Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2010



Stormrider

Cirrus
Registo
18 Out 2008
Mensagens
14
Local
Amadora
Qujando eu ia a sair de casa, encontrei a senhora que limpa as escadas que me disse que durante uns 15/30 segundos, por volta das 9h, no início do aguaceiro que passou na zona de Sintra/Cascais, "caíram uns pequenos flocos brancos". Eu não vi nada, mas a senhora disse-me que era a 3ª vez na vida que vira nevar, antes só na década de 80 e em 2006, pelo que dei algum valor ao que ela disse, não era daquelas pessoas que chamam neve a qualquer aguaceiro de granizo. A temperatura na altura era de 3,5ºC, pelo que não seria de espantar. Alguém pode confirmar ou contradizer isto?

Eu tive relato de um amigo meu que trabalha nos Parques de Sintra que por volta dessa hora caíu granizo seguido de um pouco de neve na zona do Convento dos Capuchos na Serra de Sintra.
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
boa noite ;)

Após uma tarde com sol o que não aqueceu nada, a temperatura mínima tem agora caminho livre para mostrar o que vale, se bem que não acredito que desça assim tanto por hoje devido à proveniência do vento que tem predominado de NW.

A máxima não foi além dos 11.3ºC mas um aspecto a considerar foi o nível de HR que desde manhã esteve em queda livre e demonstra ainda pouca vontade de subir!

Céu pouco nublado ou limpo e ainda antes de escurecer, alguns Cumulus se observavam a Oeste.

Valores actuais: 8.1ºC / 50% HR
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
parece estar mais frio, do que aquilo que realmente está -> 7,2ºC

t.max: 11,4ºC
t.min: 4,5ºC
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Olá, é muito possível, se foi de manhã e com cerca de 3ºC cair alguma neve. Ou então ice pellets. Como estámos com falta de precipitação, apenas alguns locais podem ter a lotaria de um aguaceiro de neve, durante as manhãs.



Só agora li o que foi escrito de manhã, e neve não acredito o que poderá ter caido é ice pellets, que também acho duvidoso.

Pelas 08.35 vi um duplo arco iris prefeito, pode-se dizer que pelas 09.00 caiu bastante granizo, mas de pequenas dimensões, e a nuvem que gerou não tinha nenhumas condições para neve, mas sim de granizo, na frente dessa nuvem, e a essa hora via-se as fiadas do granizo a precipitar da nuvem(que geralmente é à frente deste tipo de aguaceiro).
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Já alcancei os 7,6ºC, mas neste momento estou com 7,9ºC.

Humidade a 59% e pressão a 1008 hPa, com vento a soprar moderado de NNE (22º).
 

thunderboy

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2008
Mensagens
2,030
Local
Alcanena/Aveiro
Boa noite
Depois de ter ido bem perto dos 7.0ºC subiu aos 7.4ºC e faz um vento gélido.
Rajada máxima 48km/h.
 

Du_Ga

Cumulus
Registo
20 Jan 2009
Mensagens
351
Local
Massamá, Sintra
Neste momento está a surgir bastante nebulosidade aqui na zona de Sintra...espero que venha algo...mas duvido uma vez a temperatura se situar nos 8ºC....


Estao ja a começar alguns pingos dispersos... :)

Cumps