Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
Domingo vai ser um grande dia se nada se alterar e até pode melhorar ainda!! quanto a neve no Litoral não ponho de parte logo ao inicio do dia com cotas médias a roçar o baixo ;) quanto ao interior vai ser um bom nevão sem duvida. Enfim será um dia de Inverno como não temos todos os dias com muita chuva granizo trovoadas e neve a cotas que podem ser surpresa para algumas zonas :) agora é fazer figas para que não se altere e se possivel que melhore :p

E tá tudo tão concentrado na neve que nem falam nas depressões cavadas que nos vão afectar para a semana com chuvas fortes e ventos muito fortes...
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Desenvolvimentos interessantes estes últimos.
A depressão e frente de Domingo neste figurino seriam muito mais interessantes do que as frentes de Dezembro.

O perfil vertical para Lisboa mostra bem as diferenças, comparando por exemplo com o evento de 15 de Dezembro passado em que o IM erradamente dava cotas baixas. Agora sim, temos temperaturas negativas acima dos 925hPa/700 metros o que significa que a neve se aguenta ainda bastantes metros abaixo desse nível, com sudeste até aos 850Hpa em vez de sudoeste como em Dezembro.

15 de Dezembro

1518zgfs.gif



Próximo Domingo (54 horas)



lisboa.png




Contudo para pôr um pouco de água na fervura, trata-se da saída das 06z, a das 00z e outras anteriores não foi assim tão interessante. Mostro as diferenças.

T850 (a 54 horas)

39243673.png





Pequeno delírio ou tendência ? Saberemos nas próximas saídas. Mas de qualquer das formas a frente de Domingo será à partida para as outras regiões bem mais interessante do que foram as de Dezembro, há mais frio e que não será varrido de forma tão rápida, cotas mais baixas (ainda assim médias 400/600) e mais neve.
 

Snow

Cumulus
Registo
25 Jan 2006
Mensagens
364
Local
Mouriscas - Abrantes
Boa tarde a todos!

Neve Lisboa, Neve Porto, Neve interior Norte e Centro, Neve Alentejo?

Meus amigos nem todas as condições estão reunidas para nevar em todo lado, e a uma cota baixa 200m.

Irá nevar e muito nas zonas médias, e atenção porque não sei se o nosso país está preparado para receber tanta neve como os modelos indicam.

Acho que muitas dificuldades irão surgir no Marão e zonas altas, onde a neve irá cair com bastante intensidade.

Se eventualmente acontecerem surpresas e a cota de neve se mantenha mais baixa do que o esperado, ao longo do dia de Domingo, então poderemos ter muitas complicações no transito no nosso país
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Para aqui, domingo à noite deverão cair alguns flocos que talvez deixem uma fina capa de uns 5 cm no máxima. Depois na segunda/terça aquela depressão vai arrastar ar muito quente do atlântico, no início poderá ser em forma de neve (se este vento maldito parar) mas depois, como já vem sendo tradição, vai ser tudo derretido pela chuva. Não há maneira de ter neve nesta terra por mais de dois dias seguidos. :angry:

Não acredito em neve no litoral. Os grandes beneficiados, os espanhóis pois claro. Pouca chuva têm durante o ano (excepto algumas zonas), mas quando há frio a precipitação nunca lhes falha. :rolleyes:
 

Snow

Cumulus
Registo
25 Jan 2006
Mensagens
364
Local
Mouriscas - Abrantes
Para aqui, domingo à noite deverão cair alguns flocos que talvez deixem uma fina capa de uns 5 cm no máxima. Depois na segunda/terça aquela depressão vai arrastar ar muito quente do atlântico, no início poderá ser em forma de neve (se este vento maldito parar) mas depois, como já vem sendo tradição, vai ser tudo derretido pela chuva. Não há maneira de ter neve nesta terra por mais de dois dias seguidos. :angry:

Não acredito em neve no litoral. Os grandes beneficiados, os espanhóis pois claro. Pouca chuva têm durante o ano (excepto algumas zonas), mas quando há frio a precipitação nunca lhes falha. :rolleyes:

Domingo por volta da hora de almoço já irás ter neve se os modelos assim se mantiverem
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Para aqui, domingo à noite deverão cair alguns flocos que talvez deixem uma fina capa de uns 5 cm no máxima. Depois na segunda/terça aquela depressão vai arrastar ar muito quente do atlântico, no início poderá ser em forma de neve (se este vento maldito parar) mas depois, como já vem sendo tradição, vai ser tudo derretido pela chuva. Não há maneira de ter neve nesta terra por mais de dois dias seguidos. :angry:

