Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.

blood4

Cumulus
Registo
27 Nov 2009
Mensagens
156
Local
Ponte de Lima
sim nao vale mesmo a pena estar a espera do quase impossivel
se ouve.se probabilidades de precipitação o IM nao metia uma percentagem de apenas 12%
esqueçam isso ;)
 


]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Boas...

Para já um estou ligeiramente entusiasmado com a ideia de nevar a cotas médias no Algarve, principalmente em Monchique, em que o Meteograma Meteopt para Monchique prevê precipitação a cotas relativamente medias de 400m a 700m em média.

Já para a Serra da MÚ (Caldeirão) as possibilidades tambem são açgo a não despresar especialmente para a zona Central desta mesma Serra.

Já na Serra de Alcaria do Cume (pertencente á cordilheira do Caldeira) as hipoteses são minimas devido á falta de precipitação, embora a cota de neve seja relativamente mais baixa do que as Serras acima referidas...

Mas na Serra de Monchique a possibilidade é optima devido á ocorrencia da precipitação que irá ficar toda na orla costeira oeste...

Enfim, era bom mais precipitação...;)
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Eu quanto a mim e pelo que vejo nos modelos vai haver aguaceiros e esses aguaceiros vão ser de neve a cotas baixas em qualquer parte :) muito gelo e frio a sério já ninguém nos tira![

A confirmar-se será o Norte, o litoral norte e litoral centro o principal contemplado com pricipitação prevista, Embora nada de significativo!
Mas vamos ter calma! A esta distancia temporal ainda tudo puderá acontecer! Alegramo nos no entanto saber que os modelos modelam em consonância a tendência da tal entrada de ar frio polar no nosso rectângulo!


Exacto é o Litoral Norte e Centro que parece neste momento estar em melhor colocação para ver neve e falo em neve sem problemas porque com as cartas de agora seria neve até ao mar praticamente ;) mas até quarta e quinta ainda falta muitas saídas e esse é o maior problema a meu ver :p
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
sim nao vale mesmo a pena estar a espera do quase impossivel
se ouve.se probabilidades de precipitação o IM nao metia uma percentagem de apenas 12%
esqueçam isso ;)

O IM se for preciso apenas vai falar em cotas muito baixas de véspera, a possibilidade de chuvas está presente ainda nos modelos o IM não é o senhor da verdade.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Apesar da distância a situação está a fazer-me lembrar a de 9 Janeiro 2009, ou seja bastante frio a entrar, e uma pequena depressão a descer o litoral pelo NW..

Ou seja.. Não descarto chances de neve a cotas baixas no interior e litoral Norte, mas ao descer mais a Sul parece-me sofrer de injecção de mais ar marítimo e impossibilidade de neve a cotas baixas no litoral mais do Centro e Sul..

Por exemplo o weatheronline na previsão simbólica tem 4ª chuva com 1º no Porto de mínima, e tem neve de manhã nesse dia em Vigo. E Lisboa tem chuva e uma mínima de apenas 6º.

Claro que estamos a muita distância ainda, estou apenas a fazer o cenário que me parece que aconteceria se na altura a situação fosse exactamente como os modelos mostram agora.. O que pode estar muito longe da verdade!!

:)

Pois concordo na maior parte com o com o que tu afirmas :thumbsup:. No entanto estes modelos não têm resolução suficiente para modelar estas situações. Tudo é contra; o histórico destas latitudes não ajuda em nada, pois estas são situações raras e muito sui generis e claro a distância temporal ainda ajuda menos. ;)

O ano passado foi precisamente assim, a cada dia coisas diferentes, ora entrava a precipitação pelo Alentejo mais a Sul ora percorria apenas o Litoral, ora entrava a Norte enfim, foi de tudo menos o que realmente aconteceu. Até no saudoso 29/01/2006, o GFS nunca soube lidar com o que na realidade veio a suceder... :cool:

Não quero com isto alimentar os sonhadores da neve fácil (como eu :o), mas certamente que qualquer situação que envolva neve a cotas menos usuais no nosso território será sempre pouco provável vir a ser mostrada pelos modelos. Logo será uma situação a acompanhar em nowcasting e fazer figas :p
Não nos podemos esquecer que os modelos são apenas indicadores de tendências. Por isso a tendência de frio mais agreste está lá, a precipitação será de uma forma geral o ingrediente em falta e parece-me que não abundará. No entanto pontualmente poderá ser algo digno de registo. E eu que o diga que na madrugada do 10/01/2009, andei de máquina em punho a registar o branco elemento na sua breve visita ao Alto Alentejo interior! :w00t:
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Quem já fez viagens das Astúrias para Castela-e-Leão e passou, em poucos km e minutos, de nevoeiro/chuva persistente a céu limpo, percebe bem o efeito barreira da Cordilheira Cantábrica. Ou, naquilo que nos diz directamente mais respeito, com o efeito semelhante dos sistemas montanhosos da Galiza.


A discussão não está nas cotas de neve, ou seja, se haverá ou não frio suficiente, mas antes, e sobretudo, na precipitação (ou na falta dela).

