Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Continua meio embrulhado nesta saída GFS..

Interessante a 2ª vaga de algum frio em altitude, ainda com muito frio nos níveis médios e baixos para o início da semana seguinte....
 


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Frio - 1 Depressão - 0 (em relação ao proximo fim de semana)

Estamos, felizmente a assistir a um jogo com muitos golos, o que só mostra que o inverno está bom. No global, as depressões ainda estão a ganhar ao frio, pelo menos aqui no sul. E parece que no próximo fim de semana o frio vai reduzir a diferença. Isto depois de um outono que acabou empatado a zero.

Falando mais a sério, o GFS prolonga e muito a permanência do frio, pelo menos até de amanhã a uma semana, segundo a run das 12z. A depressão que se formaria na Madeira no fim de semana poderia servir de atracção para uma entrada continental, com uma cut-off (168h) que poderia deixar precipitação. Isto da neve será uma lotaria, mas olhando aos modelos esta lotaria teria vários sorteios, um na Quarta para o norte (não haverá cotas baixas no sul), na noite de Quinta para Sexta em todo o país, no fim de semana com a depressão da Madeira, para o sul (não deverá haver precipitação no norte e centro), e a tal cut-off para Segunda onde ela calhar, se vier realmente a existir. No interior poderá nevar a qualquer cota a partir de Quarta no norte e a partir de Quinta no centro e sul. As cotas dadas pelos meteogramas Meteopt têm em conta a temperatura a 2m?
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Pois infelizmente parece que sim ... e agora vou ter que me aguentar com o tempo frio e seco que eu detesto e que apenas serve para constipações e cada run que passa do GFS é pior que a anterior !!
Parece então que vamos ter um resto de Janeiro (em principio frio e seco), com a tendencia do NAO para neutro, previsão de temperatura abaixo da média .... Enfim !!

Contra as constipações sugiro umas voltas de bicicleta de manhã bem pela fresquinha... É remédio santo.
Quanto ao tempo frio e seco, também faz falta, desde que não se prolongue por muito tempo. Era bom uma pausa neste tempo chuvoso dos últimos tempos.
 

Serrano

Cumulonimbus
Registo
9 Nov 2005
Mensagens
2,100
Local
Covilhã - 775m
O GFS aumentou a precipitação para quarta-feira na zona centro, mas também subiu a cota de neve para 800-900msnm. Pode ser uma boa situação para a Guarda ficar bem branquinha, mas algo mais difícil para a Covilhã, vamos ver, vamos ver...
 

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
O GFS aumentou a precipitação para quarta-feira na zona centro, mas também subiu a cota de neve para 800-900msnm. Pode ser uma boa situação para a Guarda ficar bem branquinha, mas algo mais difícil para a Covilhã, vamos ver, vamos ver...

Cota a 800 900m na quarta? Estas aonde? Na ilha de Tavira :D Acho que serão mais baixas apesar de na consulta dos modelos aqui do fórum meter cotas a volta disso.
 

Serrano

Cumulonimbus
Registo
9 Nov 2005
Mensagens
2,100
Local
Covilhã - 775m
Cota a 800 900m na quarta? Estas aonde? Na ilha de Tavira :D Acho que serão mais baixas apesar de na consulta dos modelos aqui do fórum meter cotas a volta disso.

Também desejo que a cota seja mais baixa, mas estou a guiar-me somente pelo GFS. A previsão do Instituto de Meteorologia aponta para os 400m, pelo menos foi o que colocaram no site hoje de manhã.
 

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
A temp a 500hpa desceu um pouco até que não estão nada má as cotas, mas tudo depende para mim da direcção do vento;)


 

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
Também desejo que a cota seja mais baixa, mas estou a guiar-me somente pelo GFS. A previsão do Instituto de Meteorologia aponta para os 400m, pelo menos foi o que colocaram no site hoje de manhã.
Eu sei amigo Serrano estou só a brincar um pouco para ver se alivia a ansiedade :D
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,832
Local
VALONGO
Ora bem isto com o imapweather é uma festarola aqui para o norte neve em tudo que é sito ate para matosinhos lol! :eek:

começo a achar que era nestas alturas que se abria um topico de seguimento especial e nao estes seguimentos regionais em que a uniao do forum se degrada ;D
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
No proximo fim de semana ... avizinha-se uma feroz batalha entre uma possivel depressão atlântica e uma corrente fria de Nordeste !!
O GFS mantém o mesmo padrão que ás 00h, dizendo que esta entra, mas passando a sul de Portugal !!
o ECM na proxima run deve seguir o mesmo padrão que o GFS !!
Frio - 1 Depressão - 0 (em relação ao proximo fim de semana)

E fez-se puff Aurélio, depois de 14 meses de seca, o Dezembro voltou a ser chuvoso, mas o Janeiro promete que a normalidade vai voltar, a precipitação para os próximos 15 dias resumem-se a uns 23 mm nada mais, por isso, o Janeiro vamos voltar ao mesmo. Agora vem o frio que eu detesto, quem me dera que continuasse o tempo chuvoso como foi os últimos 15 dias.:D
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Isto aqui está animado... Esperemos que este evento que se aproxima traga surpresas para todos (ou quase todos...) :p

Mesmo que os modelos retirem alguma precipitação (o que ainda pode acontecer) não é motivo para ficarem desiludidos, pois pelo que andei a ler e ver pelo menos um bom episódio de frio já está garantido.

Se não for desta, da próxima será melhor. Há é que aproveitar o que aí vem.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Quanto ao depois deste episódio de frio, há uma grande divergencia entre os dois principais modelos, e nesta "guerra" vamos ver quem vai ganhar. Enquanto que o GFS já modela uma dorsal africana, o ECMWF mantem no depois, uma corrente pertubada de oeste(continuação da chuva).

Alguem aceita apostas de quem irá ser o vencedor?
 
Estado
Fechado para novas mensagens.