Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.

Snow

Cumulus
Registo
25 Jan 2006
Mensagens
364
Local
Mouriscas - Abrantes
Eu já nem acredito nisso... :disgust: O frio foi fortemente cortado... e a precipitação não está por aí alem...

Enfim... tudo normal... sigamos em frente...

Talvez Janeiro ainda nos surpreenda:thumbsup:

Como é que podem dizer isso?

Frio já se foi?

Vejam os modelos e não mandem postas para o ar.

O frio não foi totalmente retirado, temos a iso -35 no Nordeste e a iso -5 em metade do país.
 


]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Como é que podem dizer isso?

Frio já se foi?

Vejam os modelos e não mandem postas para o ar.

O frio não foi totalmente retirado, temos a iso -35 no Nordeste e a iso -5 em metade do país.

Cuidado com as postas tambem Snow... ISO -35 estariamos em ERA GLACIAR, tenta identificar a iso na sua altitude...;) (500hpa) e ( -5 a 850hpa) :thumbsup:
 

Snow

Cumulus
Registo
25 Jan 2006
Mensagens
364
Local
Mouriscas - Abrantes
]ToRnAdO[;188126 disse:
Cuidado com as postas tambem Snow... ISO -35 estariamos em ERA GLACIAR, tenta identificar a iso na sua altitude...;) (500hpa) e ( -5 a 850hpa) :thumbsup:

sim, claro que é -35 a 500hpa.

Peço desculpa por não identificar correctamente.

Agora que vamos ter frio, isso vamos. :thumbsup:
 

Snow

Cumulus
Registo
25 Jan 2006
Mensagens
364
Local
Mouriscas - Abrantes
Boas.

As cotas de neve não subiram assim tanto.

Na madrugada de 4ª para 5ª feira, as cotas mantêm-se como estavam.

Só que nesta saída retiraram o frio nos outros dias, e retiram um pouco da precipitação prevista.

No entanto ainda faltam muitas saídas, e muita coisa pode mudar.

Esperemos pela run da 12h, visto que a run das 18h não é tão fiável.
 

mirra

Cumulus
Registo
16 Dez 2009
Mensagens
137
Local
Joane - Vila Nova de Famalicão (alt:150mts)
Boas.

As cotas de neve não subiram assim tanto.

Na madrugada de 4ª para 5ª feira, as cotas mantêm-se como estavam.

Só que nesta saída retiraram o frio nos outros dias, e retiram um pouco da precipitação prevista.

No entanto ainda faltam muitas saídas, e muita coisa pode mudar.

Esperemos pela run da 12h, visto que a run das 18h não é tão fiável.

por exemplo para braga,guimaraes tinham previstas cotas de 0 e 10 metros e agora na saida das 18 nao tem 1 cota a baixo dos 150 metros :S
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Boas.

As cotas de neve não subiram assim tanto.

Na madrugada de 4ª para 5ª feira, as cotas mantêm-se como estavam.

Só que nesta saída retiraram o frio nos outros dias, e retiram um pouco da precipitação prevista.

No entanto ainda faltam muitas saídas, e muita coisa pode mudar.

Esperemos pela run da 12h, visto que a run das 18h não é tão fiável.

ainda bem, apesar de a ultima RUN das 12h não ter sido lá grande coisa...mas foi menos má.;)
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
Boa noite.
Pessoal calma.. nesta run tiraram um bocado de frio mas amanha voltam a colocar como ja vai sendo habito..
A run para seguir melhor este tipo de eventos é a run das 12, para mim é a mais certa.
De salientar tambem que vários sites continuam a colocar neve para a regiao do minho e douro litoral para ja bom sinal, mas sinceramente acho que so na hora H iremos ver quem serao os premiados.( 9 de janeiro de 2009) :rolleyes:

Boa noite
 

mirra

Cumulus
Registo
16 Dez 2009
Mensagens
137
Local
Joane - Vila Nova de Famalicão (alt:150mts)
Boa noite.
Pessoal calma.. nesta run tiraram um bocado de frio mas amanha voltam a colocar como ja vai sendo habito..
A run para seguir melhor este tipo de eventos é a run das 12, para mim é a mais certa.
De salientar tambem que vários sites continuam a colocar neve para a regiao do minho e douro litoral para ja bom sinal, mas sinceramente acho que so na hora H iremos ver quem serao os premiados.( 9 de janeiro de 2009) :rolleyes:

Boa noite

é verdade... até a meteorologia do MSN (LOL!) da neve molhada mas so para sabado penso eu!

AccuWeather:


Thursday, Jan 7
More Details
Rain & Snow
Chilly; showers of rain and snow in the morning followed by a shower in spots in the afternoon. Winds from the N at 25 km/h.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
por exemplo para braga,guimaraes tinham previstas cotas de 0 e 10 metros e agora na saida das 18 nao tem 1 cota a baixo dos 150 metros :S

A última run reduziu o frio a 500hpa, que é decisivo para a formação de aguaceiros convectivos que fazem baixar a cota de neve. Mas o valor da temperatura a 500 hpa é de difícil modelação, mesmo a 24 horas de distância costuma haver grande dispersão entre modelos e ensembles. O facto de ter sido reduzida nesta última saída, a das 18z que é a menos fiável do dia, não significa grande coisa. Para mim, e é o que costuma acontecer em entradas árticas, vai entrar muito frio devido à formação de uma depressão secundária no Golfo da Biscaia que vai aumentar a advecção fria a oeste da península. Mas estes pormenores só com modelos de mesoescala se tirarão dúvidas.
 

mirra

Cumulus
Registo
16 Dez 2009
Mensagens
137
Local
Joane - Vila Nova de Famalicão (alt:150mts)
A última run reduziu o frio a 500hpa, que é decisivo para a formação de aguaceiros convectivos que fazem baixar a cota de neve. Mas o valor da temperatura a 500 hpa é de difícil modelação, mesmo a 24 horas de distância costuma haver grande dispersão entre modelos e ensembles. O facto de ter sido reduzida nesta última saída, a das 18z que é a menos fiável do dia, não significa grande coisa. Para mim, e é o que costuma acontecer em entradas árticas, vai entrar muito frio devido à formação de uma depressão secundária no Golfo da Biscaia que vai aumentar a advecção fria a oeste da península. Mas estes pormenores só com modelos de mesoescala se tirarão dúvidas.


Tambem penso que sim.. embora no fundo penso que vamos ter frio, mas sem precipitação.
 

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Frio teremos d certeza pq quase -3ºC p Coimbra é qq coisa d extraordinario:w00t:, é pena ñ haver precipitaçao prevista p esse dia.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.