Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Olá :D

Por Estremoz registo agora 1,3 ºC, o que começa a deixar-me muito decepcionado :angry: para a noite de Sábado para Domingo, altura em que o vento moderado do quadrante sul terá feito disparar a temperatura em 3 ou 4 ºC a esta hora da noite, impossibilitando assim qualquer precipitação em forma de neve por aqui, a 400 metros de altitude.

Amanhã, à mesma hora, mais uns 2 ou 3 ºC em cada estação:

semttulo21732874.png


:sad:
 


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Gosto muito de ver esta autêntica "auto-estrada" do frio a entrar pela península Ibérica dentro (englobando a totalidade do território) proveniente das regiões mais setentrionais da Europa, da península escandinava. Um "must" raro de ver...:w00t: Uma massa de ar frio tão bem definida...

massasdear.jpg


Por outro lado gostaria de referir o meteograma com que paços de ferreira é presenteado: a meu ver poderá haver cotas mais baixas do que as previstas. O facto é que no Domingo a cota de neve anda pelos 700 mts, com temperatura à superfície inferior a 2,0ºC , e com iso`s ainda negativas a 850 hpa. Mas penso que serão mais baixas e na casa dos 400 mts (e possivelmente inferiores - a partir dos 250 mts sem acumulação no entanto).

meteogramapf10jan2010me.jpg


De qualquer maneira é interessante que as iso`s a 850 hpa se mantenham no negativo após algumas horas de probabilidade de precipitação. O que faz pensar que se começar a nevar durante o dia as temperaturas se mantenham favoráveis a queda de precipitação sob a forma de neve na noite seguinte, pelo menos a cotas ainda relativamente baixas (500 mts).


Que está mais frio, está, mas muito longe dos valores avançados uns dias atrás, esse sim dignos de uma autêntica auto-estrada vinda da Escandinávia.:D
 

meo

Cirrus
Registo
30 Nov 2008
Mensagens
62
Local
caneças
ola boa noite para todos ja tinha saudades de acompanhar esta euforia pela neve , tenho estado a ler atentamente todas as previsoes e posiblidades
na minha humilde opiniao penso que sera posivel haver queda de neve um pouco por todo o pais pois esta vaga de frio teve inicio em moscovo no dia 26 de dezembro e tem vindo a percorer toda a europa como foi previsto pelas varias entidades por isso vamos esperar e sonhar mais um pouco:thumbsup:
 

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
Foto gira!!! Parabéns!

Pois, a falta de precipitação é que me preocupa, normalmente quando aqui ta muito frio nunca chove...:(
Mas claro se chover, de certeza que em S.Mamede deve nevar, agora aqui na cidade, tenho as minhas duvidas!
Prefiro esperar e ver, isto porque, normalmente é sempre uma grande decepção estes eventos por estes lados de Portalegre!!

No Outono-Inverno passado tivemos 3 nevadas...para já este ano 3 decepções.Acredito que desta seja mesmo para desempatar, a nosso favor !!! Está bastante frio !!! Resta saber por onde entrará a frente !!!
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Que está mais frio, está, mas muito longe dos valores avançados uns dias atrás, esse sim dignos de uma autêntica auto-estrada vinda da Escandinávia.:D

O facto é este: temos uma massa de ar potente a vir directamente da Escandinávia...mas o trajecto tem uma componente importante marítima o que atenua em parte as temperaturas que se fazem sentir. Sem esta componente marítima teríamos seguramente temperaturas inferiores a 5 negativos mesmo no litoral.
Mas esta é a nossa realidade incontornável; temos uma proximidade atlântica seja a oeste, seja a norte (costa norte de Espanha) que castra muito a temperatura nestes eventos.
Para termos verdadeiramente o frio em valores extremos, teríamos que ter uma entrada mais ao estilo Siberiano, ou seja uma massa de ar que viesse desde o centro da Europa e entrasse com ventos fortes pela cordilheira dos Pirinéus. Só assim para que ela chegasse ao nosso país. Mas também aqui a chance de precipitação seria bem inferior à que temos (mesmo sendo baixa).
 

Santos

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,110
Local
-------
Boa noite,

Arriscaria dizer que a percipitação chegaria antes da meia noite, numa fase de isos baixas a 850hPa com tendência para baixar aos 500hPa, bem como o geopotencial a 850hPa a diminuir...mas enfim isto vale o que vale ...:)
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Para aqui é sempre a piorar, se nas previsões de ontem o frente de terça-feira começava com uns 10 mm de neve para depois passar a chuva, agora será quase tudo em forma de chuva ao retardar a precipitação. Vamos lá ver se Domingo compensa um pouco.

Atenção também ao Minho a partir de uns 200 m, pode haver surpresas no Domingo.
 

vinc7e

Nimbostratus
Registo
30 Nov 2008
Mensagens
1,045
Local
Vila Verde
Nas imagens de satélite já se vê a frente a aproximar-se do continente..
parece-me que se está a aproximar mais rapidamente do que seria espectável.

será que vamos ter precipitação já hoje (sábado)?
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Nas imagens de satélite já se vê a frente a aproximar-se do continente..
parece-me que se está a aproximar mais rapidamente do que seria espectável.

será que vamos ter precipitação já hoje (sábado)?

pois...sinceramente:huh:
se calhar por alguma razão os modelos têm vindo a antecipar a chuva.
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
o Im dá neve para Viseu de manha e de tarde de domingo:lol:. A que horas começa a entrar a precipitação no Domingo?

Agora já só dá chuva(na previsão numérica).Mas que brincadeira é esta?: tºnegativa na mínima e só 3ºC de tºmáx e chuva?, mas na descritiva estão neve a 400m ou menos...:disgust:

Em que ficamos?:D
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Existe claro probabilidade de neve quer em Lisboa, Porto, Coimbra ou Braga, mas é POUCO provável (especialmente em Lisboa). Se fosse das células que vêm de norte acharia fácil poder cair alguma neve no Porto e Braga.
Com a frente a entrar de oeste, mesmo que haja entrada de ar de norte ou do leste, acho menos provável. Existe essa probabilidade claro, talvez mais fácil em Braga, mas no litoral, duvido!

Para nevar com uma entrada de oeste, é preciso céu encoberto e uma temperatura de 1ºC ou menos. Conseguem isso no Porto?
Se a entrada for a de norte (que é mais seca), então até com 3ºC sugeria a possibilidade de neve.

Volto a relembrar:

Frio e neve em Portugal Continental
2010-01-08 (IM)

Portugal Continental está a ser influenciado por uma corrente de Nordeste que transporta ar polar.

Da entrada deste ar polar no território resulta uma diminuição das temperaturas do ar, com maior expressão no dia de hoje na temperatura mínima, prevendo-se que o mesmo se verifique também na temperatura máxima, amanhã, dia 9. Estas baixas temperaturas associadas à ocorrência de vento moderado reflectem-se numa sensação de desconforto térmico semelhante à sentida com temperaturas 3º a 4º C mais baixas.

A partir do final do dia 9 a aproximação de um sistema depressionário com um sistema frontal associado deverá dar origem à ocorrência de períodos de chuva,passando a regime de aguaceiros, que afectarão o território do Continente até à madrugada de dia 11, Segunda-Feira, que serão de neve acima dos 400 m, admitindo-se a possibilidade de ocorrência de queda de neve em cotas mais baixas, pouco usuais, incluindo junto ao litoral.O IM sugere o acompanhamento da situação através da sua Página WEB


SE não acreditamos na instituição própria, entao em quem acreditar? não é certo, mas há essa possibilidade.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.