Não acredito em neve no litoral. Os grandes beneficiados, os espanhóis pois claro. Pouca chuva têm durante o ano (excepto algumas zonas), mas quando há frio a precipitação nunca lhes falha. :rolleyes:

Eis um post, e mais uns quantos de outros membros com racionalidade:thumbsup:, porque vi aqui escrito barbaridades de (NOVAMENTE) nevar em Lisboa e no litoral, ainda acreditava nisso se a depressão entrá-se durante a madrugada (duvidoso), mas quem de certeza vai ter festa garantida, e com alguma certeza(estou a ser conservador) é para cima dos 700 metros de cota.

Escreve um tipo realista e já com muitos episódios destes!
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Deixo aqui a minha visão realista do que se espera para Domingo...
Analisando bem a situação em si... e de frisar que as cotas previstas pelo IM estão 100 % correctas.
Creio ser totalmente impossivel nevar em cotas inferiores a 400 metros sendo que se isso acontecer será a ocorrência de sleet na região do Minho e Douro e Portalegre(devido ao facto de o frio à superficie e em altitude se manter por mais tempo).
No restante território teremos neve a partir dos 400 metros em forma de neve molhada e so acima de 600 metros teremos queda de neve já em quantidades consideráveis.

Tambem acho que se cair toda a neve prevista pelos modelos vamos ter problemas no trânsito nas zonas altas do território.

Quanto à neve em locais pouco habituais... tendo em conta o facto de não estarem todas as condições reunidas, acho que é de se descartar totalmente!

Acho tambem que não devemos de acreditar em sites como o freemeteo nem como o meteoblue ou ate mesmo o foreca... uma vez que eles raramente são crediveis.

Eu penso que dos internacionais, o accuweather é o mais fiavel, já que por exemplo a minima que ocorreu hoje em Lisboa estava prevista à 4 dias para ca...

Há que sermos realistas meus caros amigos...

Mas apesar de tudo... surpresas podem acontecer... e a meteorologia é perita nisso:thumbsup:

Quem acredita em algo... não deite a toalha ao chão!!:)
 

Snow

Cumulus
Registo
25 Jan 2006
Mensagens
364
Local
Mouriscas - Abrantes
52888974.jpg

a minha casa está mesmo naquele marcador podem ver que de litoral não tem nada eu tenho a serra da estrela no horizonte
só espero é no domingo não ter de olhar para a estrela para ver neve e tela aqui mesmo á porta

Com a run das 06h, eu diria te sim, que vais ter neve, baseado em muitos factores que contribuem para isso.

A temperatura a 850hpa é negativa, e a humidade é relativamente baixa, o que permitirá nevar com temperaturas positivas (1 ou 2º), e a temperatura à superfície, na altura em que entrar a precipitação irá estar baixa. Outro aspecto importante é o facto da precipitação entrar ainda de manhã
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
boas tardes:)
esta saida do GFS das 06z e do ECMWF das 00z manteem um cenario de frio algo intenso até as 00/06z de 2f proxima.
até domingo espera-se tempo frio com cotas de neve da ordem dos 300-500m e possibilidade de ocorrencia de aguaceiros dispersos no litoral e pré litoral a norte de setubal.
dado isto é possivel a ocorrencia de algum aguaceiro de neve nas zonas mais altas do distrito de lisboa, grosso modo, acima de 300m.
sabado ela tarde ou domingo, com a aproximaçao/chegada de uma frente quente de SW espera-se que o ceu se torne muito nublado, com ocorrencia de precipitaçao a partir da madrugada de domingo.
com a intrusao de ar frio nos niveis medios procedente de leste, no pré frontal, é possivel a ocorrencia de neve, até as 06/12z de domingo em cotas baixas ( por volta dos 300m) no distrito antes do ar quente se instalar nos niveis medios, como o ar quente se desloca em altitude só deverão as temperaturas em superficie subir acentuadamente durante a madrugada de 2f.
espera-se portanto um sabado frio e um domingo frio nublado e humido.
durante o resto da semana será reposto o fluxo de WSW quente e humido com a passagem de nucleos depressionarios e frentes eventulmente fortes sobre o atlantico e europa;)
 
Estado
Fechado para novas mensagens.