Apenas vislumbro uma janela de esperança, no caso da Beira Interior, no facto do AEMet, de ontem para hoje, ter aumentado ligeiramente as probabilidades de precipitação para certas localidades do Sul de Castela-e-Leão e do Norte da Extremadura.

Ontem, por exemplo, para Fuentes de Oñoro, o AEMet atribuía 30 a 20% de probabilidade de precipitação, para 5ª e 6ª feira (dias 7 e 8). E hoje subiu essa probabilidade para 50 e 40%, para 5ª e 6ª (respectivamente).

Mas uma probabilidade de precipitação de 50% vale o que vale...

Sim eu conheço bem esse efeito, uma vez saí de Bragança em direcção a San-Isidro e estava sol, ao passar Leon começou a nevar...e nesse fim-de-semana nevou 3 metros (foi o maior nevão que vi!9-11 Março de 2005) em San-isidro e em Bragança nada...vinha tudo de norte...


Isto era a entrada para o Hotel!
 

PedroNTSantos

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2008
Mensagens
515
Local
Covilhã [562m]/Algoz (Silves)[49m]
Sim eu conheço bem esse efeito, uma vez saí de Bragança em direcção a San-Isidro e estava sol, ao passar Leon começou a nevar...e nesse fim-de-semana nevou 3 metros (foi o maior nevão que vi!9-11 Março de 2005) em San-isidro e em Bragança nada...vinha tudo de norte...


Isto era a entrada para o Hotel!

A foto...BRUTAL!!!!

Era bom que as pessoas percebessem que o efeito dessa barreira orográfica vai existir sempre, como é óbvio. Lembro-me de inúmeras reportagens na TVE com o Norte de Espanha atolado em neve e por aqui frio...e céu limpo.

Mas pode haver surpresas, tudo dependerá se a entrada de precipitação será exclusivamente a Norte da Península ou se haverá outros focos de instabilidade que não atravessem essa barreira montanhosa no seu trajecto.
 

Tiagofsky

Nimbostratus
Registo
29 Jan 2006
Mensagens
629
Local
Porto
Bem pessoal, já não sei onde ouvi isto(acho que na CNN), mas vi em qualquer lado que pode ser a entrada mais fria da Europa Ocidental dos últimos 25 anos com temperaturas 6 a 12 graus abaixo do normal...Será épico mesmo que não haja precipitação (embora tenha confiança num episódio melhor 10x que o 9 de Janeiro de 2009)..!Keep the faith...!:thumbsup:;)
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
...ou se haverá outros focos de instabilidade que não atravessem essa barreira montanhosa no seu trajecto.

Boas,
Essa é a verdadeira duvida para 50000€ :lol:

Caso hajam pequenos núcleos depressionários a vencer a barreira, haverá certamente muita gente em Portugal a poder testemunhar a presença do elemento branco...

Para já parece-me que o frio (muito) não irá faltar e vai estacionar vários dias :rolleyes:
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,966
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
sanvy.jpg

É de facto de algo assim que precisamos no nosso país - de norte a sul e de oeste a este. Durante 3 meses seguidos ficar uma camada destas para que todos ficassem em casa a pensar e refletir sobre o que cada um quer: se sol, se chuva, se vento, se neve, se a mistura de todos, etc.
Se alguém quer sol nesta altura uma ida ao deserto do Saara é imperativo. Se querem neve pela certa podem ir até um país do centro\norte\leste da Europa...é certinho! Se querem chuva e vento podem mesmo ficar por cá que isso é garantido...
Agora esperar por algo que é tão incerto como o Sporting ser campeão esta época...tudo bem! Esperem sentados.

O que aconteceu no ano passado (e em 2006) é um evento raro. Mais raro ainda para as cotas abaixo dos 200 metros com acumulação. O facto é que esperar neve a estas cotas baixas é o mesmo que esperar que as cotas na costa norte de espanha sejam todo o inverno ZERO. As condições que eles tem por lá são diferentes das nossas. As massas húmidas e frias vindas de norte são frequentes e é normal várias vezes terem neve em cidades como Santander, Bilbao, San Sebastian e Oviedo. O que não quer dizer que todos os anos tenham vários episódios de neve - há anos com menos condições para isso.
Temos que pensar que na nossa latitude as probabilidades são extremamente baixas e como tal, quando elas acontecem, radiamos de alegria com o facto. Mas também temos que lidar com o facto de estes eventos serem de difícil previsão.

612h71.gif

Dito isto: o ECM no dia 6 entre as 6 e as 12h coloca alguma (pouca) precipitação junto ao litoral Norte e centro. Com isto não teremos precipitação a não ser que esta linha entre terra dentro - mas isto é apenas uma conjectura que faço e não uma previsão.
Como se pode ver não posso ter adquirido que vá nevar mas posso sonhar. O que não posso é ficar triste com o modelo meteorológico só porque não me dá aquilo que eu quero. Oxalá ele se enganasse e depois tivesse a tão ansiada neve a cair. Mas como faltam muitas horas apenas estou calmamente à espera...:thumbsup:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.