8,30 h de hoje , no Aeroporto ,meia hora antes do evento , 15 Kms a norte e embora de fraca qualidade, mostra bem a instabilidade que naquela altura se verificava na região.

martempestuoso013.jpg
[/URL][/IMG]

Agora, por aqui, a instabilidade está na "pausa para almoço".
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Pelas 9 horas havia uma célula muito pequena na zona

satd.jpg


sat2l.jpg



Mini-tornado destrói telhados de 20 casas em Gaia
13h20m
Carla Sofia Luz

Um mini-tornado destruiu telhados, caleiras e antenas de cerca de 20 moradias na zona de Monte da Luz, na freguesia de Canidelo, em Gaia. Não há memória de um fenómeno igual naquele local, que deixou os moradores sobressaltados.

O amanhecer dos habitantes do Monte da Luz e da Rua dos Navegantes foi de susto. O relógio apontava para as 8.40 horas quando os moradores começaram a ouvir um ruído forte, semelhante ao de um motor de um avião, que levantou dezenas de telhas em barro. Telhas de três quilos voavam pelo ar como se fossem cartas, contaram testemunhas ao JN, e atingiram automóveis estacionados nas ruas íngremes. Pelo menos, três viaturas sofreram danos.

As ruas estavam praticamente desertas. A maioria dos moradores estava ainda no interior das habitações a preparar-se para mais um dia de trabalho. “Eu nunca vi nada como isto na minha vida. Estava a sair de casa e o vento forte empurrou-me. Caí no hall de entrada e bati com a cabeça. Até fechou a porta da casa. Ainda estou assustada”, recorda Emília Gabina. Outra vizinha também contou que se cortou numa mão quando pegava num pedaço de telha caído no paralelo. Mas ninguém necessitou de tratamento hospitalar.

Logo após a passagem do mini-tornado, as ruas ficaram repletas de bocados de telhas e de caleiras das moradias. O alerta chegou, a partir das 9.13 horas, pela voz dos populares ao quartel dos Sapadores de Gaia. “Há, sobretudo, danos nos telhados. Parte das coberturas ficaram destruídas, mas o vento não terá danificado a estrutura. Estamos a colaborar com os moradores”, explicou, ao JN, o chefe Manuel Pinto, dos Sapadores de Gaia. Os bombeiros mobilizaram 10 homens e três viaturas para o local que ajudaram as famílias a colocar novas telhas e plásticos para evitar que a chuva entre nas habitações e cause maiores prejuízos.

http://jn.sapo.pt/paginainicial/pai...va de Gaia&Option=Interior&content_id=1458479